Cônicas não degeneradas: dedução das equações geral e polar
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id3996Palavras-chave:
Cônicas, Equações Polares, Parábola, Hipérbole, Elipse, CircunferênciaResumo
O estudo das cônicas tem início basicamente no ensino médio como geometria analítica e segue no ensino superior com o estudo das cônicas. Em geral esse assunto é encontrado dentro de capítulos de livros; poucos são os livros que abordam as cônicas com devida profundidade. As equações polares parecem ser as mais negligenciadas, pois alguns textos não abordam tais equações, outros apenas trazem a equação por excentricidade sem apresentar suas deduções. Observada esta lacuna, questionamos a necessidade de produzir um único material que contenha as equações polares das cônicas não degeneradas. Para isto, foi feita uma ampla pesquisa bibliográfica nas bases acadêmicas de dados e reunidas todas as equações das cônicas encontradas, em particular das cônicas não degeneradas. Aqui temos como objetivo apresentar a definição geral de cônica que nos conduz à equação geral das cônicas e às equações polares das cônicas não degeneradas (Parábola, Elipse e Hipérbole) de duas formas: via excentricidade e por substituição direta das coordenadas cartesianas por polares (não encontrada na literatura pesquisada). Ao longo deste trabalho mostramos que é possível desenvolver detalhadamente todas as equações polares das cônicas não degeneradas em relação à excentricidade, mas também por substituição direta.
Downloads
Referências
CONTADOR, P. R. M. Matemática, uma breve história. 5. ed. São Paulo: Livraria da Física, v. I, 2012.
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2004.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática elementar: Geometria Analítica. 6. ed. São Paulo: Editora Saraiva, v. 7, 2019.
LAGO, Danielle Michaelsen. Um estudo das cônicas [manuscrito]. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
LOPES, Juracélio Ferreira. Cônicas e Aplicações. 2011. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2011.
MONTEIRO, Rubens Marinho. Resgate do teorema de Dandelin no estudo de cônicas com o Geogebra. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2014.
MUNEM, Mustafa A.; FOULIS, David J. Cálculo. Tradução André Lima Cordeiro et al. Rio de Janeiro: LTC, v. 1, 2015. ISBN: 9788521610540.
NETO, Antônio Gomes Barbosa. Um estudo sobre as cônicas e algumas aplicações [manuscrito]. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2017.
PEREIRA, Robson Edvaldo da Silva. Álgebra Linear: secções cônicas e aplicações. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo..São Carlos, 2017.
PERES, Eduardo dos Santos. Classificação de Cônicas e Quádricas em Função da Equação Algébrica. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.
REIS, Genésio Limados; SILVA, Valdir Vilmar da. Geometria Analítica. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
ROSI, Paolino Roberto. Espelhos e seções cônicas 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2017.
SOUSA, Bárbara Kaline de. Cônicas não degeneradas: dedução de equações. Cajazeiras, 2020. 86 f.: il.
SOUZA, Núbia dos Santos de. Curvas Cônicas: do espaço ao plano da abstração ao registro visual numa perspectiva dinâmica. constituiu a Comissão de estudo e elaboração de proposta de programa de pesquisa e autoavaliação da pós-graduação lato sensu do IFPB 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2016.
STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1987.
VENTURI, Jacir J. Cônicas e Quádricas. 5. ed. Curitiba, 2003.
WINTERLE, Paulo. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.