Modelagem matemática aplicada no sistema Mandala: um estudo voltado para a produção sustentável
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n52p228-238Palavras-chave:
Modelagem matemática, Mandala, Recursos hídricos, Produção sustentávelResumo
Este trabalho tem como objetivo principal analisar a melhor forma de produção no sistema Mandala, a partir da construção de um modelo matemático coerente. Nessa perspectiva, a modelagem matemática tem sua importância quando se busca maximizar a produção em ambientes com pouca quantidade de água disponível. Diante dos pressupostos, advém o seguinte questionamento: Qual a melhor forma de se utilizar a modelagem matemática para analisar a produtividade em canteiro no sistema Mandala, de modo a atender aos requisitos de geração de renda para pequenas famílias rurais? Os procedimentos se basearam na aplicação dos métodos: revisão bibliográfica, descritivo, exploratório e quantitativo. Foram usados dados fornecidos em documentos científicos importantes para especificar o modelo matemático e os tipos de culturas para melhor produtividade e renda. Por fim, foram apresentadas as considerações finais enfatizando os resultados a partir dos dados obtidos com o modelo matemático desenvolvido e suas possíveis contribuições para o problema proposto na pesquisa.
Downloads
Referências
ALÍPIO, M. A. de S. O Sistema de produção de Mandalas implantado no assentamento Acauã no município de Aparecida - PB. 2015. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2015. Disponível em: http://www.cfp.ufcg.edu.br/geo/monografias/MARIA%20APARECIDA%20DE%20SOUSA%20ALIPIO.pdf. Acesso em: 05 jan. 2020.
BEAN, D. O que é modelagem matemática? Educação matemática em revista, São Paulo, v. 8, n. 9/10, p. 49-57, abr. 2001. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/1689. Acesso em: 05 jan. 2020.
CIFUENTES, J. C.; NEGRELLI, L. G. Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 26, n. 43, p. 791-815, ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2012000300003. Acesso em: 05 jan. 2020
DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos da Matemática Elementar: geometria plana. 9. ed. [S.l.]: Atual Editora, 2013.
FBB - Fundação Banco do Brasil. PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável: mais alimento, trabalho e renda no campo. Brasília: Fundação Banco do Brasil, 2009. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/622CBB8598A2EB538325764000649C2F/$File/NT0004294A.pdf. Acesso em: 08 jan. 2020
LOPES, L. Manual das funções exponenciais e logarítmicas. Rio de Janeiro: Interciência, 1999.
SOUSA, F. S. de. Uma análise sobre o projeto Mandalas implantado na comunidade assentamento Acauã no município de Aparecida - PB. 2014. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2014. Disponível em: http://www.cfp.ufcg.edu.br/geo/monografias/FERNANDA%20SICUPIRA%20DE%20SOUSA.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.