Satisfação e qualidade de vida no serviço público: um estudo com professores substitutos do curso de Administração do Campus VII da UEPB

Francisca Rozângela Lopes de Sousa

ORCID iD Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Jacqueline Echeverría Barrancos

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Mary Dayane Souza Silva

Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) Brasil

Érika Lira da Silva

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Mayara Muniz de Oliveira

ORCID iD Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Mariana Ferreira Pessoa

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi analisar a satisfação quanto à qualidade de vida no trabalho dos professores substitutos do curso de Administração do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio de uma pesquisa do tipo survey. Os dados foram coletados a partir de um questionário estruturado aplicado a 13 (treze) professores contratados e, posteriormente, analisados por estatística descritiva básica. Os resultados demonstram uma distribuição igualitária e predominante de opiniões de salário/remuneração de 30,8% de satisfeitos e 30,8% de insatisfeitos. No que se refere à importância das atividades ou do trabalho que realizam, 61,5% demonstram estar satisfeitos. Quando questionados sobre avaliação de desempenho no trabalho, 53,8% dizem estar satisfeitos. Sobre valorização de ideias e iniciativas no trabalho, 46,2% estão satisfeitos e 7,7%, insatisfeitos. Finalmente, quando questionados sobre o orgulho de realizar o trabalho, 53,8% dos respondentes afirmaram estar muito satisfeitos. Assim, a pesquisa demonstrou que grande parte dos professores diz estar satisfeita com as condições de trabalho propostas pela instituição, o que é bastante significativo, uma vez que não existe a oferta de benefícios específicos, a exemplo da retribuição por titulação.

Palavras-chave


Satisfação; Qualidade de vida no trabalho; Professor; Ensino superior


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n52p105-116

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