Produção de biodiesel metílico de soja com o auxílio de um coletor solar sustentável
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n29p105-109Palavras-chave:
Biodiesel, Coletores Solares, Energia Solar.Resumo
A busca por fontes de energia alternativas tem aumentado substancialmente na última década, devido à expectativa de diminuição gradativa das reservas de petróleo e aumento da preocupação com as questões ambientais. O biodiesel vem se consolidando como potencial substituto para o diesel, porém um dos gargalos da produção ainda é o custo operacional. Uma alternativa ao processo é utilizar coletores solares para realizar o aquecimento da reação de transesterificação. O presente trabalho propôs a construção de um protótipo de coletor solar constituído de matérias potencialmente recicláveis como garrafas PET e embalagens do tipo Tetra Pak. As garrafas PET foram recortadas na sua parte inferior para um encaixe futuro, tendo como função a proteção da parte absorvedora do painel do protótipo. As embalagens Tetra Pak foram pintadas de preto fosco em apenas um dos lados com intuito de absorver com maior eficiência os raios solares. Após a construção do coletor, foram realizados testes de aquecimento para verificar se este forneceria a temperatura mínima desejada para haver a reação de transesterificação. O perfil de ésteres presentes no biodiesel bem como o seu teor de éster foram avaliados por cromatografia gasosa e seu valor enquadrado na Resolução ANP N° 45 de 2014.Downloads
Referências
BRASIL. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Resolução nº 45, de 25 de agosto de 2014. Disponível em: http://nxt.anp.gov.br/NXT/gateway.dll/leg/resolucoes_anp/2014/agosto/ranp45 - 2014.xml. Acesso em: 14 abr. 2015.
AGENEAL. Energias Renováveis. Disponível em: http://www.ageneal.pt/content01.asp?BTreeID=00/01&treeID=00/01&newsID=8. Acesso em: 30 mar. 2014.
ALANO, J. A. Manual sobre a construção e instalação do aquecedor solar com descartáveis. Disponível em: http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm. Acesso em: 13 fev. 2014.
ALAMSYAH, R.; TAMBUNAN, A. H.; PURWANTO, Y. A.; KUSDIANA, D. Comparison of static-mixer and blade agitator reactor in biodiesil production. Agric. Eng. Inter.: the CICR E journal, v. 12, n. 1, mar. 2010.
ALVES, M. X. B.; MARTINIANO JR., A.; DRUMMOND, A. R. F.; PEREIRA, F. S. G.; MELO, G. O.; MELO, J. A.; ALMEIDA, L. M.; Biodiesel de óleo de fritura: Inclusão social e menos poluição em regiões metropolitanas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 4.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 1., João Pessoa. Anais... Campina Grande: Embrapa Algodão, 2010. p. 24-29.
CAVALCANTI, L. A. P. Reologia e melhoramento das propriedades de escoamento a frio de biodiesel e suas misturas BX. 2013. 209 f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
DUHAM M. T.; IVERSON, B. D. High-efficiency thermodynamic power cycles for concentrated solar power systems. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 30, p. 758-770, 2014.
KNOTHE, G.; GERPEN, J. V.; KRAHL, J.; RAMOS, L. P. Manual de Biodiesel. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.
MOSER, B. R. Biodiesel production, properties, and feedstocks. Vitro Cell. Des. Biol.-Plant, v. 45, n. 3, p. 229-266, 2009.
RAMÍREZ-VERDUZCO, L. F.; RODRÍGUEZRODRÍGUEZ, J. E.; JARAMILLO-JACOB, A. R. Predicting cetane number, kinematic viscosity, density and higher heating value of biodiesel from its fatty acid methyl ester composition. Fuel, v. 91, n. 1, p. 102-111, 2012.
SCHUCK, M. L. R. Coletor solar para préaquecimento do ar em sistemas de secagem, estudo de caso – cura do tabaco. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)–Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
ULLON, V. L. N. Aquecedor solar com recicláveis. Engenharia elétrica UNIOESTE, Foz do Iguaçu, jul. 2007. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAADbkAC/aquecedor-solar#>. Acesso em: 04 dez. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.