Importância da compreensão leitora para adesão a campanhas publicitárias do Ministério da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p32-43Palavras-chave:
Leitura, Letramento, Propaganda, SaúdeResumo
Esta pesquisa analisa a capacidade de compreensão leitora de alunos do Ensino Fundamental quanto às mensagens de campanhas publicitárias do Ministério da Saúde, ressaltando a gênese da incompreensão leitora desses gêneros. A discussão parte do pressuposto de que a leitura é essencial à prática social e, por tal, ancora-se nos estudos da Linguística Textual e Letramentos. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, prospectiva, com abordagem quantitativa dos dados, amparada por estudo do tipo survey interseccional, realizada no município de Cajazeiras – PB, no âmbito educacional, haja vista o caráter de busca pela compreensão de aspectos relativos à capacidade leitora. Os resultados apontam para o fato de que as campanhas do Ministério da Saúde, utilizando meio impresso através de propagandas, podem não alcançar os objetivos a que se propõem pelo simples fato de que os indivíduos não compreendem as mensagens utilizadas, sendo necessários meios eficazes para mudança de tal perspectiva.
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