A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: o processo de escolha do gestor escolar em um estudo de caso na escola Professora Maria de Fátima Souto
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p133-144Palavras-chave:
Gestão escolar, Seleção de gestores, Gestão democráticaResumo
A gestão escolar é compreendida como um processo construído na história da educação brasileira que carrega o peso da administração do espaço escolar e da participação da comunidade nessa gerência. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escolha do gestor escolar como parte constituinte da gestão democrática, tendo como problemática a forma como estão sendo realizadas as escolhas dos gestores escolares no estado da Paraíba e como essa escolha está impactando o processo de gestão democrática, a partir da realidade de uma escola no município de João Pessoa. Foram utilizados como aporte teórico os estudos de Lück (2009) e Paro (2003) e as legislações brasileiras que nos dão arcabouço teórico e metodológico para a compreensão da gestão escolar no Brasil. Posteriormente, apresentamos os modelos de escolha dos gestores em âmbito nacional para chegarmos à esfera local. Para tanto, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental e entrevista semiestruturada que possibilitou o estudo de caso na escola estadual Professora Maria de Fátima Souto. Como principal resultado, verificamos que a escolha da gestão na escola estadual está sendo feita via indicação ou por processo seletivo. Sobre a realidade da escola estudada, constatamos que o processo seletivo não proporciona a participação da comunidade escolar nessa escolha. Aponta-se como necessária uma associação entre o processo de votação – neste caso, a participação da comunidade escolar – e a estratégia de realização de exames prévios e que tais candidatos estejam no quadro da comunidade acadêmica.
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