Reforma da educação profissional do governo FHC no CEFET-PB: a representação social como mediação

Evaldo Roberto de Souza

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida para o Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, tendo como objeto de estudo a reforma da educação profissional implantada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso no Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba. Buscamos entender como foi possível a implantação da reforma na instituição apesar da forte resistência política e pedagógica existente. Trabalhamos com a hipótese de que houve, no âmbito institucional, um processo de mediação psicossocial e política, que facilitou a aceitação da reforma. Utilizamos a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici que, como referencial teórico e metodológico, permitiu demonstrar que os gestores do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba elaboraram uma Representação Social da reforma que, ao se tornar funcional, colaborou de forma decisiva no processo de mediação para que a implantação da reforma se tornasse possível. Utilizamos a abordagem processual da Teoria das Representações Sociais que, através da análise e interpretação das entrevistas realizadas, possibilitou a compreensão dos mecanismos de elaboração da representação social pelos gestores, como também permitiu demonstrar a funcionalidade de tal representação para o processo de implantação da reforma.

Palavras-chave


reforma da educação profissional; Governo Fernando Henrique Cardoso; teoria das representações sociais


Texto completo:

Referências


ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs). A Cidadania Negada: Políticas de Exclusão na Educação e no Trabalho. 2º ed. Cortez Editora, São Paulo, 2001. p. 39 - 52.

ARROYO, Miguel G. Revendo os vínculos entre educação e trabalho: elementos de formação humana. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Trabalho, educação e prática social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

ARROYO, Miguel G. Educação e cidadania, 4ª ed. São Paulo:Cortez, 1993 Questões de nossa época, 19).

BRAGA, Rui. A restauração do capital: um estudo sobre a crise contemporânea. São Paulo: Xamã, 1996.

CUNHA, Luiz Antônio. Política educacional no Brasil: a profissionalização no ensino médio. Rio de Janeiro: Eldorado, 1973.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Ed. Unesp; Brasília: Flacso, 2000a.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Ed. Unesp; Brasília: Flacso, 2000b.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Ed. Unesp; Brasília: Flacso, 2000c.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do Trabalho: perspectivas de final de século. 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1988.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. (orgs). Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. 1ª ed. Brasília: MEC, SEMTEC, 2004.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e representações sociais. In: GUARESHI, Pedrinho A. e JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em Representações Sociais. 8º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 63-85.

KUENZER, Acácia Zeneida. Educação e trabalho no Brasil: o estado da questão. Inep, 1987

KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino Médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997. (Questões de nossa época; v. 63)

KUENZER, Acácia Zeneida. O ensino médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, Campinas, ano 21, n.70, abr. 2000. p. 15-39.

KURZ, Robert. O colapso da modernização: da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Tradução de Karen Elsabe Barbosa. 3ª edição. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1993.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Educação e divisão social do trabalho: contribuição para o estudo do ensino técnico industrial brasileiro. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1989.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação especializada: fim da dualidade com as transformações produtivas do capitalismo? Revista Brasileira de Educação – Revista Anped, nº 0, set./dez. 1995. p.83-93.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Racionalização produtiva e formação no trabalho. Trabalho & Educação – Revista do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho e Educação da UFMG. Belo Horizonte, nº 0, jul./dez.1996.

MANFREDI, Sílvia M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MARTINS, Marcos Francisco. Ensino técnico e globalização: cidadania ou submissão? Campinas, SP: Autores Associados, 2000. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 71).

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. Traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareshi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Políticas públicas para o ensino profissional: O processo de desmantelamento dos CEFETs. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica)

OLIVEIRA, Ramon de. A (des)qualificação da educação profissional brasileira. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção questões de nossa época; v. 101)

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, Brasília, Secretaria da Presidência da República, 1995.

SOUZA, Evaldo Roberto de. A reforma da educação profissional do governo FHC: a representação social dos gestores do CEFET-PB: 1996 - 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2005.

SPINK, Mary J. Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das representações sociais. In: GUARESHI, Pedrinho A. e JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em Representações Sociais. 8º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 117-145.

SPINK, Mary J. O estudo empírico das Representações Sociais. In: SPINK, Mary Jane P. (org) O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 85-108.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p30-38

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1459

Total de downloads do artigo: 3033