Estudo de deslocamentos em placas utilizando um elemento sólido de baixa ordem enriquecido com modos incompatíveis
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p78-88Palavras-chave:
Método dos Elementos Finitos, Modos incompatíveis, PlacasResumo
O trabalho propõe-se a estudar o deslocamento em placas, de características de geometria e carregamentos diversos. Executa-se a implementação computacional de um elemento finito sólido hexaédrico de 8 nós. Posteriormente, este elemento é aprimorado através de modos incompatíveis, a fim de melhorar a desempenho do elemento em situações de esforços multiaxiais, comumente presentes em placas. Então, são executadas análises comparativas com o propósito de estudar o desempenho do algoritmo desenvolvido e comparar seus resultados com os valores finais de análises feitas por outros autores e com os resultados obtidos a partir da modelagem das placas em software comercial. As análises se dão no âmbito estático, linear e elástico. Verifica-se que o enriquecimento do elemento sólido hexaédrico de oito nós, de baixa ordem, melhora significativamente seu desempenho em análises de placas, tornando-o uma alternativa viável para a aplicação.
Downloads
Referências
DA SILVA, S. S.; SILVA, W. T. M. Aplicação do Método dos Modos Incompatíveis na Análise de Peças Fletidas. Science & Engineering Journal, v. 26, n. 1, p. 27-37, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/19834071.v26.n1.2017.37718. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/cieng/article/view/37718. Acesso em: 25 jun. 2018
DUARTE, L. A. F. Análise Estática e Dinâmica, Linear e Não-Linear Geométrica, através de Elementos Hexaédricos de Oito Nós com um Ponto de Integração. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
FERREIRA, A. J. M. MATLAB Codes for Finite Element Analysis: Solids and Structures. Porto: Springer, 2009.
KATTAN, P. Matlab guide for finite elements: an interactive approach. Berlin: Springer, 2008.
SILVA, S. S. da; SILVA, W. T. M. Aplicação do Método dos Modos Incompatíveis na Análise de Peças Fletidas. Science & Engineering Journal, v. 26, n. 1, p. 27-37, 2017.
TIMOSHENKO, STEPHEN P., AND SERGIUS WOINOWSKY-KRIEGER. Theory of plates and shells. [S.l.]: McGraw-hill, 1959.
VÁZQUEZ, M.; LÓPEZ, E. El Método de los Elementos Finitos Aplicado al Análisis Estructural. Madrid: Editora Noela, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.