Percepções de estudantes do IFPB – Campus Campina Grande sobre preferência e uso adequado e inadequado de redes sociais

Icaro Alencar Rodrigues

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Hozana Santos Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Maiara Maria Bezerra

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A indisciplina escolar, por vezes, encontra um campo vasto nas redes sociais digitais. Desse modo, este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa “A relação entre a indisciplina escolar e o uso das redes sociais na percepção de estudantes de cursos técnicos integrados do Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande”, aprovada pelo Programa Interconecta do IFPB, caracterizada como uma pesquisa de campo, exploratória, qualitativa e quantitativa e de corte transversal, que tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPB – Campus Campina Grande sobre quais são as redes sociais mais utilizadas por estes participantes e como eles definem comportamento adequado e inadequado nestas redes. Os resultados mostraram que o whatsapp, o instagram e o facebook são as redes sociais mais utilizadas pelos participantes; apontaram, ainda, a facilidade de comunicação e interação com outros usuários como o principal uso adequado e os crimes virtuais como a ação inadequada nas redes sociais mais citadas. Os resultados desta pesquisa sugerem a possibilidade de formação preventiva para os jovens e seus familiares sobre o uso das redes sociais e suas consequências.

Palavras-chave


Indisciplina; Gestão; Redes sociais; Uso adequado; Uso inadequado


Texto completo:

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