Estado da arte da aplicação do processo de hidroesterificação na produção de biodiesel a partir de matérias-primas de baixa qualidade
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p178-190Palavras-chave:
Hidroesterificação, Biodiesel, Matérias-primas de baixa qualidadeResumo
O maior problema encontrado na produção de biodiesel pelos processos convencionais de transesterificação está na aquisição de matérias-primas, que devem ser de acidez e teor de umidade reduzidos, característica atendida pelos óleos vegetais refinados, o qual gera um custo elevado e inviabiliza o uso de diversas oleaginosas. O processo de hidroesterificação é a mais moderna alternativa na produção de biodiesel, pois permite o uso de qualquer matéria-prima graxa com teores elevados de acidez (ácidos graxos) e umidade (água); esse processo envolve uma etapa de hidrólise seguida de esterificação. A hidrólise consiste em uma reação química entre a gordura (ou óleo) com a água, gerando glicerina e ácidos graxos. Após a hidrólise, os ácidos graxos gerados são esterificados com metanol/etanol, obtendo-se o metil/etiléster com elevada pureza (biodiesel). Esse artigo traz um estudo da aplicação do processo de hidroesterificação para a produção de biodiesel utilizando óleos brutos, óleo de microalga, óleos residuais e gordura animal. Atuando em uma nova estratégia na cadeia produtiva do biodiesel, visando à solução de obstáculos técnicos, e consequentemente, contribuindo para o aumento do biodiesel na matriz energética e o desenvolvimento econômico e social deste mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.