O docente e as práticas metodológicas aplicadas ao ensino de literatura no Ensino Fundamental

Alessandra Matias Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Kauikwagner Jales

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Francinaldo Montenegro Barbosa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Zilmara Kelly Firmino dos Santos

Instituto de Ensino Superior Múltiplo Brasil

Jefferson Silva de Barros Santos

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Resumo

Este artigo versa sobre as práticas metodológicas aplicadas pelo docente ao ensino de literatura no Ensino Fundamental. Objetivamos realizar uma investigação em torno de algumas das principais questões relativas ao emprego de tais metodologias ao ensino do texto literário. Analisamos os principais aspectos teórico-práticos relativos à importância, ao caráter, à funcionalidade do método e a algumas especificidades referentes à sua aplicação, considerando as prescrições dos documentos normativos. Em seguida, refletimos sobre o comprometimento do professor e o empenho do alunado no que diz respeito à recepção ao texto literário. Como aporte teórico para as discussões fizemos uma revisão da literatura sobre aspectos da teoria de Bordini e Aguiar (1993), Cosson (2014), Colomer (2007) e Lopes (1994), entre outros, os quais estabelecem o diálogo proposto nesta pesquisa. As atividades desenvolvidas para coletar os dados da pesquisa de campo consistiram na observação de aulas práticas, sobre cujo enfoque recaiu na utlização de Sequências Didáticas aplicadas ao trabalho com o gênero poema em sala de aula e numa entrevista com professore(a)s da rede pública de ensino. No relato acerca dos resultados foram destacados os principais aspectos positivos concernentes ao emprego do método no trabalho com o texto literário, assim como confirmou-se a relevância de o professor atuar de acordo com as diretrizes metodológicas adequadas, as quais o auxiliarão nos processos didáticos desde a escolha de um método apropriado, respeitando a faixa etária do estudante e o seu contexto experiencial.

Palavras-chave


Práticas metodológicas; Docente; Literatura; Ensino Fundamental


Texto completo:

Referências


ALVES, J. H. P. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos, João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250. Acesso em: 23 dez. 2018.

BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Literatura: a formação do leitor (alternativas metodológicas). 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 08 jan. 2019.

____________. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 08 jan. 2019.

____________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da 1ª à 4ª Séries (primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa). Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: Ministério da Educação, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 28 dez. 2018.

____________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da 5ª à 8ª Séries (terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 28 dez. 2018.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2006/2014.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. 1. ed. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

FUNCIONAL. In: DICIONÁRIO. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/funcional. Acesso em: 23 fev. 2019.

FONTÃO, L. A literatura no ensino fundamental: leitura e recepção. Revista Anuário de Literatura, Santa Catarina, v. 15, n. 2, 2010. ISSNe: 2175-7917. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2010v15n2p184/15961. Acesso em: 11 mar. 2019.

FORMIGA, G. M.; SILVA, M. A. P.; AIRES, K. S. I. C. Literatura e ensino: reflexões e perspectivas. In: Literatura e Ensino (LE) – Aula 1; Unidade 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa: IFPB, 2019.

JALES, K.; ARAÚJO, A. M. O blog como ferramenta tecnológica para a consolidação de leitores literários. In: ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO, 7., 2018, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: UFCG, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID605_06082018234145.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.

LOPES, S. R. A Legitimação em Literatura. 1. ed. Lisboa: Edições Cosmos, 1994.

OLINTO, H. K.; SCHØLLHAMMER, K. E., et al. (orgs.). Literatura e Cultura. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2008. (Coleção Teologia e Ciências Humanas, v. 14.)

RUSS, J. Os métodos em filosofia. 1. ed. Tradução: Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2010.

SANTOS, E. F. et al. O ensino da literatura: metodologia utilizada no processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-literatura-metodologia-utilizada-no-processo-de/148022. Acesso em: 03 jan. 2019.

SEGABINAZI, D. M.; LACERDA, A. M. D. A.; ALVES, J. H. P. Métodos do Ensino de Literatura. In: Metodologia do Ensino de Literatura (MEL) – Aula 1; Unidade 1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa: IFPB, 2019.

SOUZA NETO, A. O que são os PCN? O que afirmam sobre a Literatura?. Revista Debates em Educação, Maceió, v. 6, n. 12, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/797. Acesso em: 28 dez. 2018.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p213-225

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1893

Total de downloads do artigo: 1461