Diagnóstico e proposição de gerenciamento de resíduos para o Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa

Claudia Coutinho Nóbrega

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Eugenio Côrte Real Coutinho

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Magdalena Duarte Costa

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Heber Pimentel Gomes

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Cristine Helena Limeira Pimentel

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) gera os mais diversos tipos de resíduos. Entretanto, a referida instituição não possui um plano de gerenciamento de resíduos e os mesmos são manuseados, acondicionados, coletados, tratados e/ou dispostos de forma aleatória. O objetivo deste estudo é realizar um diagnóstico e propor um plano de gerenciamento de resíduos para o Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, contemplando um conjunto de ações, com relação ao acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final. O trabalho foi realizado em todas as unidades do CT, como salas de aula, cantina, xérox, laboratórios, etc, que produz os mais diversos tipos de resíduos como: químicos, infectantes, papéis, matéria orgânica entre outros e, como sendo uma instituição de ensino, deve dar o exemplo de como gerenciar os resíduos produzidos, tendo em vista que estes quando são mal gerenciados causam sérios transtornos de ordem sanitária, social, econômica e ambiental.

Palavras-chave


plano de gerenciamento; resíduos; Centro de Tecnologia; UFPB


Texto completo:

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 10.004. Resíduos sólidos: classificação. São Paulo, 2004.

BRASIL, 1978a. Portaria MTb no 3.214, de 8 de junho de 1978. NR-15. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p.10423, 6 jul., Suplemento.

COUTINHO, E. C. R. Proposição de um Plano de Gerenciamento de resíduos para instituição de ensino. Estudo de caso: Centro de tecnologia da UFPB. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) Centro de Tecnologia, UFPB, João Pessoa.

GALLARDO, A.I., Metodologia para el Diseno de Redes de Recogida Seletiva de RSU Utilizando Sistemas de Informaciónn geográfica. Creación de uma Base de Datos Aplicable a Espanã. 2000, 481p. Tese (Doutorado em Engenharia Industrial) – Universidad Politécnica de Valencia – Espanha.

OLIVEIRA, A. S. D., Método para a Viabilização da Implantação de Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos: o Caso do Município do Rio Grande – RS. 2002, 232p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis – SC.

MUCELIN. Carlos Alberto, CUNHA, Kathia de Carvalho e PEREIRA, Joaquim Odilon, Sistema de gerenciamento de Resíduos Sólidos para Pequenas Comunidades. Disponível em: www.sanepar.com.br. Acesso em 2005.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p71-81

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2477

Total de downloads do artigo: 864