Avaliação dos cursos na modalidade a distância do IFPB: um caminho em construção

Juliana da Silva Paiva

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Este trabalho avaliou os cursos na modalidade a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, na visão dos gestores e alunos. Foram aplicados questionários aos gestores e aos discentes dos cursos superiores em Administração (bacharelado) e Letras (licenciatura). É uma pesquisa aplicada, com utilização de questionário, com uma amostra por conveniência a 04 gestores e 107 alunos. Como resultado, constatou-se a existência de lacunas na Educação a Distância - EaD do IFPB, apresentando um parâmetro mediante o posicionamento dos gestores e alunos no que concerne ao ensino-aprendizagem, à gestão estrutural e administrativa.  Os resultados obtidos apontaram uma necessidade do IFPB de repensar os aspectos que assegurem a continuidade das ações, de redesenhar os procedimentos e processos acadêmico-administrativos e de gestão, de maneira que se adequem aos padrões de qualidade para a consolidação da modalidade de ensino a distância.

Palavras-chave


EaD; Gestão; Avaliação; IFPB


Texto completo:

Referências


BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 12 jan. 2020.

FORMIGA, Girlene Marques et al. O cenário de EaD institucionalizada: uma análise do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal da Paraíba. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 36, p. 132-140, set. 2017. ISSN 2447-9187. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1632/738. Acesso em: 25 jul. 2020.

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Claudio Ramos de Souza. A educação a distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTCDBR on-line, Campinas, número especial, p. 166-181, ago. 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art11_22e.pdf. Acesso em: 01 fev. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Educação a distância. Cursos superiores. 2017. Disponível em: http://www.ifpb.edu.br/ead/cursos/superiores. Acesso em: 06 jan. 2020.

MEDEIROS, Maria Inês Gonçalves et al. Estrutura organizacional e modelo de gestão: uma análise no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL. In: Congresso Internacional IGLU, 2, 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: IGLU, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/26140/5.34.pdf?sequence=1. Acesso em: 24 jan. 2020.

MOMO, Fernanda da Silva; BEHR, Ariel. Gestão da educação a distância (EAD): uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Revista de Educação a Distância em Rede, v. 2, n. 2, p. 93-113, 2015. Disponível em: https://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/viewFile/52/73. Acesso em: 18 fev. 2020.

NASCIMENTO, João Paulo Rodrigues do; VIEIRA, Maria das Graças. Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visão dos gestores de uma universidade federal. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24 (91), 308-336. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n91/1809-4465-ensaio-24-91-0308.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.

PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013531.pdf. Acesso em: 04 jun. 2019.

SOBRINHO, José Dias. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação, Campinas, v. 13, n. 1, p. 193-207, mar. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n1/a11v13n1.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4005

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1189

Total de downloads do artigo: 766