A produção de vídeos tutoriais como recurso didático: uma experiência com alunos do ensino médio integrado no componente curricular Desenho

Autores

  • Thiago Luiz de Oliveira Gomes Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Santana do Ipanema
  • Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Maceió

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p33-43

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Pesquisa-ação, Material didático, Desenho técnico

Resumo

Este artigo trata de práticas de ensino e aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto brasileiro. O objetivo da investigação foi problematizar a produção de vídeos tutoriais, como recurso didático-pedagógico, no componente curricular Desenho, em uma turma de um curso técnico de nível médio. Trata-se de um tema com particular interesse, haja vista a carência de materiais didáticos voltados à EPT e as dificuldades de utilização de instrumentos (e execução de procedimentos) de desenho técnico manual, observados nesse componente curricular. O estudo, de caráter qualitativo, adotou o método da pesquisa-ação e estruturou-se em três etapas: produção dos vídeos, análise do processo de produção dos vídeos e análise da intervenção. Realizado no Instituto Federal de Alagoas, Campus Santana do Ipanema, teve participação de estudantes da 1ª série do Curso Técnico em Agropecuária. A coleta dos dados centrou-se no registro escrito e na aplicação de dois questionários: anterior e posterior à produção dos vídeos. Os participantes classificaram positivamente a experiência de ensino realizada. Nossas reflexões sugerem relações entre produção dos vídeos tutoriais e desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem reflexivas. Assim, acredita-se que a produção de vídeos tutoriais se constituiu positivamente como um relevante recurso didático-pedagógico ao componente curricular Desenho.

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Publicado

2019-09-13

Edição

Seção

Ensino