Revisão bibliográfica sistemática sobre a necessidade de os espaços educacionais formais refletirem sobre temas tabus como a morte

Paloma da Trindade Bandeira

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Laércia Maria Bertulino de Medeiros

ORCID iD Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Resumo

A compreensão sobre a morte se modifica à medida que o ser humano envelhece. No que se refere à criança e ao adolescente, a morte está incorporada, de forma direta ou indireta, ao seu cotidiano. Portanto, faz-se necessário que haja uma educação que aborde o tema da morte com eles. A escola contribui para a promoção da socialização entre as crianças e os adolescentes, então é pertinente que essa mesma instituição proporcione o ambiente ideal para que ocorram debates sobre a morte. Este artigo é uma revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa e caráter exploratório. Tem como objetivo principal fazer um levantamento de trabalhos científicos para identificar o processo de educação sobre a morte na escola. Após consultas em bases de dados, foram obtidos como amostra cinco textos acadêmicos. Esses textos, após serem submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin, originaram um levantamento de identificação do processo de educação sobre a morte na escola. Os resultados encontrados demonstraram que a educação sobre a morte no ambiente escolar ainda é um desafio a ser enfrentado pelos profissionais da área da educação. Sugere-se pensar as instituições escolares como espaços que visem integrar e transpor o conhecimento e a vivência humana.

Palavras-chave


Educação; Tabus; Morte; Escola


Texto completo:

Referências


ARIÈS, P. História da morte no ocidente: da idade média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.

BASTOS, M. C. P.; FERREIRA, D. V. Metodologia Científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

CAPUTO, R. F.; FORNAZARI, S. A. Educação para a Morte: Desafios da Família e dos Profissionais da Educação. In: Encontro científico, 1.; Simpósio de Educação UNISALESIANO, 1., 2007, Lins, São Paulo. Anais. Lins, São Paulo, p.1-12, 2007.

FRONZA, L. P. et al. O Tema da Morte na Escola: Possibilidades de Reflexão. In: Revista Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.43, p. 48-71, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/228499411.pdf. Acesso em: 14 de junho de 2019. http://dx.doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.3496.

KOVÁCS, M. J. Educadores e a morte. In: Psicologia Escolar e Educacional. V.16, n. 1, p. 71-81, 2012 a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/gvYZXXFXmV89Jq66KmvcWJf/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 19 de junho de 2019. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100008.

________. Educação para a morte: desafio na formação de profissionais de saúde e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, FAPESP, 2012b.

________. Morte e Desenvolvimento Humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

________. Falando de morte com crianças. In: Psico. USP, n. 2/3, p. 170-173, 2016. Disponível em: https://www.ip.usp.br/revistapsico.usp/index.php/30-commentor-2/79-falando-de-morte-com-criancas.html. Acesso em: 5 de julho de 2019.

KROEFF, P.; OLIVEROS, O. L. (Orgs.). Finitude e Sentido da Vida: a Logoterapia no Embate com a Tríade Trágica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

MAEDA, T. S. Cemitério é Lugar de Criança? A Visita Guiada ao Cemitério Consolação como Recurso para Abordar a Educação Sobre a Morte nas Escolas. 2017. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.

MAGALHÃES, A. T. O. As representações sociais da morte para professoras e pais em instituições de educação infantil. 2008. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008.

MEDEIROS, L. M. B. Análise de conteúdo do discurso pedagógico dos professores formadores de um curso de Licenciatura em Física. 2012. Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual da Paraíba, Pró- Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, 2012.

MELO, M. S. N. O conceito de morte: significações de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Rev. NEaD - Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016. Disponível em: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167/pdf. Acesso em: 8 de agosto de 2019.

PAIVA, L. E. A arte de falar da morte para crianças: a literatura infantil como recurso para abordar a morte com crianças e educadores. São Paulo: Idéias & Letras, 2011.

RIBEIRO, E. E. Tanatologia: Vida e Finitude - Informações Gerais Para os Módulos: Velhice e Morte, Medicina e Morte, Cuidados Paliativos e Bioética - Rio de Janeiro: UERJ, UnATI, 2008.

RODRIGUEZ, C. F. Adolescentes – Vidas Interrompidas: Por Que é tão Importante falar sobre Morte com eles? In: Morte e Existência Humana: Caminhos de Cuidados e Possibilidades de Intervenção. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 16-43, 2008.

_______. Falando de morte na escola: O que os educadores têm a dizer. 2010. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

ROTHSCHIEL, D.; CALAZANS, R. A. Morte: Abordagem Fenomenológico-Existencial. In: Morte e Desenvolvimento Humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 142 –148, 1992.

SENGIK, A. S.; RAMOS, F. B. Literatura como Instrumento de Discussão Acerca da Morte. In: Psicologia da Educação. N. 41, p. 119-126, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752015000200009. Acesso em: 23 de julho de 2019. http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150019.

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de Conteúdo: Exemplo de Aplicação da Técnica para Análise de Dados Qualitativos. In: Qualitas Revista Eletrônica.V.17, n. 1, p. 1-14, 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113/1403. Acesso em: 2 de agosto de 2019.

SILVA, L. G. M.; FERREIRA, T. J. O papel da escola e suas demandas sociais. In: Periódico Científico Projeção e Docência. V. 5, n. 2, p. 6-23, 2014. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/415. Acesso em: 3 de setembro de 2019.

SOUZA, C. P.; SOUZA, A. M. Rituais Fúnebres no Processo do Luto: Significados e Funções. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, p. 1-27, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/McMhwzWgJZ4bngpRJL4J8xg/?lang=pt. Acesso em: 24 de agosto de 2019. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35412.

TORRES, W. C. A criança diante da morte: desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.

WOTTRICH, S. H.; et al. Educação pata a morte na escola: aproximações sobre o tema em sala de aula. In: XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009. Anais... Maceió, AL: ABRAPSO, 2009.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4690

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1001

Total de downloads do artigo: 517