Avaliação dos cursos na modalidade a distância do IFPB: um caminho em construção
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4005Palavras-chave:
EaD, Gestão, Avaliação, IFPBResumo
Este trabalho avaliou os cursos na modalidade a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, na visão dos gestores e alunos. Foram aplicados questionários aos gestores e aos discentes dos cursos superiores em Administração (bacharelado) e Letras (licenciatura). É uma pesquisa aplicada, com utilização de questionário, com uma amostra por conveniência a 04 gestores e 107 alunos. Como resultado, constatou-se a existência de lacunas na Educação a Distância - EaD do IFPB, apresentando um parâmetro mediante o posicionamento dos gestores e alunos no que concerne ao ensino-aprendizagem, à gestão estrutural e administrativa. Os resultados obtidos apontaram uma necessidade do IFPB de repensar os aspectos que assegurem a continuidade das ações, de redesenhar os procedimentos e processos acadêmico-administrativos e de gestão, de maneira que se adequem aos padrões de qualidade para a consolidação da modalidade de ensino a distância.
Downloads
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 12 jan. 2020.
FORMIGA, Girlene Marques et al. O cenário de EaD institucionalizada: uma análise do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal da Paraíba. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 36, p. 132-140, set. 2017. ISSN 2447-9187. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1632/738. Acesso em: 25 jul. 2020.
HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Claudio Ramos de Souza. A educação a distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTCDBR on-line, Campinas, número especial, p. 166-181, ago. 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art11_22e.pdf. Acesso em: 01 fev. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Educação a distância. Cursos superiores. 2017. Disponível em: http://www.ifpb.edu.br/ead/cursos/superiores. Acesso em: 06 jan. 2020.
MEDEIROS, Maria Inês Gonçalves et al. Estrutura organizacional e modelo de gestão: uma análise no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL. In: Congresso Internacional IGLU, 2, 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: IGLU, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/26140/5.34.pdf?sequence=1. Acesso em: 24 jan. 2020.
MOMO, Fernanda da Silva; BEHR, Ariel. Gestão da educação a distância (EAD): uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Revista de Educação a Distância em Rede, v. 2, n. 2, p. 93-113, 2015. Disponível em: https://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/viewFile/52/73. Acesso em: 18 fev. 2020.
NASCIMENTO, João Paulo Rodrigues do; VIEIRA, Maria das Graças. Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visão dos gestores de uma universidade federal. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24 (91), 308-336. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n91/1809-4465-ensaio-24-91-0308.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.
PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013531.pdf. Acesso em: 04 jun. 2019.
SOBRINHO, José Dias. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação, Campinas, v. 13, n. 1, p. 193-207, mar. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n1/a11v13n1.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.