Importância da compreensão leitora para adesão a campanhas publicitárias do Ministério da Saúde

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral

ORCID iD Santa Casa de Misericórdia de São Paulo Brasil

Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Bruno Albuquerque Gondim Cabral

Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras (PB) Brasil

Resumo

Esta pesquisa analisa a capacidade de compreensão leitora de alunos do Ensino Fundamental quanto às mensagens de campanhas publicitárias do Ministério da Saúde, ressaltando a gênese da incompreensão leitora desses gêneros. A discussão parte do pressuposto de que a leitura é essencial à prática social e, por tal, ancora-se nos estudos da Linguística Textual e Letramentos. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, prospectiva, com abordagem quantitativa dos dados, amparada por estudo do tipo survey interseccional, realizada no município de Cajazeiras – PB, no âmbito educacional, haja vista o caráter de busca pela compreensão de aspectos relativos à capacidade leitora. Os resultados apontam para o fato de que as campanhas do Ministério da Saúde, utilizando meio impresso através de propagandas, podem não alcançar os objetivos a que se propõem pelo simples fato de que os indivíduos não compreendem as mensagens utilizadas, sendo necessários meios eficazes para mudança de tal perspectiva.

Palavras-chave


Leitura; Letramento; Propaganda; Saúde


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p32-43

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