Desenvolvimento e difusão da tecnologia de fabricação de estruturas em guias de ondas em alumínio

Alfrêdo Gomes Neto

ORCID iD Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

As estruturas em guias de ondas geralmente são fabricadas em ligas metálicas, inox ou alumínio. Na banda X (8GHz-12GHz), os guias de ondas e antenas tipo corneta são, na maior parte dos casos, importados, o que inviabiliza a sua utilização nos laboratórios didáticos de microondas, tanto pelo custo como pelo processo de importação. Nos últimos anos, a tecnologia de fabricação de estruturas em guia de ondas em alumínio vem sendo desenvolvida no GTEMA/CEFET-PB. Além da utilização de perfis em alumínio com outras aplicações comerciais, facilmente adquiridos em empresas locais, um considerável avanço é a substituição das soldas, geralmente tipo TIG, pela utilização de adesivo epóxi. Esta tecnologia permite a fabricação de estruturas em alumínio com uma boa qualidade, assim como o reparo de estruturas danificadas, com um custo de aproximadamente 15% das estruturas equivalentes importadas. Neste artigo são apresentados guias de ondas e antenas tipo corneta, sendo avaliadas as dificuldades encontradas e os resultados comparados com os das estruturas importadas. É proposta a fabricação de outras estruturas, tais como linhas fendidas, filtros, atenuadores, etc. Dessa forma, espera-se contribuir para a difusão dessa tecnologia e o estabelecimento de parcerias entre instituições.

Palavras-chave


guias de ondas; antenas corneta; banda X; microondas


Texto completo:

Referências


SMIT, Jaroslav: Microondas, Ed. Érica, São Paulo, 1987

SCAICO, Alexandre; CARVALHO, Joabson Nogueira de; GOMES NETO, Alfredo, Caracterização Experimental de Circuitos em Microfitas Utilizando Detectores de Microondas. PRINCIPIA , v.01, p.40 - 43, 1997.

CARVALHO, Joabson Nogueira de; SILVA, Jefferson Costa e; FERREIRA, K. P. D.; PRADO, M. E.; GOMES NETO, Alfredo, A Low Cost Scalar Network Analyzer. In Applied Microwave And Wireless, v. 10, p. 42-44, 1998.

METALPIL, www.metalpil.com.br, acesso em abril de 2008

PASTERNACK,www.pasternack.com/Pdf/PE9856-15-.pdf, acesso em julho.2008


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p57-61

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1805

Total de downloads do artigo: 1127