- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Ensino de Eletricidade Através de Gincana Científica com Simulações e Experimentos
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem de física pode enfrentar algumas dificuldades quando as aulas são apenas do tipo informativas. Neste sentido, questiona-se uma forma de planejar e executar aulas dinâmicas em que o aprendiz possa ser motivado a refletir a prática partindo da própria prática. Então, esta pesquisa foi planejada elaborando uma sequência de atividades para o ensino de eletricidade, com a função de orientar a prática e aferir se esta sequência cumpre o objetivo de ser uma ferramenta metodológica útil no apoio aos processos de aprendizagem. Neste caso, a pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. No percurso, a intervenção foi norteada por gamificação em que a gincana científica foi dividida em dois módulos, onde o primeiro prevê aspectos teóricos na elaboração de um mapa conceitual e o segundo prevê a aplicação de um simulador seguido pela prática de elaboração de um circuito. As pontuações na gincana científica mostram que a turma obteve uma aquisição de conhecimentos de eletricidade e auto avaliação aponta para aprendizagem motivada pela metodologia empregada, o que coloca esta metodologia como oportunidade ao planejar aulas que busquem a reflexão através da prática.
Palavras-chave
Gamificação; Objetos de aprendizagem; Atividades experimentais; Motivação.
Texto completo:
Referências
ALISON, Rosane Brum; LEITE, Álvaro Emílio. Possibilidades e dificuldades do uso da experimentação no ensino da física. Cadernos PDE, Paraná, v. 1, p.8, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_fis_utfpr_rosanebrumalison.pdf. Acesso em: 23 set. 2019.
BAYER, Geovani da Silva; WILDEMBERG, Marcia Pereira; BOROTO, Ivonecleia Gonçalves. Gincana cinetífica: uma atividade de integração das áreas no ensino médio. XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), Curitiba-PR, p.12457-12466, 2015.
BONADIMAN, H; NONENMACHER, S. E. B. Ensino de Física: uma proposta metodológica. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, São Paulo 25-29 de novembro de 2003.
BRAGA, Juliana (Org.). Objetos de Aprendizagem Volume 1: introdução e fundamentos. Santo André: UFABC, 2015.
BRAGA, Juliana Cristina; PIMENTEL, Edson; DOTTA, Silvia; STRANSKY, Beatriz. Desafios para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem reutilizáveis e de qualidade. In: DESAFIE! Curitiba, 2012.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF, 2000.
CETIC - Pesquisa TIC Educação (2012) - Pesquisa sobre o uso das TIC nas escolas brasileiras. Disponível em: http://www.cetic.br/educacao/index.html. Acesso em: 03 mar. 2020.
FARDO, Marcelo Luis. A Gamificação Aplicada em Ambientes de Aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, RS, v.11, n.1, p.1-9, jul. 2013.
JESUS, S. N. de. Estratégias para motivar os alunos. Educação, Porto Alegre, n.1, p.21–29, 2008.
KAPP, K. M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Editora alternativa. 2001.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991. p.37-68.
MATTAR, João. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 7, p.21-40, jan. 2013. Disponível em: http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/edicao_completa/teccogs_cognicao_informacao-edicao_7-2013-completa.pdf. Acesso em: 12 set. 2019.
MEC, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. 2018.
MOREIRA, Marco Antonio. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. XI Conferência Interamericana Sobre Enseñanza de La Física, Guayaquil, jul. 2013.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
PIAGET, Jean. A tomada da consciência. Tradução de Edson Braga de Souza. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
RODRIGUES JÚNIOR, Emilio. Os Desafios da Educação frente às Novas Tecnologias. 2014. Disponível em: https://uniso.br/publicacoes/anais_eletronicos/2014/6_es_avaliacao/03.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.
SANT’ANNA, F. M.; ENRICONE, D.; ANDRÉ, L.; TURRA, C. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11ª ed. Porto Alegre: Sagra / DC Luzzatto. 1995.
SHELDON, Lee. The Multiplayer Classroom: Designing Coursework as a Game. Boston, MA: Cengage Learning, 2012.
SOUZA, Ricardo Fernando de; CALEJON, Laura Marisa C. Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software Geogebra no ensino da estatística descritiva. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.10, n.4, p.227-244, 2019. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2432/1157. Acesso em: 25 set. 2019.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; ÁVILA, Bárbara Gorziza; SANTOS, Edson Felix dos; BEZ, Marta Rosecler; COSTA, Valeria. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
VELOSO, Braian; MILL, Daniel; MONTEIRO, Maria Iolanda. Docência, educação a distância e tecnologias digitais: um estudo bibliométrico. Revista Eletrônica em Educação, v. 13, n.1, p.319-335, jan/abr. 2019.
VYGOTSKY, Lev S. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Netto et al. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Visitas a este artigo: 1558
Total de downloads do artigo: 1270