Intervenção educativa em pacientes com asma: um estudo de revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p52-61Palavras-chave:
Asma, Educação em saúde, FisioterapiaResumo
A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e limitação variável ao fluxo aéreo. Atualmente a asma é a patologia crônicademaiorprevalência, afetando cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Este trabalho teve como objetivo identificar os efeitos das intervenções educativas em indivíduos com asma bem como observar evidências dessas intervenções no controle e manejo da doença. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, de abordagem quantitativo-descritiva. Foram localizados 86 artigos nos dois cruzamentos realizados, dos quais, após a aplicação dos critérios de inclusão, 16 fizeram parte deste trabalho. Constatamos que o conhecimento sobre a asma é de fundamental importância, pois atua diretamente no controle e manejo da doença, cuidados que devem abranger os pacientes e seus familiares, para que assim todos possam ter um conhecimento adequado e satisfatório sobre a doença.
Downloads
Referências
AMARAL, Lígia Menezes do; PALMA, Pamella Valente; LEITE, Isabel Cristina Gonçalves. Evolução das políticas públicas e programas de controle da asma no Brasil sob a perspectiva dos consensos. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 38, n. 4, p. 518-525, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-37132012000400015. Acesso em: 24 ago. 2018.
BETTENCOURT, Ana Rita de Cassia et al. Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro. Jornal de Pneumologia, v. 28, n. 4, p. 193-200, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-35862002000400004. Acesso em: 06 mar. 2019.
BIMESTRAL, Publicação. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia Tisiologia para o manejo da asma-2012. Jornal brasileiro de pneumologia, v. 38, n. Suplemento 1, 2012. Disponivel em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/Diretrizes__Sociedade_Brasileira_Pneumologia-Tisiologia_Manejo_Asma-2012.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.
BOULET, Louis-Philippe et al.Benefits of an asthma education program provided at primary care sites on asthma outcomes. Respiratory medicine, v. 109, n. 8, p. 991-1000, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rmed.2015.05.004. Acesso em: 02 ago. 2018.
BRASIL. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2015/01/asma-atinge-6-4-milhoes-de-brasileiros. Acesso em: 14 abr. 2019.
CARVALHO COELHO, Ana Carla et al. The impacts of educational asthma interventions in schools: a systematic review of the literature. Canadian respiratory journal, v. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2016/8476206. Acesso em: 09 mai. 2019.
CIDADE, Simone Falcão et al. Educação em asma: principais técnicas adotadas em programas de intervenção. Sci Med, v. 24, n. 3, p. 297-306, 2014.Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica. Acesso em: 20 out. 2018.
DALCIN, Paulo de Tarso Roth et al. Impacto de uma intervenção educacional de curta duração sobre a adesão ao tratamento e controle da asma. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 37, n. 1, p. 19-27, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-37132011000100005. Acesso em: 20 out. 2018.
DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista interdisciplinar científica aplicada, Blumenau-SC. v. 2, n. 3, p. 1-13, 2008.
DE LAVOR CORIOLANO, Maria Wanderleya et al. Repercussão de uma intervenção educativa com agentes comunitários de saúde nas condições ambientais de domicílios de crianças asmáticas. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 37, n. 3, p. 317-325, 2011.Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9184. Acesso em: 24 ago. 2018.
DE LIMA QUEIROZ, Layo Nikson Oliveira; NAZÁRIO, Nazaré Otilia. Efeitos de uma intervenção educativa individualizada nos pacientes em tratamento e avaliação da qualidade de vida de pacientes portadores de asma sem tratamento e portadores de outras comorbidades. Cadernos Acadêmicos, v. 4, n. 2, p. 205-207, 2013. Disponivel em: file:///C:/Users/PC/Downloads/1780-3597-1-PB%20(1).PDF. Acesso em: 14 abr. 2019.
DÜRR, Selina et al. The Integrated Care of Asthma in Switzerland (INCAS) study: changes in asthma control and perception of health care through asthma education. Respiration, v. 94, n. 5, p. 416-423, 2017. https://doi.org/10.1159/000478945. Acesso em: 15 ago. 2018.
FUHRMAN, Claire et al.Hospitalizations for asthma in children are linked to under treatment and insufficient asthma education. Journal of Asthma, v. 48, n. 6, p. 565-571, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.3109/02770903.2011.580031 Acesso em: 19 nov. 2018.
HALL, John E.; GUYTON Arthur. C. Tratado de fisiologia médica. Elsevier Health Sciences, 2011.
KUBO, Aparecida Valéria et al. Educação em saúde sobre asma brônquica na atenção primária. DOI: 2013.10.7322/abcshs.v38i2.13 Disponivel em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4103. Acesso em: 14 abr. 2019.
MACEDO, Luciana Bilitário; ARAÚJO, Camila Biscaia Silva; DIAS, Cristiane Maria Carvalho Costa. Efeitos dos programas educacionais em pacientes com asma: revisão sistemática. Assobrafir Ciência, v. 3, n. 2, p. 43-52, 2012. Disponivel em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/rebrafis/article/view/12247/11800. Acesso em: 25 nov. 2018.
NAZARIO, Nazare Otilia et al.Efeito de uma intervenção educativa individualizada na qualidade de vida de pacientes portadores de asma persistente.2007. Disponivel em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90265. Acesso em: 20 out. 2018.
PRAENA-CRESPO, M. et al. Asthma education taught by physical education teachers at grade schools: A randomised cluster trial. Allergologia et Immunopathologia, v. 45, n. 4, p. 375-386, 2017.Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.aller.2016.10.022. Acesso em: 02 ago. 2018.
RODRIGUES, Carmen Denise Borba; PEREIRA, Rosemary Ricarda Petrik; DALCIN, Paulo de Tarso Roth. Efeitos de um programa educativo ambulatorial em pacientes com asma não controlada. Jornal brasileiro de pneumologia. Vol. 329, n. 3 (Maio/Jun. 2013), p. 272-279, 2013. Disponivel em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/129097/000903482.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 09 mai. 2019.
RONCADA, Cristian et al. Levels of knowledge about asthma of parents of asthmatic children. Einstein (São Paulo), v. 16, n. 2, 2018.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082018ao4204. Acesso em: 19 nov. 2018.
SANTOS, Tássia Natalie Nascimento et al. Fatores associados ao conhecimento de crianças e adolescentes asmáticos sobre a asma. Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia, v. 2, n. 4, p. 139-146, 2014. Disponivel em: http://aaai-asbai.org.br/detalhe_artigo.asp?id=700. Acesso em: 06 mar. 2019.
SANTANA, Lívia Fonseca da Silva Carvalho de Azevedo et al. Intervenções educativas em asma na infância: uma revisão analítica da literatura. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 31, n. 5, p. 445-458, 2005.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132005000500013. Acesso em: 25 nov. 2018.
SILVA, Cláudia Maria Gomes Mendes da. Perceção de sintomas e de gravidade, qualidade de vida e gestão familiar da asma pediátrica: caracterização e intervenção. 2015. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.6/3978. Acesso em: 19 nov. 2018.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, MICHELLY Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponivel em: https://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102. Acesso em: 09 mai. 2019.
STEPHAN, Ana Maria Siga; COSTA, Juvenal Soares Dias da. Conhecimento sobre asma das mães de crianças acometidas pela patologia, em área coberta pelo Programa Saúde da Família. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 12, p. 671-679, 2009. Disponivel em: https://www.scielosp.org/article/rbepid/2009.v12n4/671-679/. Acesso em: 15 ago. 2018.
VIEIRA, Jeorge Wagner da Conceição; SILVA, Anderson Aquiles; OLIVEIRA, Flávia Márcia. Conocimiento y impacto sobre el manejo de las crisis de los portadores de asma. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 6, p. 853-857, 2008.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000600010. Acesso em: 02 ago. 2018.
III Consenso Brasileiro no Manejo da Asma. Jornal brasileiro de pneumologia 28 (Supl 1) – junho de 2002. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2015/02/cons_asma_2002_s03.pdf. Acesso em: 06 mar. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.