Motivação dos docentes nos cursos de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Ricardo Castro de Oliveira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Catanduva Brasil

Jackson Gois

ORCID iD Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus São José do Rio Preto Brasil

Resumo

A motivação tem sido o foco de inúmeros trabalhos na literatura relacionados à Educação. Levando em consideração a sua importância, é fundamental o desenvolvimento de pesquisas sobre essa temática. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo levantar dados sobre o perfil e a motivação dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) que atuaram nos cursos de Licenciatura em Química, no período entre 2016 e 2019. A pesquisa contou com a participação de 151 docentes e consistiu no preenchimento de um questionário contendo duas partes: a primeira, elaborada pelos autores, levantou informações gerais sobre os participantes, e a segunda consistiu na aplicação da escala de motivação docente. Os dados foram analisados à luz da Teoria da Autodeterminação e os resultados evidenciaram um perfil autodeterminado, demonstrando a satisfação e a motivação dos docentes para atuarem na Instituição e, em particular, nos cursos de Licenciatura em Química. Diante da importância dessa temática, espera-se que este estudo possa contribuir para ampliar o debate a respeito da motivação docente, uma vez que ela está diretamente relacionada a melhores resultados de desempenho, bem-estar e contentamento em relação ao trabalho.

Palavras-chave


Licenciatura em Química; Motivação docente; Teoria da Autodeterminação


Texto completo:

Referências


BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 18. mar. 2020.

BORUCHOVITCH, E. A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores. Educação, v. 31, n. 1, p. 30-38, 2008. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2754. Acesso em: 18. mar. 2020.

BZUNECK, J. A. Como motivar os alunos: sugestões práticas. In: Boruchovitch, E; Bzuneck, J.A; Guimarães, S.E.R (orgs.): Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CARDOSO, L. R.; BZUNECK, J. A. Motivação no ensino superior: metas de realização e estratégias de aprendizagem. Psicologia escolar e educacional, v. 8, n. 2, p. 145-155, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200003. Acesso em 22. mar. 2020.

CATANHO, M. Relações entre motivação e aprendizagem no ensino de Química. 2018. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos) - UNESP, São José do Rio Preto, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/153821. Acesso em: 10 abr. 2020.

DAMASCENO, D. et al. A formação dos docentes de Química: uma perspectiva multivariada aplicada à rede pública de ensino médio de Goiás. Revista Química Nova, v. 34, n. 9, p. 1666-1671, 2011. Disponível em http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol34No9_1666_30-ED10999.pdf. Acesso em: 22 mar. 2020.

DAVOGLIO, T. R.; SANTOS, B. S. Escala de motivação docente: desenvolvimento e validação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. 65, p. 201-218, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n65/0104-4060-er-65-00201.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

DAVOGLIO, T. R. et al. Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária. ETD – Educação Temática Digital Campinas, SP, v. 19, n. 2 p. 510-531, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8644789. Acesso em: 4 abr. 2020.

DAVOGLIO, T. R.; SPAGNOLO, C.; SANTOS, B. S. Motivação para a permanência na profissão: a percepção dos docentes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, SP., v. 21, n. 2, p. 175-182, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-3539201702121099. Acesso em: 4 abr. 2020.

DECI, E. L; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum Press, 1985.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, S. E. R; BORUCHOVITCH, E. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722004000200002. Acesso em: 28 mar. 2020.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed: 2010.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2013.

MARCHESI, A. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Tradução de Naila Tosca de Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARTINS, R. E. M. W.; DIAS, J.; FILHO, L. J. M. O contexto do ensino, pesquisa e extensão na formação docente na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 21, n. 2, p. 243-254, 2016. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2893. Acesso em: 1 jul. 2020.

MAZZETTO, S. E.; BRAVO, C. C; CARNEIRO, S. Licenciatura em Química da UFC: perfil sócio-econômico, evasão e desempenho dos alunos. Revista Química Nova, v. 25, n. 6B, p. 1204-1210, 2002. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol25No6B_1204_23.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.

FERREIRA, L. H.; KASSEBOEHMER, A. C. Formação inicial de professores de Química: a Instituição formadora (re)pensando sua função social. São Carlos: Pedro & João Editores, 174 p, 2012.

FREITAS, A. L. P.; RODRIGUES, S. G. A avaliação da confiabilidade de questionários: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. SIMPEP. Bauru-SP, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236036099_A_avaliacao_da_confiabilidade_de_questionarios_uma_analise_utilizando_o_coeficiente_alfa_de_Cronbach. Acesso em: 11 abr. 2020.

MARCHIORE, L. W. O. A.; ALENCAR, E. M. L. S. Motivação para aprender em alunos do ensino médio. ETD - Educação Temática Digital, v. 10, número especial, p. 105-123, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..937. Acesso em: 22 abr. 2020.

MEDEIROS, P. C. et al. Autoeficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldades de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 13, n. 3, p. 327-336, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000300002. Acesso em: 3 abr. 2020.

NEVES, E. R. C.; BORUCHOVITCH, E. Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA). Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n. 3, p. 406-413, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/qBn9zQtFhmDCqFt8M9X5JyS/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 8 abr. 2020.

PERASSINOTO, M. G. M.; BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental. Avaliação Psicológica, v. 12, n. 3, p. 351-359, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712013000300010. Acesso em: 10 abr. 2020.

REEVE, J. Motivação & Emoção. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

RUIZ, A. I; RAMOS, M. N; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Relatório CNE/CEB. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.

RYAN, R. M; DECI, E. L. Self-Determination theory and the facilitation of Intrinsic motivation, social development, and Well-Being. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 68-78, 2000a. Disponível em: https://selfdeterminationtheory.org/SDT/documents/2000_RyanDeci_SDT.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

RYAN, R. M; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, v. 25, n. 1, p. 54-67, 2000b. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0361476X99910202. Acesso em: 15 mar. 2020.

SÁ, C. S. S; SANTOS, W. L. P. Motivação para a carreira docente e construção de identidades: o papel dos pesquisadores em Ensino de Química. Revista Química Nova, v. 39, n. 1, p. 104-111, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20150155. Acesso em: 2 abr. 2020.

SANTOS, A. A. A. et al. Motivação para aprender: evidência de validade convergente entre duas medidas. Aletheia, n. 35-36, p. 36-50, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/3423. Acesso em: 10 abr. 2020.

SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: how professionals think in action. EUA: Basic Books, 384 p, 1983.

VANSTEENKISTE, M.; LENS, W.; DECI, E. L. Intrinsic versus Extrinsic goal contents in Self-Determination Theory: Another Look at the Quality of Academic Motivation. Educational Psychologist, v. 41, n. 1, p. 19-31, 2006. Disponível em: https://selfdeterminationtheory.org/SDT/documents/2006_VansteenkisteLensDeci_InstrinsicvExtrinsicGoal_EP.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

ZENORINI, R. P. C.; SANTOS, A. A. A.; MONTEIRO, R. M. Motivação para aprender: relação com o desempenho dos estudantes. Paidéia, v. 21, n. 49, p.157-164, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/paideia/v21n49/03.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4520

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1368

Total de downloads do artigo: 839