O ensino e as experiências nas narrativas de professores de Inglês

Annallena de Souza Guedes

ORCID iD Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Ilhéus Brasil

Eliene de Souza Paulino

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar três narrativas de professores de língua inglesa em exercício, através das quais são reveladas experiências que dizem respeito ao processo de ensinar Inglês em contextos de instituições públicas no Brasil. Pautado no conceito de experiência (MICCOLI, 2010), buscamos compreender quais experiências emergem dessas narrativas e como elas influenciam na prática de ensino dos professores. Ademais, pretendemos analisar como os professores de Inglês se veem e quais desafios eles enfrentam nos seus contextos de trabalho. Os resultados desse estudo mostraram que, apesar de todas as experiências de dificuldades e indisciplina reveladas nas narrativas, duas professoras parecem ainda encontrar motivação e esperança quanto à sua profissão. Além disso, percebemos que o modo como os professores veem sua realidade, seus alunos e seu trabalho são importantes para caracterizar sua prática profissional. Assim, acreditamos que o contexto e as experiências retratados nas narrativas podem ser caminhos que direcionem as ações desses professores em sala de aula e, consequentemente, possibilitem reflexões e mudanças no seu papel como educador.

Palavras-chave


Narrativas; Experiências; Professores de Inglês; Realidade; Reflexões


Texto completo:

Referências


BAMBIRRA, M. R. A. Desenvolvendo a autonomia pelas trilhas da motivação, autoestima e identidade: uma experiência reflexiva. 2009. 249 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2009.

BARCELOS, A. M. F. Narrativas, crenças e experiências de aprender Inglês. Linguagem & Ensino, v. 9 , n. 2, p. 145-175, jul./dez. 2006.

DEWEY, J. What is thought? In: How we think. Lexington, MA: D.C. Heath, 1933. p.1-13.

HUSSERL, E. A Ideia da Fenomenologia. Tradução: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1990.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 1972.

LIMA, C. V. A. Experiências de indisciplina e aprendizagem: um estudo de caso em uma turma de um curso livre de Inglês. 2009. 168 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica)–Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2009.

MICCOLI, L. S. O desafio na prática docente em Inglês: o compromisso com a mudança. Conexão Ciência, Formiga, v. 2, n. 2, p. 37-51, 2005.

MICCOLI, L. S. A Experiência na Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras: levantamento, conceituação, referências e implicações para pesquisa. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 2, 2006, p. 207-248.

MICCOLI, L. S. Experiências de estudantes em processo de aprendizagem de Língua Inglesa: por mais transparência. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, n. 1, p. 197-224, 2007.

MICCOLI, L. S. Ensino e aprendizagem de Inglês: experiências, desafios e possibilidades. Campinas: Pontes Editores, 2010.

MICCOLI, L. S. Aproximando teoria e prática para professores de Línguas Estrangeiras. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.

REGO, T. C. R. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva vygostkiana. In.: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p100-110

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2629

Total de downloads do artigo: 1954