A produção de texto como prática centrada no aluno: sujeito da aprendizagem

Benedita Vieira de Andrade

ORCID iD Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma abordagem da escrita numa visão interacionista, que concebe a linguagem como uma forma de interação entre os interlocutores nas situações comunicativas de que participam. Nessa perspectiva, a escrita é concebida como prática discursiva que se materializa em situações sociais de interação. Assim, são contemplados alguns princípios que fazem da escrita uma atividade interlocutiva, como o que dizer, a quem dizer, por que dizer e como dizer. Esses princípios orientam uma prática de escrita centrada no aluno como sujeito da aprendizagem, instaurador da atividade de interlocução. São apresentados também alguns fatores que podem auxiliar  na manutenção da linha argumentativa do texto, progressão temática, articulação e coerência de seus argumentos.

Palavras-chave


escrita; interlocução; gêneros textuais


Texto completo:

Referências


ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2003.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KLEIMAN Angela B. “O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função?”. In: KLEIMAN A. B.; SIGNORINI, I. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MENDONÇA, Marina Cecília. “Língua e ensino: políticas de fechamento”. In: MUSSALIM, Fernanda & BENTES, Ana Cristina. (orgs.) Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. v. 2.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p24-29

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1754

Total de downloads do artigo: 1424