Motivação dos docentes nos cursos de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4520Palavras-chave:
Licenciatura em Química, Motivação docente, Teoria da AutodeterminaçãoResumo
A motivação tem sido o foco de inúmeros trabalhos na literatura relacionados à Educação. Levando em consideração a sua importância, é fundamental o desenvolvimento de pesquisas sobre essa temática. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo levantar dados sobre o perfil e a motivação dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) que atuaram nos cursos de Licenciatura em Química, no período entre 2016 e 2019. A pesquisa contou com a participação de 151 docentes e consistiu no preenchimento de um questionário contendo duas partes: a primeira, elaborada pelos autores, levantou informações gerais sobre os participantes, e a segunda consistiu na aplicação da escala de motivação docente. Os dados foram analisados à luz da Teoria da Autodeterminação e os resultados evidenciaram um perfil autodeterminado, demonstrando a satisfação e a motivação dos docentes para atuarem na Instituição e, em particular, nos cursos de Licenciatura em Química. Diante da importância dessa temática, espera-se que este estudo possa contribuir para ampliar o debate a respeito da motivação docente, uma vez que ela está diretamente relacionada a melhores resultados de desempenho, bem-estar e contentamento em relação ao trabalho.
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