Brincar de aprender: ferramentas interdisciplinares no ensino da ortografia

Jamylle Rebouças Ouverney-King

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Ana Carolina Costa de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Maria das Graças Amorim Castro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Discutimos as ramificações do m-learning por meio da gamificação em uma aula de Português para uma turma de Ciências da Computação, com foco em ortografia, usando o aplicativo SoletrandoMob. Os jogos educativos e os recursos midiáticos possibilitam ao aluno aprender com mobilidade. O corpus é composto por parágrafos produzidos pelos alunos sobre o grau de satisfação em relação ao uso do aplicativo. A análise está fundamentada nas discussões sobre a gamificação, o software educacional e o m-learning. Concluímos que o uso da tecnologia, que se apoia no m-learning e na gamificação, faz com que os alunos utilizem o smartphone de uma maneira inteligente, para consolidar o conhecimento ou ainda aprender novos conteúdos. Além disso, o SoletrandoMob, quando associado ao ensino da Língua Portuguesa, representa uma rica contribuição para aproximação entre a aprendizagem e o entretenimento de forma interdisciplinar. Ao contrário do que pode ser pensado, o uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula deixou a esfera da ousadia e tem se tornado uma ferramenta natural.

Palavras-chave


Língua Portuguesa; Software educacional; Gamificação; M-learning; Interdisciplinaridade


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p121-131

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