- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O docente e as práticas metodológicas aplicadas ao ensino de literatura no Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo versa sobre as práticas metodológicas aplicadas pelo docente ao ensino de literatura no Ensino Fundamental. Objetivamos realizar uma investigação em torno de algumas das principais questões relativas ao emprego de tais metodologias ao ensino do texto literário. Analisamos os principais aspectos teórico-práticos relativos à importância, ao caráter, à funcionalidade do método e a algumas especificidades referentes à sua aplicação, considerando as prescrições dos documentos normativos. Em seguida, refletimos sobre o comprometimento do professor e o empenho do alunado no que diz respeito à recepção ao texto literário. Como aporte teórico para as discussões fizemos uma revisão da literatura sobre aspectos da teoria de Bordini e Aguiar (1993), Cosson (2014), Colomer (2007) e Lopes (1994), entre outros, os quais estabelecem o diálogo proposto nesta pesquisa. As atividades desenvolvidas para coletar os dados da pesquisa de campo consistiram na observação de aulas práticas, sobre cujo enfoque recaiu na utlização de Sequências Didáticas aplicadas ao trabalho com o gênero poema em sala de aula e numa entrevista com professore(a)s da rede pública de ensino. No relato acerca dos resultados foram destacados os principais aspectos positivos concernentes ao emprego do método no trabalho com o texto literário, assim como confirmou-se a relevância de o professor atuar de acordo com as diretrizes metodológicas adequadas, as quais o auxiliarão nos processos didáticos desde a escolha de um método apropriado, respeitando a faixa etária do estudante e o seu contexto experiencial.
Palavras-chave
Práticas metodológicas; Docente; Literatura; Ensino Fundamental
Texto completo:
Referências
ALVES, J. H. P. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos, João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250. Acesso em: 23 dez. 2018.
BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Literatura: a formação do leitor (alternativas metodológicas). 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 08 jan. 2019.
____________. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 08 jan. 2019.
____________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da 1ª à 4ª Séries (primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa). Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: Ministério da Educação, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 28 dez. 2018.
____________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da 5ª à 8ª Séries (terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 28 dez. 2018.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2006/2014.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. 1. ed. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
FUNCIONAL. In: DICIONÁRIO. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/funcional. Acesso em: 23 fev. 2019.
FONTÃO, L. A literatura no ensino fundamental: leitura e recepção. Revista Anuário de Literatura, Santa Catarina, v. 15, n. 2, 2010. ISSNe: 2175-7917. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2010v15n2p184/15961. Acesso em: 11 mar. 2019.
FORMIGA, G. M.; SILVA, M. A. P.; AIRES, K. S. I. C. Literatura e ensino: reflexões e perspectivas. In: Literatura e Ensino (LE) – Aula 1; Unidade 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa: IFPB, 2019.
JALES, K.; ARAÚJO, A. M. O blog como ferramenta tecnológica para a consolidação de leitores literários. In: ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO, 7., 2018, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: UFCG, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID605_06082018234145.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.
LOPES, S. R. A Legitimação em Literatura. 1. ed. Lisboa: Edições Cosmos, 1994.
OLINTO, H. K.; SCHØLLHAMMER, K. E., et al. (orgs.). Literatura e Cultura. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2008. (Coleção Teologia e Ciências Humanas, v. 14.)
RUSS, J. Os métodos em filosofia. 1. ed. Tradução: Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2010.
SANTOS, E. F. et al. O ensino da literatura: metodologia utilizada no processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-literatura-metodologia-utilizada-no-processo-de/148022. Acesso em: 03 jan. 2019.
SEGABINAZI, D. M.; LACERDA, A. M. D. A.; ALVES, J. H. P. Métodos do Ensino de Literatura. In: Metodologia do Ensino de Literatura (MEL) – Aula 1; Unidade 1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa: IFPB, 2019.
SOUZA NETO, A. O que são os PCN? O que afirmam sobre a Literatura?. Revista Debates em Educação, Maceió, v. 6, n. 12, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/797. Acesso em: 28 dez. 2018.
Visitas a este artigo: 1900
Total de downloads do artigo: 1468