Cônicas não degeneradas: dedução das equações geral e polar

Bárbara Kaline de Sousa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Kissia Carvalho

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Leonardo Ferreira Soares

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Resumo

O estudo das cônicas tem início basicamente no ensino médio como geometria analítica e segue no ensino superior com o estudo das cônicas. Em geral esse assunto é encontrado dentro de capítulos de livros; poucos são os livros que abordam as cônicas com devida profundidade. As equações polares parecem ser as mais negligenciadas, pois alguns textos não abordam tais equações, outros apenas trazem a equação por excentricidade sem apresentar suas deduções. Observada esta lacuna, questionamos a necessidade de produzir um único material que contenha as equações polares das cônicas não degeneradas. Para isto, foi feita uma ampla pesquisa bibliográfica nas bases acadêmicas de dados e reunidas todas as equações das cônicas encontradas, em particular das cônicas não degeneradas. Aqui temos como objetivo apresentar a definição geral de cônica que nos conduz à equação geral das cônicas e às equações polares das cônicas não degeneradas (Parábola, Elipse e Hipérbole) de duas formas: via excentricidade e por substituição direta das coordenadas cartesianas por polares (não encontrada na literatura pesquisada). Ao longo deste trabalho mostramos que é possível desenvolver detalhadamente todas as equações polares das cônicas não degeneradas em relação à excentricidade, mas também por substituição direta.

Palavras-chave


Cônicas; Equações Polares; Parábola; Hipérbole; Elipse; Circunferência


Texto completo:

Referências


CONTADOR, P. R. M. Matemática, uma breve história. 5. ed. São Paulo: Livraria da Física, v. I, 2012.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2004.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática elementar: Geometria Analítica. 6. ed. São Paulo: Editora Saraiva, v. 7, 2019.

LAGO, Danielle Michaelsen. Um estudo das cônicas [manuscrito]. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

LOPES, Juracélio Ferreira. Cônicas e Aplicações. 2011. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2011.

MONTEIRO, Rubens Marinho. Resgate do teorema de Dandelin no estudo de cônicas com o Geogebra. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2014.

MUNEM, Mustafa A.; FOULIS, David J. Cálculo. Tradução André Lima Cordeiro et al. Rio de Janeiro: LTC, v. 1, 2015. ISBN: 9788521610540.

NETO, Antônio Gomes Barbosa. Um estudo sobre as cônicas e algumas aplicações [manuscrito]. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2017.

PEREIRA, Robson Edvaldo da Silva. Álgebra Linear: secções cônicas e aplicações. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo..São Carlos, 2017.

PERES, Eduardo dos Santos. Classificação de Cônicas e Quádricas em Função da Equação Algébrica. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.

REIS, Genésio Limados; SILVA, Valdir Vilmar da. Geometria Analítica. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

ROSI, Paolino Roberto. Espelhos e seções cônicas 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2017.

SOUSA, Bárbara Kaline de. Cônicas não degeneradas: dedução de equações. Cajazeiras, 2020. 86 f.: il.

SOUZA, Núbia dos Santos de. Curvas Cônicas: do espaço ao plano da abstração ao registro visual numa perspectiva dinâmica. constituiu a Comissão de estudo e elaboração de proposta de programa de pesquisa e autoavaliação da pós-graduação lato sensu do IFPB 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2016.

STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1987.

VENTURI, Jacir J. Cônicas e Quádricas. 5. ed. Curitiba, 2003.

WINTERLE, Paulo. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id3996

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1279

Total de downloads do artigo: 1897