Cônicas não degeneradas: dedução das equações geral e polar
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id3996Palavras-chave:
Cônicas, Equações Polares, Parábola, Hipérbole, Elipse, CircunferênciaResumo
O estudo das cônicas tem início basicamente no ensino médio como geometria analítica e segue no ensino superior com o estudo das cônicas. Em geral esse assunto é encontrado dentro de capítulos de livros; poucos são os livros que abordam as cônicas com devida profundidade. As equações polares parecem ser as mais negligenciadas, pois alguns textos não abordam tais equações, outros apenas trazem a equação por excentricidade sem apresentar suas deduções. Observada esta lacuna, questionamos a necessidade de produzir um único material que contenha as equações polares das cônicas não degeneradas. Para isto, foi feita uma ampla pesquisa bibliográfica nas bases acadêmicas de dados e reunidas todas as equações das cônicas encontradas, em particular das cônicas não degeneradas. Aqui temos como objetivo apresentar a definição geral de cônica que nos conduz à equação geral das cônicas e às equações polares das cônicas não degeneradas (Parábola, Elipse e Hipérbole) de duas formas: via excentricidade e por substituição direta das coordenadas cartesianas por polares (não encontrada na literatura pesquisada). Ao longo deste trabalho mostramos que é possível desenvolver detalhadamente todas as equações polares das cônicas não degeneradas em relação à excentricidade, mas também por substituição direta.
Downloads
Métricas
Referências
CONTADOR, P. R. M. Matemática, uma breve história. 5. ed. São Paulo: Livraria da Física, v. I, 2012.
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2004.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática elementar: Geometria Analítica. 6. ed. São Paulo: Editora Saraiva, v. 7, 2019.
LAGO, Danielle Michaelsen. Um estudo das cônicas [manuscrito]. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
LOPES, Juracélio Ferreira. Cônicas e Aplicações. 2011. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2011.
MONTEIRO, Rubens Marinho. Resgate do teorema de Dandelin no estudo de cônicas com o Geogebra. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2014.
MUNEM, Mustafa A.; FOULIS, David J. Cálculo. Tradução André Lima Cordeiro et al. Rio de Janeiro: LTC, v. 1, 2015. ISBN: 9788521610540.
NETO, Antônio Gomes Barbosa. Um estudo sobre as cônicas e algumas aplicações [manuscrito]. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2017.
PEREIRA, Robson Edvaldo da Silva. Álgebra Linear: secções cônicas e aplicações. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo..São Carlos, 2017.
PERES, Eduardo dos Santos. Classificação de Cônicas e Quádricas em Função da Equação Algébrica. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.
REIS, Genésio Limados; SILVA, Valdir Vilmar da. Geometria Analítica. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
ROSI, Paolino Roberto. Espelhos e seções cônicas 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2017.
SOUSA, Bárbara Kaline de. Cônicas não degeneradas: dedução de equações. Cajazeiras, 2020. 86 f.: il.
SOUZA, Núbia dos Santos de. Curvas Cônicas: do espaço ao plano da abstração ao registro visual numa perspectiva dinâmica. constituiu a Comissão de estudo e elaboração de proposta de programa de pesquisa e autoavaliação da pós-graduação lato sensu do IFPB 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2016.
STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Geometria Analítica. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1987.
VENTURI, Jacir J. Cônicas e Quádricas. 5. ed. Curitiba, 2003.
WINTERLE, Paulo. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.