Análise do avanço de ignição em MBT e sua influência na eficiência energética automotiva

Autores

  • Sérgio Roque de Sá Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • João Alves de Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4406

Palavras-chave:

Eficiência veicular, Avanço de ignição, MBT (avanço mínimo para melhor torque), Simulação numérica

Resumo

A busca pela melhora da eficiência energética de automóveis tem sido objeto de alta relevância no cenário mundial. Normas ambientais para redução da emissão de poluentes como HC, CO2, NOX, impuseram à indústria automobilística desenvolver meios para mitigar a emissão desses gases e aumentar a eficiência de seus motores. Pacotes tecnológicos como downsizing, turbo-compressão, injeção direta e comando de válvulas eletromagnético, entre outros, são hoje uma realidade. O avanço de ignição também desempenha um papel fundamental, sendo o objetivo do presente trabalho, investigar, via simulação numérica, como esse parâmetro influência no comportamento térmico de motores. O modelo matemático empregado é descrito pelo ciclo Otto, modificado com processos de admissão, descarga, turbo-compressão, liberação finita de calor (para emular o processo de combustão) e presença de gás residual. Resultados de pressão, temperatura, trabalho instantâneo e indicado e eficiência térmica foram obtidos em função do avanço de ignição, empregando-se dados geométricos e operacionais de um motor VW AP 1.8 a álcool. Para as condições adotadas, o motor apresentou sua melhor operação, em termos de Avanço Mínimo para Melhor Torque (MBT: Minimum Advance for Best Torque) e Fração de Massa Queimada (MFB: Mass Fraction Burned), para o avanço da ignição em -13º, posição angular do virabrequim na qual 50% da massa de combustível era queimada a 8º. Tal situação, como indicado na literatura, descreve prerrogativas operacionais ótimas de eficiência energética com mínimo trabalho negativo, no processo de compressão, e máximo trabalho positivo no de expansão.

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Referências

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

SÁ, S. R. de; LIMA, J. A. de. Análise do avanço de ignição em MBT e sua influência na eficiência energética automotiva. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 56, p. 144–152, 2021. DOI: 10.18265/1517-0306a2021id4406. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/4406. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Engenharias III - Engenharia Mecânica