Condições de ventilação intra-urbana e correlações entre atributos da morfologia urbana e variáveis climáticas

Homero Jorge Matos de Carvalho

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados da aplicação de uma nova metodologia para a análise das interações entre a forma urbana e o clima (CARVALHO, 2006), baseada na metodologia de avaliação das ações do vento no planejamento da ocupação do solo (SILVA, 1999) e na teoria do sistema clima urbano (MONTEIRO, 1975). Através de experimentos em túnel aerodinâmico de camada limite atmosférica, medições de variáveis microclimáticas em João Pessoa e de análises estatísticas, constatou-se que a correlação entre a forma urbana e a variação da temperatura do clima urbano depende das condições de ventilação intra-urbana (velocidade e direção), e, ao mesmo tempo, da orientação da malha urbana, da rugosidade e da permeabilidade da forma urbana.

Palavras-chave


planejamento urbano; clima urbano; ventilação intra-urbana; conforto ambiental


Texto completo:

Referências


ASSIS, Eleonora Sad de. Impactos da forma urbana na mudança climática; método para previsão do comportamento térmico e melhoria de desempenho do ambiente urbano. São Paulo: FAUUSP, 2000. (Tese, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo).

CARVALHO, Homero Jorge Matos de. Parâmetros climatológicos para o estudo do balanço termo-energético de edificações da cidade de João Pessoa – PB. Natal: UFRN, 2001. (Dissertação, Mestrado em Arquitetura e Urbanismo).

CARVALHO, Homero Jorge Matos de. Metodologia para a análise das interações entre a forma urbana e o clima: aplicação a uma cidade brasileira de clima litorâneo com baixa latitude. Rio de Janeiro: PROURB/FAU/UFRJ, 2006. (Tese, Doutorado em Urbanismo).

CHANDLER, T. J. Urban climatology and its relevance to urban design. WMO – No 438, Geneva: 1976.

Constituição Estadual da Paraíba. Capítulo IV – Da proteção do meio ambiente e do solo, Art. 229. Promulgada em 1989.

CORBELLA, Oscar D.; YANNAS, Simos. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

JANEIRO BORGES, A. R. e SARAIVA, J. A. G. Erosion technique for assessing ground level winds. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 1981.

JOÃO PESSOA. Lei Orgânica do Município. Art. 175, 1990.

MONTEIRO, C. A. de F. Teoria e clima urbano. São Paulo: FFLCH-USP, 1975. (Tese, Livre-Docência em Geografia).

PEREGRINO, P. Inter-relações existentes entre os escoamentos de ventos e os padrões de ocupação do solo nos bairros do Cabo Branco e Tambaú/João Pessoa – PB. João Pessoa: UFPB, 2005. (Dissertação, Mestrado em Engenharia Urbana).

PLANO DIRETOR DE JOÃO PESSOA. Prefeitura Municipal de João Pessoa, 1992.

ROMERO, Marta Adriane Bustos. Princípios bioclimáticos para o desenho urbano. São Paulo: Projeto, 1988.

SAKAMOTO, Luiza L. S. Relações entre a temperatura do ar e a configuração do céu na área central da metrópole paulistana: análise de dois episódios diários. São Paulo: FFLCH/USP, 1994. (Dissertação, Mestrado em Geografia).

SAMPAIO, A. H. L. Correlações entre uso do solo ilhas de calor no ambiente urbano: o caso de Salvador. São Paulo: FFLCH/USP, 1981. (Dissertação, Mestrado em Geografia).

SERRA, Geraldo Gomes. O espaço natural e a forma urbana. São Paulo: Nobel, 1984.

SILVA, Francisco A.. O vento como ferramenta no desenho do ambiente construído; uma aplicação ao Nordeste do Brasil. São Paulo: FAUUSP, 1999. (Tese, Doutorado em Arquitetura).

SOUZA E SILVA, C. A. de. Critérios para aquisição e análise de dados bioclimáticos urbanos em espaços abertos visando o conforto ambiental. Rio de Janeiro: PROURB/ FAU/UFRJ, 2003. (Dissertação, Mestrado em Urbanismo).


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n14p32-47

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1801

Total de downloads do artigo: 1218