Economia de tráfego e tempo em aplicações web utilizando técnicas Ajax
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n14p9-24Palavras-chave:
AJAX, Web, Desenvolvimento, Sistema, Web 2.0, InternetResumo
O objetivo deste artigo é explicar tecnicamente o funcionamento do AJAX, com a construção de um exemplo prático, demonstrando os resultados obtidos nas pesquisas cientificas realizadas com tal implementação. Além disso, este trabalho visa fornecer embasamento teórico sobre esse novo método de desenvolvimento Web. São apresentados gráficos e dados estatísticos, os quais possibilitam a avaliação dos benefícios e limitações desse novo paradigma da programação Web, que vem apontando para o futuro do desenvolvimento das aplicações on-line. Mostra-se ainda como essa inovadora solução contribui com o estado atual da Internet, popularizada e conhecida sob o termo Web 2.0, que sumariza toda a nova estrutura da Web, bem como suas modificações e remodelagens tecnológicas e conceituais.
Downloads
Referências
ASLENSON, Ryan and SCHUTTA, Nathaniel T. Foundations of AJAX – forums.apress.com
MARQUEZI, Dagomir. A revolução do AJAX. Info Exame – Ano 21 – no. 240 – página 42. Março, 2006.
MOREIRA, Daniela. AJAX leva aplicações para muito além do desktop. IDG Now! Disponível em: http://old.idgnow.com. Acesso em: 22/05/06.
EIS, Diego. Uma das vantagens dos padrões. Tableless. Disponível em: http://www.tableless.com.br. Acesso em: 15/05/06.
FERREIRA, Elcio. AJAX para quem só ouviu falar. Tableless. Disponível em: http://www.tableless.com.br. Acesso em: 15/05/06.
FERREIRA, Elcio. AJAX: encarando o mundo real. Tableless. Disponível em: http://www.tableless.com.br. Acesso em: 15/05/06;
GARRET, Jesse James. AJAX: A New Approach to Web Applications. Adaptive Path. Disponível em: http://www.adaptivepath.com. Acesso em: 09/05/06.
LOMANTO, Paulo. AJAX – Olhar crítico sob sua utilização. iMasters. Disponível em: http://www.imasters.com.br. Acesso em: 22/05/09.
SOARES, Walace. AJAX – Guia Prático. Editora Érica – 1. ed. 2006.
WIKIPÉDIA. AJAX. Disponível em: http://www.wikipedia.org. Acesso em: 22/05/06.
HOLZNER, Steve. AJAX for dummies – Editora Wiley Publishing Inc. – Copyright 2006.
ULLMAN, Larry. Visual QuickPro Guide PHP and MySQL for dynamic Web sites – Editora Peachpit Press – 2a Edição, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.