- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: o processo de escolha do gestor escolar em um estudo de caso na escola Professora Maria de Fátima Souto
Resumo
A gestão escolar é compreendida como um processo construído na história da educação brasileira que carrega o peso da administração do espaço escolar e da participação da comunidade nessa gerência. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escolha do gestor escolar como parte constituinte da gestão democrática, tendo como problemática a forma como estão sendo realizadas as escolhas dos gestores escolares no estado da Paraíba e como essa escolha está impactando o processo de gestão democrática, a partir da realidade de uma escola no município de João Pessoa. Foram utilizados como aporte teórico os estudos de Lück (2009) e Paro (2003) e as legislações brasileiras que nos dão arcabouço teórico e metodológico para a compreensão da gestão escolar no Brasil. Posteriormente, apresentamos os modelos de escolha dos gestores em âmbito nacional para chegarmos à esfera local. Para tanto, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental e entrevista semiestruturada que possibilitou o estudo de caso na escola estadual Professora Maria de Fátima Souto. Como principal resultado, verificamos que a escolha da gestão na escola estadual está sendo feita via indicação ou por processo seletivo. Sobre a realidade da escola estudada, constatamos que o processo seletivo não proporciona a participação da comunidade escolar nessa escolha. Aponta-se como necessária uma associação entre o processo de votação – neste caso, a participação da comunidade escolar – e a estratégia de realização de exames prévios e que tais candidatos estejam no quadro da comunidade acadêmica.
Palavras-chave
Gestão escolar; Seleção de gestores; Gestão democrática
Texto completo:
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 25 ago. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 25 ago. 2018.
COELHO, Ricardo Corrêa. O público e o privado na gestão pública. 2. ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.
DANIEL, Mírian Queiroz de Souza. A gestão escolar da educação básica: a construção da gestão entre a formação e o trabalho. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
FREITAS, Wesley R. S.; JABBOUR, Charbel J. C. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Revista Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 7-22, 2011. Disponível em: https://www3.ufpe.br/moinhojuridico/images/ppgd/8.12a%20estudo%20de%20caso.pdf. Acesso em: 8 out. 2018.
FUNDAÇÃO LEMANN. QEdu: Lista completa de escolas, cidades e estados. São Paulo: Fundação Lemann, 2017. Disponível em: https://www.qedu.org.br/busca. Acesso em: 4 out. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 2 out. 2018.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Tabela 202: População residente, por sexo e situação de domicílio. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/202# . Acesso em: 26 ago. 2018.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: Localize a escola. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/consulta-publica. Acesso em: 1 set. 2018.
INSTITUTO UNIBANCO. Panorama dos Territórios: Paraíba. São Paulo: Instituto Unibanco, 2017. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.org.br/wp-content/uploads/2017/03/Panoramas_PARAIBA.pdf. Acesso em: 19 set. 2018.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de. Gestão democrática e escolha do diretor de escola. In: LUCE, Maria Beatriz; MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de (orgs.). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006. p. 51-66. Disponível em: http://aulasprofeneusa.pbworks.com/w/file/fetch/44840263/5_Isabel_diretor.pdf. Acesso em: 16 set. 2018.
PARAÍBA. Lei 7.983 de 10 de abril de 2006. Dispõe sobre o processo para provimento dos cargos de Diretor e Vice-Diretor das Escolas da Rede Estadual de Ensino e dá outras providências. João Pessoa, PB: Governo do Estado da Paraíba, 2006. Disponível em: https://issuu.com/sintep/docs/lei_7983_direcao_escolar. Acesso em: 14 set. 2018.
PARAÍBA. Lei 8.294 de 16 de agosto de 2007. Altera dispositivos da Lei nº 7.983, de 10 de abril de 2006, e dá outras providências. João Pessoa, PB: Governo do Estado da Paraíba, 2007. Disponível em: https://issuu.com/sintep/docs/lei_8294_direcao_escolar. Acesso em: 14 set. 2018.
PARAÍBA. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professora Maria de Fátima Souto. 2017.
PARO, Vitor Henrique. Eleições de Diretores: a escola pública experimenta a democracia. 2. ed. São Paulo: Xamã, 2003.
ROSA, Isaac Gabriel Gayer Fialho da. A gestão escolar democrática: o caso da rede municipal de Mesquita. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
SILVA, Marta Leandro da. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 273-275, jan./jun. 2009. Disponível em: https://www.cnte.org.br/images/stories/2012/revista_retratosdaescola_04_2009_resenha_gestao_democratica.pdf. Acesso em: 9 set. 2018.
SINTEP-PB – SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA. Nota de Natal SINTEP-PB. 22 dez. 2017. Disponível em: http://www.sinteppb.com.br/noticias/visualizar/nota-de-natal-sinteppb-205. Acesso em: 9 set. 2018.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004.
VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p. 11-35.
Visitas a este artigo: 1834
Total de downloads do artigo: 1971