- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O ensino e as experiências nas narrativas de professores de Inglês
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar três narrativas de professores de língua inglesa em exercício, através das quais são reveladas experiências que dizem respeito ao processo de ensinar Inglês em contextos de instituições públicas no Brasil. Pautado no conceito de experiência (MICCOLI, 2010), buscamos compreender quais experiências emergem dessas narrativas e como elas influenciam na prática de ensino dos professores. Ademais, pretendemos analisar como os professores de Inglês se veem e quais desafios eles enfrentam nos seus contextos de trabalho. Os resultados desse estudo mostraram que, apesar de todas as experiências de dificuldades e indisciplina reveladas nas narrativas, duas professoras parecem ainda encontrar motivação e esperança quanto à sua profissão. Além disso, percebemos que o modo como os professores veem sua realidade, seus alunos e seu trabalho são importantes para caracterizar sua prática profissional. Assim, acreditamos que o contexto e as experiências retratados nas narrativas podem ser caminhos que direcionem as ações desses professores em sala de aula e, consequentemente, possibilitem reflexões e mudanças no seu papel como educador.
Palavras-chave
Narrativas; Experiências; Professores de Inglês; Realidade; Reflexões
Texto completo:
Referências
BAMBIRRA, M. R. A. Desenvolvendo a autonomia pelas trilhas da motivação, autoestima e identidade: uma experiência reflexiva. 2009. 249 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2009.
BARCELOS, A. M. F. Narrativas, crenças e experiências de aprender Inglês. Linguagem & Ensino, v. 9 , n. 2, p. 145-175, jul./dez. 2006.
DEWEY, J. What is thought? In: How we think. Lexington, MA: D.C. Heath, 1933. p.1-13.
HUSSERL, E. A Ideia da Fenomenologia. Tradução: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1990.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 1972.
LIMA, C. V. A. Experiências de indisciplina e aprendizagem: um estudo de caso em uma turma de um curso livre de Inglês. 2009. 168 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica)–Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2009.
MICCOLI, L. S. O desafio na prática docente em Inglês: o compromisso com a mudança. Conexão Ciência, Formiga, v. 2, n. 2, p. 37-51, 2005.
MICCOLI, L. S. A Experiência na Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras: levantamento, conceituação, referências e implicações para pesquisa. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 2, 2006, p. 207-248.
MICCOLI, L. S. Experiências de estudantes em processo de aprendizagem de Língua Inglesa: por mais transparência. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, n. 1, p. 197-224, 2007.
MICCOLI, L. S. Ensino e aprendizagem de Inglês: experiências, desafios e possibilidades. Campinas: Pontes Editores, 2010.
MICCOLI, L. S. Aproximando teoria e prática para professores de Línguas Estrangeiras. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
REGO, T. C. R. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva vygostkiana. In.: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.
Visitas a este artigo: 2807
Total de downloads do artigo: 2107