Desenvolvimento e difusão da tecnologia de fabricação de estruturas em guias de ondas em alumínio
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p57-61Palavras-chave:
guias de ondas, antenas corneta, banda X, microondasResumo
As estruturas em guias de ondas geralmente são fabricadas em ligas metálicas, inox ou alumínio. Na banda X (8GHz-12GHz), os guias de ondas e antenas tipo corneta são, na maior parte dos casos, importados, o que inviabiliza a sua utilização nos laboratórios didáticos de microondas, tanto pelo custo como pelo processo de importação. Nos últimos anos, a tecnologia de fabricação de estruturas em guia de ondas em alumínio vem sendo desenvolvida no GTEMA/CEFET-PB. Além da utilização de perfis em alumínio com outras aplicações comerciais, facilmente adquiridos em empresas locais, um considerável avanço é a substituição das soldas, geralmente tipo TIG, pela utilização de adesivo epóxi. Esta tecnologia permite a fabricação de estruturas em alumínio com uma boa qualidade, assim como o reparo de estruturas danificadas, com um custo de aproximadamente 15% das estruturas equivalentes importadas. Neste artigo são apresentados guias de ondas e antenas tipo corneta, sendo avaliadas as dificuldades encontradas e os resultados comparados com os das estruturas importadas. É proposta a fabricação de outras estruturas, tais como linhas fendidas, filtros, atenuadores, etc. Dessa forma, espera-se contribuir para a difusão dessa tecnologia e o estabelecimento de parcerias entre instituições.
Downloads
Referências
SMIT, Jaroslav: Microondas, Ed. Érica, São Paulo, 1987
SCAICO, Alexandre; CARVALHO, Joabson Nogueira de; GOMES NETO, Alfredo, Caracterização Experimental de Circuitos em Microfitas Utilizando Detectores de Microondas. PRINCIPIA , v.01, p.40 - 43, 1997.
CARVALHO, Joabson Nogueira de; SILVA, Jefferson Costa e; FERREIRA, K. P. D.; PRADO, M. E.; GOMES NETO, Alfredo, A Low Cost Scalar Network Analyzer. In Applied Microwave And Wireless, v. 10, p. 42-44, 1998.
METALPIL, www.metalpil.com.br, acesso em abril de 2008
PASTERNACK,www.pasternack.com/Pdf/PE9856-15-.pdf, acesso em julho.2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.