Ensino de Eletricidade Através de Gincana Científica com Simulações e Experimentos

Adelmo Artur de Aquino

ORCID iD Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Otávio Paulino Lavor

ORCID iD Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Brasil

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem de física pode enfrentar algumas dificuldades quando as aulas são apenas do tipo informativas. Neste sentido, questiona-se uma forma de planejar e executar aulas dinâmicas em que o aprendiz possa ser motivado a refletir a prática partindo da própria prática. Então, esta pesquisa foi planejada elaborando uma sequência de atividades para o ensino de eletricidade, com a função de orientar a prática e aferir se esta sequência cumpre o objetivo de ser uma ferramenta metodológica útil no apoio aos processos de aprendizagem. Neste caso, a pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. No percurso, a intervenção foi norteada por gamificação em que a gincana científica foi dividida em dois módulos, onde o primeiro prevê aspectos teóricos na elaboração de um mapa conceitual e o segundo prevê a aplicação de um simulador seguido pela prática de elaboração de um circuito. As pontuações na gincana científica mostram que a turma obteve uma aquisição de conhecimentos de eletricidade e auto avaliação aponta para aprendizagem motivada pela metodologia empregada, o que coloca esta metodologia como oportunidade ao planejar aulas que busquem a reflexão através da prática.

Palavras-chave


Gamificação; Objetos de aprendizagem; Atividades experimentais; Motivação.


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4172

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