- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Diagnóstico e proposição de gerenciamento de resíduos para o Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa
Resumo
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) gera os mais diversos tipos de resíduos. Entretanto, a referida instituição não possui um plano de gerenciamento de resíduos e os mesmos são manuseados, acondicionados, coletados, tratados e/ou dispostos de forma aleatória. O objetivo deste estudo é realizar um diagnóstico e propor um plano de gerenciamento de resíduos para o Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, contemplando um conjunto de ações, com relação ao acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final. O trabalho foi realizado em todas as unidades do CT, como salas de aula, cantina, xérox, laboratórios, etc, que produz os mais diversos tipos de resíduos como: químicos, infectantes, papéis, matéria orgânica entre outros e, como sendo uma instituição de ensino, deve dar o exemplo de como gerenciar os resíduos produzidos, tendo em vista que estes quando são mal gerenciados causam sérios transtornos de ordem sanitária, social, econômica e ambiental.
Palavras-chave
plano de gerenciamento; resíduos; Centro de Tecnologia; UFPB
Texto completo:
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 10.004. Resíduos sólidos: classificação. São Paulo, 2004.
BRASIL, 1978a. Portaria MTb no 3.214, de 8 de junho de 1978. NR-15. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p.10423, 6 jul., Suplemento.
COUTINHO, E. C. R. Proposição de um Plano de Gerenciamento de resíduos para instituição de ensino. Estudo de caso: Centro de tecnologia da UFPB. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) Centro de Tecnologia, UFPB, João Pessoa.
GALLARDO, A.I., Metodologia para el Diseno de Redes de Recogida Seletiva de RSU Utilizando Sistemas de Informaciónn geográfica. Creación de uma Base de Datos Aplicable a Espanã. 2000, 481p. Tese (Doutorado em Engenharia Industrial) – Universidad Politécnica de Valencia – Espanha.
OLIVEIRA, A. S. D., Método para a Viabilização da Implantação de Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos: o Caso do Município do Rio Grande – RS. 2002, 232p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis – SC.
MUCELIN. Carlos Alberto, CUNHA, Kathia de Carvalho e PEREIRA, Joaquim Odilon, Sistema de gerenciamento de Resíduos Sólidos para Pequenas Comunidades. Disponível em: www.sanepar.com.br. Acesso em 2005.
Visitas a este artigo: 2642
Total de downloads do artigo: 988