Práticas educativas parentais: a perspectiva de adolescentes de diferentes contextos sociais

Alanna Silva dos Santos

ORCID iD Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Bianca Silva Araujo

ORCID iD Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Ana Cristina Rabelo Loureiro

ORCID iD Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Resumo

Os genitores são considerados os principais responsáveis pela educação dos filhos, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento psicossocial. O presente estudo teve como objetivo analisar o olhar de adolescentes de diferentes idades e contextos sociais sobre os estilos e as práticas educativas de seus pais. Uma pesquisa qualitativa foi realizada com 30 adolescentes na faixa etária de 13 a 15 anos, sendo 15 de uma escola pública e 15 de uma escola privada, ambas localizadas na cidade de Campina Grande-PB. Para coleta dos dados foram empregados questionário sociodemográfico, cujos dados foram analisados por meio do GNU PSPP, e entrevista semiestruturada, com duração média de 10 minutos, submetida à análise de conteúdo bardiniana e à análise lexical do programa IRaMuTeQ. De acordo com a percepção dos participantes de ambas as escolas, o controle dos pais sobre os comportamentos indesejados dos filhos é predominantemente caracterizado pela utilização de estratégias punitivas com privação de privilégios, caracterizando o estilo autoritário. Os entrevistados apontam práticas indutivas com diálogo como a melhor estratégia para o controle de comportamentos inadequados. É necessário que os pais usem práticas mais indutivas e reconheçam a capacidade crítica do adolescente de analisar seus inter-relacionamentos.

Palavras-chave


Adolescentes; Estilo parental; Práticas educativas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4363

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