Intervenção educativa em pacientes com asma: um estudo de revisão integrativa

Letícia Maria da Silva

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Renata Ramos Tomaz

ORCID iD Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Resumo

A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e limitação variável ao fluxo aéreo. Atualmente a asma é a patologia crônicademaiorprevalência, afetando cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Este trabalho teve como objetivo identificar os efeitos das intervenções educativas em indivíduos com asma bem como observar evidências dessas intervenções no controle e manejo da doença. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, de abordagem quantitativo-descritiva. Foram localizados 86 artigos nos dois cruzamentos realizados, dos quais, após a aplicação dos critérios de inclusão, 16 fizeram parte deste trabalho. Constatamos que o conhecimento sobre a asma é de fundamental importância, pois atua diretamente no controle e manejo da doença, cuidados que devem abranger os pacientes e seus familiares, para que assim todos possam ter um conhecimento adequado e satisfatório sobre a doença.

Palavras-chave


Asma; Educação em saúde; Fisioterapia


Texto completo:

Referências


AMARAL, Lígia Menezes do; PALMA, Pamella Valente; LEITE, Isabel Cristina Gonçalves. Evolução das políticas públicas e programas de controle da asma no Brasil sob a perspectiva dos consensos. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 38, n. 4, p. 518-525, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-37132012000400015. Acesso em: 24 ago. 2018.

BETTENCOURT, Ana Rita de Cassia et al. Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro. Jornal de Pneumologia, v. 28, n. 4, p. 193-200, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-35862002000400004. Acesso em: 06 mar. 2019.

BIMESTRAL, Publicação. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia Tisiologia para o manejo da asma-2012. Jornal brasileiro de pneumologia, v. 38, n. Suplemento 1, 2012. Disponivel em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/Diretrizes__Sociedade_Brasileira_Pneumologia-Tisiologia_Manejo_Asma-2012.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.

BOULET, Louis-Philippe et al.Benefits of an asthma education program provided at primary care sites on asthma outcomes. Respiratory medicine, v. 109, n. 8, p. 991-1000, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rmed.2015.05.004. Acesso em: 02 ago. 2018.

BRASIL. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2015/01/asma-atinge-6-4-milhoes-de-brasileiros. Acesso em: 14 abr. 2019.

CARVALHO COELHO, Ana Carla et al. The impacts of educational asthma interventions in schools: a systematic review of the literature. Canadian respiratory journal, v. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2016/8476206. Acesso em: 09 mai. 2019.

CIDADE, Simone Falcão et al. Educação em asma: principais técnicas adotadas em programas de intervenção. Sci Med, v. 24, n. 3, p. 297-306, 2014.Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica. Acesso em: 20 out. 2018.

DALCIN, Paulo de Tarso Roth et al. Impacto de uma intervenção educacional de curta duração sobre a adesão ao tratamento e controle da asma. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 37, n. 1, p. 19-27, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-37132011000100005. Acesso em: 20 out. 2018.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista interdisciplinar científica aplicada, Blumenau-SC. v. 2, n. 3, p. 1-13, 2008.

DE LAVOR CORIOLANO, Maria Wanderleya et al. Repercussão de uma intervenção educativa com agentes comunitários de saúde nas condições ambientais de domicílios de crianças asmáticas. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 37, n. 3, p. 317-325, 2011.Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9184. Acesso em: 24 ago. 2018.

DE LIMA QUEIROZ, Layo Nikson Oliveira; NAZÁRIO, Nazaré Otilia. Efeitos de uma intervenção educativa individualizada nos pacientes em tratamento e avaliação da qualidade de vida de pacientes portadores de asma sem tratamento e portadores de outras comorbidades. Cadernos Acadêmicos, v. 4, n. 2, p. 205-207, 2013. Disponivel em: file:///C:/Users/PC/Downloads/1780-3597-1-PB%20(1).PDF. Acesso em: 14 abr. 2019.

DÜRR, Selina et al. The Integrated Care of Asthma in Switzerland (INCAS) study: changes in asthma control and perception of health care through asthma education. Respiration, v. 94, n. 5, p. 416-423, 2017. https://doi.org/10.1159/000478945. Acesso em: 15 ago. 2018.

FUHRMAN, Claire et al.Hospitalizations for asthma in children are linked to under treatment and insufficient asthma education. Journal of Asthma, v. 48, n. 6, p. 565-571, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.3109/02770903.2011.580031 Acesso em: 19 nov. 2018.

HALL, John E.; GUYTON Arthur. C. Tratado de fisiologia médica. Elsevier Health Sciences, 2011.

KUBO, Aparecida Valéria et al. Educação em saúde sobre asma brônquica na atenção primária. DOI: 2013.10.7322/abcshs.v38i2.13 Disponivel em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4103. Acesso em: 14 abr. 2019.

MACEDO, Luciana Bilitário; ARAÚJO, Camila Biscaia Silva; DIAS, Cristiane Maria Carvalho Costa. Efeitos dos programas educacionais em pacientes com asma: revisão sistemática. Assobrafir Ciência, v. 3, n. 2, p. 43-52, 2012. Disponivel em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/rebrafis/article/view/12247/11800. Acesso em: 25 nov. 2018.

NAZARIO, Nazare Otilia et al.Efeito de uma intervenção educativa individualizada na qualidade de vida de pacientes portadores de asma persistente.2007. Disponivel em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90265. Acesso em: 20 out. 2018.

PRAENA-CRESPO, M. et al. Asthma education taught by physical education teachers at grade schools: A randomised cluster trial. Allergologia et Immunopathologia, v. 45, n. 4, p. 375-386, 2017.Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.aller.2016.10.022. Acesso em: 02 ago. 2018.

RODRIGUES, Carmen Denise Borba; PEREIRA, Rosemary Ricarda Petrik; DALCIN, Paulo de Tarso Roth. Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada. Jornal brasileiro de pneumologia. Vol. 329, n. 3 (Maio/Jun. 2013), p. 272-279, 2013. Disponivel em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/129097/000903482.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 09 mai. 2019.

RONCADA, Cristian et al. Levels of knowledge about asthma of parents of asthmatic children. Einstein (São Paulo), v. 16, n. 2, 2018.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082018ao4204. Acesso em: 19 nov. 2018.

SANTOS, Tássia Natalie Nascimento et al. Fatores associados ao conhecimento de crianças e adolescentes asmáticos sobre a asma. Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia, v. 2, n. 4, p. 139-146, 2014. Disponivel em: http://aaai-asbai.org.br/detalhe_artigo.asp?id=700. Acesso em: 06 mar. 2019.

SANTANA, Lívia Fonseca da Silva Carvalho de Azevedo et al. Intervenções educativas em asma na infância: uma revisão analítica da literatura. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 31, n. 5, p. 445-458, 2005.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132005000500013. Acesso em: 25 nov. 2018.

SILVA, Cláudia Maria Gomes Mendes da. Perceção de sintomas e de gravidade, qualidade de vida e gestão familiar da asma pediátrica: caracterização e intervenção. 2015. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.6/3978. Acesso em: 19 nov. 2018.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, MICHELLY Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponivel em: https://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102. Acesso em: 09 mai. 2019.

STEPHAN, Ana Maria Siga; COSTA, Juvenal Soares Dias da. Conhecimento sobre asma das mães de crianças acometidas pela patologia, em área coberta pelo Programa Saúde da Família. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 12, p. 671-679, 2009. Disponivel em: https://www.scielosp.org/article/rbepid/2009.v12n4/671-679/. Acesso em: 15 ago. 2018.

VIEIRA, Jeorge Wagner da Conceição; SILVA, Anderson Aquiles; OLIVEIRA, Flávia Márcia. Conocimiento y impacto sobre el manejo de las crisis de los portadores de asma. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 6, p. 853-857, 2008.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000600010. Acesso em: 02 ago. 2018.

III Consenso Brasileiro no Manejo da Asma. Jornal brasileiro de pneumologia 28 (Supl 1) – junho de 2002. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2015/02/cons_asma_2002_s03.pdf. Acesso em: 06 mar. 2019.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p52-61

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1381

Total de downloads do artigo: 1184