O docente e as práticas metodológicas aplicadas ao ensino de literatura no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p213-225Palavras-chave:
Práticas metodológicas, Docente, Literatura, Ensino FundamentalResumo
Este artigo versa sobre as práticas metodológicas aplicadas pelo docente ao ensino de literatura no Ensino Fundamental. Objetivamos realizar uma investigação em torno de algumas das principais questões relativas ao emprego de tais metodologias ao ensino do texto literário. Analisamos os principais aspectos teórico-práticos relativos à importância, ao caráter, à funcionalidade do método e a algumas especificidades referentes à sua aplicação, considerando as prescrições dos documentos normativos. Em seguida, refletimos sobre o comprometimento do professor e o empenho do alunado no que diz respeito à recepção ao texto literário. Como aporte teórico para as discussões fizemos uma revisão da literatura sobre aspectos da teoria de Bordini e Aguiar (1993), Cosson (2014), Colomer (2007) e Lopes (1994), entre outros, os quais estabelecem o diálogo proposto nesta pesquisa. As atividades desenvolvidas para coletar os dados da pesquisa de campo consistiram na observação de aulas práticas, sobre cujo enfoque recaiu na utlização de Sequências Didáticas aplicadas ao trabalho com o gênero poema em sala de aula e numa entrevista com professore(a)s da rede pública de ensino. No relato acerca dos resultados foram destacados os principais aspectos positivos concernentes ao emprego do método no trabalho com o texto literário, assim como confirmou-se a relevância de o professor atuar de acordo com as diretrizes metodológicas adequadas, as quais o auxiliarão nos processos didáticos desde a escolha de um método apropriado, respeitando a faixa etária do estudante e o seu contexto experiencial.
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