Análise sobre estratégias pré-curricular e curricular para redução da retenção e da evasão no curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n52p216-227Palavras-chave:
Ensino superior, Flexibilização curricular, Engenharia, Ingressantes, Pré-requisitosResumo
A evasão e a retenção no ensino superior apresentam índices preocupantes e têm sido bastante discutidas em nível nacional e mundial, com o propósito de identificar suas causas e buscar soluções capazes de reduzir a ocorrência de tais fenômenos. Neste artigo, objetiva-se descrever e identificar o impacto de estratégias pré-curricular e curricular adotadas pelo curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa para minimizar tal cenário em âmbito local. Como estratégia pré-curricular, estabeleceram-se pesos diferentes por área do conhecimento no ingresso, feito através das provas do ENEM/SiSU. Já como estratégia curricular, adotou-se uma medida de flexibilização, substituindo a exigência de pré-requisitos por disciplina para pré-requisitos por carga horária integralizada, mantendo os pré-requisitos anteriores apenas como recomendados. Após essa implementação, a estratégia pré-curricular de alteração dos pesos no SiSU evidenciou um aumento na média das notas e uma redução no número de reprovações dos ingressantes no primeiro semestre. Já a estratégia curricular resultou em um número significativo de discentes que obtiveram aprovação, mesmo sem os pré-requisitos recomendados, facilitando o seu progresso no curso. Além disso, houve aumento no número de formados por turma, o que indica uma redução imediata do quadro da retenção a partir das estratégias adotadas.
Downloads
Referências
ANDERTON, Ryan S.; EVANS, Tess; CHIVERS, Paola T. Predicting academic success of health science students for first year anatomy and physiology. International Journal of Higher Education, Beaver Creek, Canadá, v. 5, n. 1, p. 250-260, 2016. DOI: https://doi.org/10.5430/ijhe.v5n1p250.
ARTIGAS, Laila Valduga; GOMES, Júlio. Avaliação da ausência de pré-requisitos na retenção em disciplinas do curso de Engenharia Civil da UFPR. Revista Principia, João Pessoa, n. 39, p. 39-45, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p39-45.
BARRETO, Caio H. R.; VERAS, Auerê V.; ROCHA, Felizardo A.; CEZÁRIO, João V. M.; FERRAZ, Lorena L.; REIS, Ricardo da S. Análise de retenção no curso de Engenharia Elétrica do IFBA de Vitória da Conquista sob a perspectiva dos alunos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 45., 2017, Joinville. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2017. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE17&codigo=COBENGE17_00009_00000702.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.
BRASIL. Decreto n° 7.948, de 12 de março de 2013. Dispõe sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 150, n. 49, p. 3, 13 mar. 2013. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&data=13/03/2013&pagina=3. Acesso em: 12 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 147, n. 18, p. 80-81, 27 jan. 2010. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=27/01/2010&jornal=1&pagina=80. Acesso em: 12 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. Dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada - Sisu. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 149, n. 214, p. 8-9, 6 de novembro de 2012. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=06/11/2012&jornal=1&pagina=8. Acesso em: 12 jan. 2020.
CAVALCANTI, José Roberto de Souza; MARINHO, Manoel Henrique da Nobrega; ARAÚJO, Rafael Assis Rodrigues de; SILVA, Luciana Cássia Lima da; PRADO, Amanda Rafaely Monte do; ARRUDA, Arthur Moura de; MOURA, Maria Irene Marçal de; GONÇALVES, Pollyana Maria Ramos; PEREIRA, Marina Pimentel de Andrade. A influência do curso de Matemática Básica no desempenho acadêmico dos discentes em Cálculo I: estudo de caso da Escola Politécnica de Pernambuco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 46., 2018, Salvador. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2018. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE18&codigo=COBENGE18_00055_00001166.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
HERNÁNDEZ-JIMÉNEZ, María Teresa; MOREIRA-MORA, Tania Elena; SOLÍS-SALAZAR, Martín; FERNÁNDEZ-MARTÍN, Tatiana. Estudio descriptivo de variables sociodemográficas y motivacionales asociadas a la deserción: la perspectiva de personas universitarias de primer ingreso. Revista Educación, San José, Costa Rica, v. 44, n. 1, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v44i1.37247.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse estatística da educação superior 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 12 jan. 2020.
KATO, Edilson R. R.; FRANÇA, Celso A. de; ARAUJO, Luis A. O. Análise da retenção de discentes de cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da UFSCAR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 45., 2017, Joinville. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2017. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_submetidos.php?acao=abrir&evento=COBENGE17&codigo=COBENGE17_00009_00000043.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.
MORENO, Jacqueline Elizabet; CHIECHER, Analía Claudia. Abandono en carreras de Ingeniería. Un estudio de los aspectos académicos, socio-demográficos, laborales y vitales. Cuadernos de Investigación Educativa, Montevideo, Uruguay, v. 10, n. 2, p. 73-90, 2019. DOI: https://doi.org/10.18861/cied.2019.10.2.2908.
PEREIRA, Rafael Henrique Moraes; NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M.; ARAÚJO, Thiago Costa. Projeções de mão de obra qualificada no Brasil: cenários para a disponibilidade de engenheiros até 2020. Revista Brasileira de Estudos de População, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 519-548, jul. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982013000200010.
RIOS, Jaime Roberto Teixeira; SANTOS, Adilson Pereira dos; NASCIMENTO, Caroline. Evasão e retenção no ciclo básico dos cursos de engenharia da Escola de Minas da UFOP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 29., 2001, Porto Alegre. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2001. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/18/trabalhos/APP020.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.
SACCARO, Alice; FRANÇA, Marco Túlio Aniceto; JACINTO, Paulo de Andrade. Fatores associados à evasão no ensino superior brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 337-373, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0101-41614925amp.
SCALI, Danyelle Freitas. Evasão nos cursos superiores de tecnologia: a percepção dos estudantes sobre seus determinantes. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251456. Acesso em: 12 jan. 2020.
SILVA, Rosenir Rita de Cássia Moreira da; MAINIER, Fernando Benedicto; PASSOS, Fabio Barboza. A contribuição da disciplina de Introdução a Engenharia Química no diagnóstico da evasão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 51, p. 261-277, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000200008.
SOUSA, António Carlos Corte-Real de; OLIVEIRA, Carlos Alberto Bragança de; BORGES, José Luís Cabral Moura. Utilização do sucesso acadêmico para prever o abandono escolar de estudantes do ensino superior: um caso de estudo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-19, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201844180590.
TINTO, Vincent. Completing college: rethinking institutional action. Chicago: The University of Chicago Press, 2012. 240 p.
UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto pedagógico de curso - Engenharia Química. 2010. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/93/1/PPC_Engenharia Química_Bagé.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.
UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Campus Bagé. Projeto pedagógico de curso - Engenharia Química. 2019. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/93/6/PPC_Eng_Quimica_Bagé.pdf. Acesso em: 7 jan. 2020.
UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Conselho Universitário. Resolução n° 29, de 28 de abril de 2011. Aprova as normas básicas de graduação, controle e registro das atividades acadêmicas. Bagé, RS: UNIPAMPA, 2011. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/consuni/files/2018/11/res-29_2011-normas-basicas-de-graduacao-alterada-pela-res-225-1.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.
WATANABE, Flávio Y.; ANTONIALLI, Armando I. S.; AROCA, Rafael V.; FRANCO, Vitor R.; ANTONIALLI, Karina T. S. O ingresso no ensino superior: desafios e preocupações com o desempenho acadêmico e o equilíbrio emocional dos estudantes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 44., 2016, Natal. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2016. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/3/anais/anais/159956.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.