O docente e as práticas metodológicas aplicadas ao ensino de literatura no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p213-225Palavras-chave:
Práticas metodológicas, Docente, Literatura, Ensino FundamentalResumo
Este artigo versa sobre as práticas metodológicas aplicadas pelo docente ao ensino de literatura no Ensino Fundamental. Objetivamos realizar uma investigação em torno de algumas das principais questões relativas ao emprego de tais metodologias ao ensino do texto literário. Analisamos os principais aspectos teórico-práticos relativos à importância, ao caráter, à funcionalidade do método e a algumas especificidades referentes à sua aplicação, considerando as prescrições dos documentos normativos. Em seguida, refletimos sobre o comprometimento do professor e o empenho do alunado no que diz respeito à recepção ao texto literário. Como aporte teórico para as discussões fizemos uma revisão da literatura sobre aspectos da teoria de Bordini e Aguiar (1993), Cosson (2014), Colomer (2007) e Lopes (1994), entre outros, os quais estabelecem o diálogo proposto nesta pesquisa. As atividades desenvolvidas para coletar os dados da pesquisa de campo consistiram na observação de aulas práticas, sobre cujo enfoque recaiu na utlização de Sequências Didáticas aplicadas ao trabalho com o gênero poema em sala de aula e numa entrevista com professore(a)s da rede pública de ensino. No relato acerca dos resultados foram destacados os principais aspectos positivos concernentes ao emprego do método no trabalho com o texto literário, assim como confirmou-se a relevância de o professor atuar de acordo com as diretrizes metodológicas adequadas, as quais o auxiliarão nos processos didáticos desde a escolha de um método apropriado, respeitando a faixa etária do estudante e o seu contexto experiencial.
Downloads
Referências
ALVES, J. H. P. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos, João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250. Acesso em: 23 dez. 2018.
BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Literatura: a formação do leitor (alternativas metodológicas). 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 08 jan. 2019.
____________. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 08 jan. 2019.
____________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da 1ª à 4ª Séries (primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa). Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: Ministério da Educação, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 28 dez. 2018.
____________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da 5ª à 8ª Séries (terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 28 dez. 2018.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2006/2014.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. 1. ed. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
FUNCIONAL. In: DICIONÁRIO. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/funcional. Acesso em: 23 fev. 2019.
FONTÃO, L. A literatura no ensino fundamental: leitura e recepção. Revista Anuário de Literatura, Santa Catarina, v. 15, n. 2, 2010. ISSNe: 2175-7917. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2010v15n2p184/15961. Acesso em: 11 mar. 2019.
FORMIGA, G. M.; SILVA, M. A. P.; AIRES, K. S. I. C. Literatura e ensino: reflexões e perspectivas. In: Literatura e Ensino (LE) – Aula 1; Unidade 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa: IFPB, 2019.
JALES, K.; ARAÚJO, A. M. O blog como ferramenta tecnológica para a consolidação de leitores literários. In: ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO, 7., 2018, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: UFCG, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID605_06082018234145.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.
LOPES, S. R. A Legitimação em Literatura. 1. ed. Lisboa: Edições Cosmos, 1994.
OLINTO, H. K.; SCHØLLHAMMER, K. E., et al. (orgs.). Literatura e Cultura. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2008. (Coleção Teologia e Ciências Humanas, v. 14.)
RUSS, J. Os métodos em filosofia. 1. ed. Tradução: Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2010.
SANTOS, E. F. et al. O ensino da literatura: metodologia utilizada no processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-literatura-metodologia-utilizada-no-processo-de/148022. Acesso em: 03 jan. 2019.
SEGABINAZI, D. M.; LACERDA, A. M. D. A.; ALVES, J. H. P. Métodos do Ensino de Literatura. In: Metodologia do Ensino de Literatura (MEL) – Aula 1; Unidade 1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa: IFPB, 2019.
SOUZA NETO, A. O que são os PCN? O que afirmam sobre a Literatura?. Revista Debates em Educação, Maceió, v. 6, n. 12, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/797. Acesso em: 28 dez. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.