Um diagnóstico sobre a adoção de sistemas de informação nas atividades dos artesãos da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n45p140-149Palavras-chave:
Sistema de informação, Artesão, Empreendedor, Inclusão digital, TecnologiaResumo
Os sistemas de informação têm grande importância para apoiar os processos de qualquer negócio, estabelecendo controle nas operações e auxiliando na tomada de decisão. Dentro desse âmbito, este estudo visa contribuir com o pressuposto de que o empreendedor artesão deve utilizar sistemas de informação para ter mais controle sobre as suas atividades. Assim, o objetivo é diagnosticar a gestão da informação dos microempreendedores artesãos do estado da Paraíba. Quanto à estratégia metodológica, foram aplicados questionários com artesãos que estiveram presentes no XXIII Salão de Artesanato da Paraíba. A pesquisa permitiu a constatação de que a maioria dos artesãos não possui qualificação para utilização de meios digitais, sendo necessária uma educação digital. É imprescindível, também, oferecer meios para o acesso à informação e às ferramentas que auxiliem na gestão dos empreendimentos, mesmo que de forma simplificada, melhorando, assim, o desempenho das atividades cotidianas destes artesãos.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria de Comércio e Serviços. Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Brasília, DF: 2010.
DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: MEC; UNESCO, 1998.
LAUDON, K.; LAUDON, J. Sistemas de informação gerenciais. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
O’BRIEN J. A.; MARAKAS G. M. Administração de Sistemas de Informação. 15. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
OLIVEIRA, D. de P. R. de. Sistemas de Informações Gerenciais. São Paulo: Atlas, 2009.
PORTAL BRASIL. Governo promove evento para estimular as micro e pequenas empresas. 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/02/governo-promove-evento-para-estimular-as-micro-e-pequenas-empresas. Acesso em: 18 out. 2015.
PORTAL DO EMPREENDEDOR - MEI. O que é ser um MEI? [2018?]. Disponível em: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se/O-que-e-ser-um-mei/. Acesso em: 23 nov. 2015.
PRETTO, N. Escola sem/com futuro. Campinas: Papirus, 1996. p 99.
QUARESMA, H. M. N. Inclusão Digital e Serviços de Acesso à Informação para Deficientes Visuais: A situação das bibliotecas da Universidade de Coimbra. 2014. Dissertação (Mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2014.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Como saber qual o enquadramento tributário para minha empresa. Brasília: Sebrae, 2019. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/como-saber-qual-o-enquadramento-tributario-para-minha-empresa,2ae2ace85e4ef510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 21 jun. 2019.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Artesão pode formalizar atividade como MEI, Brasília: Sebrae, 2019. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artesao-pode-formalizar-atividade-como-mei,b4298b88ba73e410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 21 jun. 2019
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8 ed. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007.
STAIR, R M.; REYNOLDS, G W. Princípios de Sistemas de Informação. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.