Reforma da educação profissional do governo FHC no CEFET-PB: a representação social como mediação
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p30-38Palavras-chave:
reforma da educação profissional, Governo Fernando Henrique Cardoso, teoria das representações sociaisResumo
Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida para o Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, tendo como objeto de estudo a reforma da educação profissional implantada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso no Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba. Buscamos entender como foi possível a implantação da reforma na instituição apesar da forte resistência política e pedagógica existente. Trabalhamos com a hipótese de que houve, no âmbito institucional, um processo de mediação psicossocial e política, que facilitou a aceitação da reforma. Utilizamos a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici que, como referencial teórico e metodológico, permitiu demonstrar que os gestores do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba elaboraram uma Representação Social da reforma que, ao se tornar funcional, colaborou de forma decisiva no processo de mediação para que a implantação da reforma se tornasse possível. Utilizamos a abordagem processual da Teoria das Representações Sociais que, através da análise e interpretação das entrevistas realizadas, possibilitou a compreensão dos mecanismos de elaboração da representação social pelos gestores, como também permitiu demonstrar a funcionalidade de tal representação para o processo de implantação da reforma.
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