- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
A produção de texto como prática centrada no aluno: sujeito da aprendizagem
Resumo
Neste trabalho, apresenta-se uma abordagem da escrita numa visão interacionista, que concebe a linguagem como uma forma de interação entre os interlocutores nas situações comunicativas de que participam. Nessa perspectiva, a escrita é concebida como prática discursiva que se materializa em situações sociais de interação. Assim, são contemplados alguns princípios que fazem da escrita uma atividade interlocutiva, como o que dizer, a quem dizer, por que dizer e como dizer. Esses princípios orientam uma prática de escrita centrada no aluno como sujeito da aprendizagem, instaurador da atividade de interlocução. São apresentados também alguns fatores que podem auxiliar na manutenção da linha argumentativa do texto, progressão temática, articulação e coerência de seus argumentos.
Palavras-chave
escrita; interlocução; gêneros textuais
Texto completo:
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2003.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KLEIMAN Angela B. “O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função?”. In: KLEIMAN A. B.; SIGNORINI, I. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MENDONÇA, Marina Cecília. “Língua e ensino: políticas de fechamento”. In: MUSSALIM, Fernanda & BENTES, Ana Cristina. (orgs.) Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. v. 2.
Visitas a este artigo: 1910
Total de downloads do artigo: 1558