Análise sobre estratégias pré-curricular e curricular para redução da retenção e da evasão no curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa

Natália Nara Janner

ORCID iD Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil

Rodolfo Rodrigues

ORCID iD Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil

Valesca Brasil Irala

ORCID iD Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Brasil

Resumo

A evasão e a retenção no ensino superior apresentam índices preocupantes e têm sido bastante discutidas em nível nacional e mundial, com o propósito de identificar suas causas e buscar soluções capazes de reduzir a ocorrência de tais fenômenos. Neste artigo, objetiva-se descrever e identificar o impacto de estratégias pré-curricular e curricular adotadas pelo curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa para minimizar tal cenário em âmbito local. Como estratégia pré-curricular, estabeleceram-se pesos diferentes por área do conhecimento no ingresso, feito através das provas do ENEM/SiSU. Já como estratégia curricular, adotou-se uma medida de flexibilização, substituindo a exigência de pré-requisitos por disciplina para pré-requisitos por carga horária integralizada, mantendo os pré-requisitos anteriores apenas como recomendados. Após essa implementação, a estratégia pré-curricular de alteração dos pesos no SiSU evidenciou um aumento na média das notas e uma redução no número de reprovações dos ingressantes no primeiro semestre. Já a estratégia curricular resultou em um número significativo de discentes que obtiveram aprovação, mesmo sem os pré-requisitos recomendados, facilitando o seu progresso no curso. Além disso, houve aumento no número de formados por turma, o que indica uma redução imediata do quadro da retenção a partir das estratégias adotadas.

Palavras-chave


Ensino superior; Flexibilização curricular; Engenharia; Ingressantes; Pré-requisitos


Texto completo:

Referências


ANDERTON, Ryan S.; EVANS, Tess; CHIVERS, Paola T. Predicting academic success of health science students for first year anatomy and physiology. International Journal of Higher Education, Beaver Creek, Canadá, v. 5, n. 1, p. 250-260, 2016. DOI: https://doi.org/10.5430/ijhe.v5n1p250.

ARTIGAS, Laila Valduga; GOMES, Júlio. Avaliação da ausência de pré-requisitos na retenção em disciplinas do curso de Engenharia Civil da UFPR. Revista Principia, João Pessoa, n. 39, p. 39-45, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p39-45.

BARRETO, Caio H. R.; VERAS, Auerê V.; ROCHA, Felizardo A.; CEZÁRIO, João V. M.; FERRAZ, Lorena L.; REIS, Ricardo da S. Análise de retenção no curso de Engenharia Elétrica do IFBA de Vitória da Conquista sob a perspectiva dos alunos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 45., 2017, Joinville. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2017. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE17&codigo=COBENGE17_00009_00000702.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

BRASIL. Decreto n° 7.948, de 12 de março de 2013. Dispõe sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 150, n. 49, p. 3, 13 mar. 2013. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&data=13/03/2013&pagina=3. Acesso em: 12 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 147, n. 18, p. 80-81, 27 jan. 2010. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=27/01/2010&jornal=1&pagina=80. Acesso em: 12 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. Dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada - Sisu. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 149, n. 214, p. 8-9, 6 de novembro de 2012. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=06/11/2012&jornal=1&pagina=8. Acesso em: 12 jan. 2020.

CAVALCANTI, José Roberto de Souza; MARINHO, Manoel Henrique da Nobrega; ARAÚJO, Rafael Assis Rodrigues de; SILVA, Luciana Cássia Lima da; PRADO, Amanda Rafaely Monte do; ARRUDA, Arthur Moura de; MOURA, Maria Irene Marçal de; GONÇALVES, Pollyana Maria Ramos; PEREIRA, Marina Pimentel de Andrade. A influência do curso de Matemática Básica no desempenho acadêmico dos discentes em Cálculo I: estudo de caso da Escola Politécnica de Pernambuco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 46., 2018, Salvador. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2018. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE18&codigo=COBENGE18_00055_00001166.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

HERNÁNDEZ-JIMÉNEZ, María Teresa; MOREIRA-MORA, Tania Elena; SOLÍS-SALAZAR, Martín; FERNÁNDEZ-MARTÍN, Tatiana. Estudio descriptivo de variables sociodemográficas y motivacionales asociadas a la deserción: la perspectiva de personas universitarias de primer ingreso. Revista Educación, San José, Costa Rica, v. 44, n. 1, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v44i1.37247.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse estatística da educação superior 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 12 jan. 2020.

KATO, Edilson R. R.; FRANÇA, Celso A. de; ARAUJO, Luis A. O. Análise da retenção de discentes de cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da UFSCAR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 45., 2017, Joinville. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2017. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE17&codigo=COBENGE17_00009_00000043.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

MORENO, Jacqueline Elizabet; CHIECHER, Analía Claudia. Abandono en carreras de Ingeniería. Un estudio de los aspectos académicos, socio-demográficos, laborales y vitales. Cuadernos de Investigación Educativa, Montevideo, Uruguay, v. 10, n. 2, p. 73-90, 2019. DOI: https://doi.org/10.18861/cied.2019.10.2.2908.

PEREIRA, Rafael Henrique Moraes; NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M.; ARAÚJO, Thiago Costa. Projeções de mão de obra qualificada no Brasil: cenários para a disponibilidade de engenheiros até 2020. Revista Brasileira de Estudos de População, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 519-548, jul. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982013000200010.

RIOS, Jaime Roberto Teixeira; SANTOS, Adilson Pereira dos; NASCIMENTO, Caroline. Evasão e retenção no ciclo básico dos cursos de engenharia da Escola de Minas da UFOP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 29., 2001, Porto Alegre. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2001. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/18/trabalhos/APP020.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

SACCARO, Alice; FRANÇA, Marco Túlio Aniceto; JACINTO, Paulo de Andrade. Fatores associados à evasão no ensino superior brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 337-373, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0101-41614925amp.

SCALI, Danyelle Freitas. Evasão nos cursos superiores de tecnologia: a percepção dos estudantes sobre seus determinantes. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251456. Acesso em: 12 jan. 2020.

SILVA, Rosenir Rita de Cássia Moreira da; MAINIER, Fernando Benedicto; PASSOS, Fabio Barboza. A contribuição da disciplina de Introdução a Engenharia Química no diagnóstico da evasão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 51, p. 261-277, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000200008.

SOUSA, António Carlos Corte-Real de; OLIVEIRA, Carlos Alberto Bragança de; BORGES, José Luís Cabral Moura. Utilização do sucesso acadêmico para prever o abandono escolar de estudantes do ensino superior: um caso de estudo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-19, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201844180590.

TINTO, Vincent. Completing college: rethinking institutional action. Chicago: The University of Chicago Press, 2012. 240 p.

UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto pedagógico de curso - Engenharia Química. 2010. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/93/1/PPC_Engenharia Química_Bagé.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.

UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto pedagógico de curso - Engenharia Química. 2019. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/93/6/PPC_Eng_Quimica_Bagé.pdf. Acesso em: 7 jan. 2020.

UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Conselho Universitário. Resolução n° 29, de 28 de abril de 2011. Aprova as normas básicas de graduação, controle e registro das atividades acadêmicas. Bagé, RS: UNIPAMPA, 2011. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/consuni/files/2018/11/res-29_2011-normas-basicas-de-graduacao-alterada-pela-res-225-1.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.

WATANABE, Flávio Y.; ANTONIALLI, Armando I. S.; AROCA, Rafael V.; FRANCO, Vitor R.; ANTONIALLI, Karina T. S. O ingresso no ensino superior: desafios e preocupações com o desempenho acadêmico e o equilíbrio emocional dos estudantes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 44., 2016, Natal. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2016. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/3/anais/anais/159956.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n52p216-227

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1518

Total de downloads do artigo: 645