Revisão bibliográfica sistemática sobre a necessidade de os espaços educacionais formais refletirem sobre temas tabus como a morte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4690

Palavras-chave:

Educação, Tabus, Morte, Escola

Resumo

A compreensão sobre a morte se modifica à medida que o ser humano envelhece. No que se refere à criança e ao adolescente, a morte está incorporada, de forma direta ou indireta, ao seu cotidiano. Portanto, faz-se necessário que haja uma educação que aborde o tema da morte com eles. A escola contribui para a promoção da socialização entre as crianças e os adolescentes, então é pertinente que essa mesma instituição proporcione o ambiente ideal para que ocorram debates sobre a morte. Este artigo é uma revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa e caráter exploratório. Tem como objetivo principal fazer um levantamento de trabalhos científicos para identificar o processo de educação sobre a morte na escola. Após consultas em bases de dados, foram obtidos como amostra cinco textos acadêmicos. Esses textos, após serem submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin, originaram um levantamento de identificação do processo de educação sobre a morte na escola. Os resultados encontrados demonstraram que a educação sobre a morte no ambiente escolar ainda é um desafio a ser enfrentado pelos profissionais da área da educação. Sugere-se pensar as instituições escolares como espaços que visem integrar e transpor o conhecimento e a vivência humana.

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Publicado

2021-09-19

Edição

Seção

Ciências Humanas