Estratégias de cuidado para pacientes idosos com doença renal crônica em hemodiálise: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p130-136Palavras-chave:
Assistência à Saúde, Diagnóstico de Enfermagem, Idoso, Insuficiência Renal Crônica, Diálise RenalResumo
Nos últimos anos, houve um crescimento da população idosa e dos casos de Doença Renal Crônica (DRC) no Brasil. Cabe destacar que o processo de senescência acarreta subtrações fisiológicas no corpo, em maior ou menor grau, o que implica também um aumento dos casos de DRC em idosos. Dessa forma, o presente estudo buscou identificar o perfil do idoso com DRC em Terapia Renal Substitutiva (TRS) e os seus principais diagnósticos de enfermagem, a fim de traçar estratégias de cuidados mais importantes para idosos com DRC em hemodiálise. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Utilizaram-se as bases de dados: LILACS, SciELO e BDENF. A amostra final consistiu em 06 artigos, surgindo 3 categorias. Nos artigos elencados, identificou-se que os diagnósticos de enfermagem para o paciente idoso com DRC devem ser realizados pelo enfermeiro, pois minimiza complicações futuras. Este estudo revelou o perfil de pacientes idosos com DRC descrito na literatura e seus principais diagnósticos de enfermagem, revelando a fragilidade e a vulnerabilidade fisiológica, psicológica e social desses pacientes.
Downloads
Referências
BARDIN. L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Almedina, 2011. 280 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Critérios para a organização e funcionamento do cuidado da pessoa com doença renal crônica – DRC no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Portaria N° 1.675, de 7 de junho de 2018. Lex: Diário Oficial, Brasília, p. 31, 2018.
CARVALHO, F. P. et al. Avaliação da capacidade funcional de idosos com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise. Revista Saúde (Santa Maria), v. 42, n. 2, p. 175-84, 2016.
CLEMENTINO, D. C. et al. Pacientes em hemodiálise: importância do autocuidado com a fístula arteriovenosa. Revista de enfermagem UFPE, v. 12, n. 7, p. 1841-1852, 2018.
DEBONE, M. C. et al. Diagnósticos de enfermagem em idoso com doença renal crônica em hemodiálise. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 4, p. 833-839, 2017.
FERNANDES, M. G. M. et al. Diagnósticos de enfermagem do domínio atividade/ repouso evidenciados por idosos em tratamento hemodialítico. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 13, n. 4, p. 929-937, 2012.
JACOBI, C. S. et al. A dinâmica familiar frente ao idoso em tratamento pré-dialítico. Escola Anna Nery, v. 21, n. 1, p. e20170023, 2017.
OLIVEIRA, C. S. et al. Perfil dos pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. Revista Baiana de Enfermagem. 2015. v. 29, n. 1, p. 42-49.
PILGER, C. et al. Hemodiálise: significado e impacto para o idoso. Escola Anna Nery, v. 14, n. 4, p. 677-683, 2010.
QUINTANA, J. M.; HAMMERSCHMIDT, K. S. A.; SANTOS, S. S. C. Percepções de idosos que vivenciam o cuidado de enfermagem durante a hemodiálise. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 16, n. 3, p. 662-670, 2014.
RIBEIRO, K. R. A. cuidados de enfermagem aos pacientes com insuficiência renal crônica no ambiente hospitalar. São Paulo: Revista Recien, v. 6, n. 18, p. 26-35, 2016.
SANTOS, R. P.; ROCHA, D. L. B. Sistematização da Assistência de enfermagem ao idoso, portador de insuficiência renal crônica, hospitalizado. Revista Kairós, v. 16, n. 3, p. 237-253, 2013.
SESSO, R. C. et al. Inquérito Brasileiro de diálise crônica 2016. Brazilian Journal of Nephrology, v. 39, n. 3, p. 261-266, 2017.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Dia Mundial do Rim 2014. São Paulo, 2014. 2 p.
TAKEMOTO, A. Y. et al. Avaliação da qualidade de vida em idosos submetidos ao tratamento hemodialítico. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, n. 2, p. 256-262, 2011.
URSI, E. S; GALVÃO, C. M. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 14, n. 1, p. 124-131, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.