Design da mascote Ana Terra do Projeto Solo na Escola/UFCG
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4553Palavras-chave:
Educação em solos, Identidade de marca, Mascote, Popularização do soloResumo
A representação de uma marca usando mascotes é uma técnica bastante antiga e muito promissora. As mascotes fortalecem a identidade do produto ou serviço e a identificação das pessoas. O presente estudo, de caráter exploratório, objetiva apresentar o processo de criação da mascote Ana Terra, do Projeto Solo na Escola/UFCG, para trabalhar a popularização do conhecimento do solo por meio de personalidades arquetípicas. A criação da mascote foi idealizada por um bolsista do projeto, tendo por base o perfil do Luvissolo, tipo de solo característico da região caririzeira do estado da Paraíba, descrito no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Após a criação da personagem, foi realizada a escolha do nome da mascote e organizada a sua presença nas logomarcas de dois projetos de Educação em Solos conduzidos no Campus Sumé da Universidade Federal de Campina Grande, além da confecção da mascote em tecido para ser pintada com tinta de solo, a partir de amostras coletadas no perfil descrito no campus universitário. O estudo contribuiu também para revelar a importância do uso da mascote Ana Terra como marca do projeto, aumentando a eficácia da comunicação não verbal sobre solos, com todos os públicos.
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