Intervenção educativa em pacientes com asma: um estudo de revisão integrativa

Letícia Maria da Silva

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Renata Ramos Tomaz

ORCID iD Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Resumo

A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e limitação variável ao fluxo aéreo. Atualmente a asma é a patologia crônicademaiorprevalência, afetando cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Este trabalho teve como objetivo identificar os efeitos das intervenções educativas em indivíduos com asma bem como observar evidências dessas intervenções no controle e manejo da doença. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, de abordagem quantitativo-descritiva. Foram localizados 86 artigos nos dois cruzamentos realizados, dos quais, após a aplicação dos critérios de inclusão, 16 fizeram parte deste trabalho. Constatamos que o conhecimento sobre a asma é de fundamental importância, pois atua diretamente no controle e manejo da doença, cuidados que devem abranger os pacientes e seus familiares, para que assim todos possam ter um conhecimento adequado e satisfatório sobre a doença.

Palavras-chave


Asma; Educação em saúde; Fisioterapia


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p52-61

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