Educação Física e experiências de interpele: um repensar sobre a convivência
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4577Palavras-chave:
Convivência, Educação Física, InterpeleResumo
Nos últimos anos, a ciência vem se dedicando a pesquisar a convivência humana, sobretudo no âmbito da educação. Devido ao caráter prático em suas práxis, a Educação Física tem se revelado um campo fértil para se pesquisar e repensar a temática. Nesse cenário, objetiva-se compreender, neste trabalho, como a convivência é construída a partir de uma intervenção que priorize a interpele. Para tanto, construiu-se, sob o paradigma fenomenológico, uma pesquisa-ação com crianças entre 9 e 10 anos. Quanto aos instrumentos, foram utilizados o teste do desenho, a observação participante, a roda de conversa e a fotografia. Como resultado, percebeu-se que vivenciar experiências embasadas no conceito de interpele estimulou crianças a se abrirem para uma maior comunicação, a repensarem o distanciamento do próximo, bem como a ampararem aqueles que as cercam.
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