Desafios na formação de professores na/para a educação profissional e tecnológica

Celielson de Aguiar Brito

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Brasil

Silvilene Brito de Melo

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Brasil

Ana Sara Castaman

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Brasil

Josimar de Aparecido Vieira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Brasil

Resumo

Este ensaio tem como objetivo conhecer as concepções e os fundamentos que embasam os Institutos Federais de Educação, com a finalidade de refletir acerca da atuação e dos processos de formação dos docentes na/para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa do tipo bibliográfica, e pautado nas bases conceituais da EPT, apresenta: a) os procedimentos metodológicos; b) as concepções que embasam a proposta educativa da EPT, c) os desafios da atuação do profissional docente e d) o processo de formação do professor nessa modalidade de ensino. Constatou-se que a formação docente voltada para a EPT deve contemplar a compreensão por parte dos docentes de que o ensino ultrapassa a mera profissionalização e, sobretudo, necessita estar comprometido com a formação humana integral do educando.

Palavras-chave


Formação de Professores; Educação Profissional e Tecnológica; Formação Humana


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4233

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