O ensino e as experiências nas narrativas de professores de Inglês

Autores

  • Annallena de Souza Guedes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Ilhéus http://orcid.org/0000-0002-5246-4443
  • Eliene de Souza Paulino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p100-110

Palavras-chave:

Narrativas, Experiências, Professores de Inglês, Realidade, Reflexões

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar três narrativas de professores de língua inglesa em exercício, através das quais são reveladas experiências que dizem respeito ao processo de ensinar Inglês em contextos de instituições públicas no Brasil. Pautado no conceito de experiência (MICCOLI, 2010), buscamos compreender quais experiências emergem dessas narrativas e como elas influenciam na prática de ensino dos professores. Ademais, pretendemos analisar como os professores de Inglês se veem e quais desafios eles enfrentam nos seus contextos de trabalho. Os resultados desse estudo mostraram que, apesar de todas as experiências de dificuldades e indisciplina reveladas nas narrativas, duas professoras parecem ainda encontrar motivação e esperança quanto à sua profissão. Além disso, percebemos que o modo como os professores veem sua realidade, seus alunos e seu trabalho são importantes para caracterizar sua prática profissional. Assim, acreditamos que o contexto e as experiências retratados nas narrativas podem ser caminhos que direcionem as ações desses professores em sala de aula e, consequentemente, possibilitem reflexões e mudanças no seu papel como educador.

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Referências

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Publicado

2016-09-29

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes