A linguagem artística e o teatro na educação: movimento de ordem e desordem

Autores

  • Palmira Rodrigues Palhano Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p17-23

Palavras-chave:

desordem, ordem, teatro, educação, multiplicidade

Resumo

O presente trabalho defende a aprendizagem do conhecimento como sendo um processo múltiplo e diverso, no qual se inserem a emoção, a ludicidade, o corpo e as relações pessoais. Nosso referencial teórico encontra suporte nas teorias da desordem de Balandier (1997) que põem em pauta a discussão sobre a presença da desordem e da ordem de forma indissociáveis na constituição da sociedade. Destacamos essa desordem no fenômeno natural das cheias e nas linguagens artísticas de José Lins do Rego, Zé da Luz e Caetano Veloso. Particularizamos a discussão sobre o movimento de desordem no teatro. Comentamos a construção do trabalho cênico na escola e a presença do corpo no processo de aprendizagem do conhecimento, fundamentados em Assman (1998) e Gonçalves (2004). Apresento, a partir dessas discussões, o grupo de teatro do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba – CEFET/PB destacando experiências em sala de aula e uma relação de montagens cênicas realizadas pelo citado grupo no período de 1998 à 2002.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSMAN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópoles, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

BALANDIER, Georges. A desordem: elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação e heterogeneidade: um diálogo possível?. In: GONSALVES, Elisa Pereira (org.). Educação e grupos populares: temas (re)correntes. Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2002.

GAIARSA, José Ângelo. O olhar. São Paulo: Editora Gente, 2000.

GONÇALVES, Luiz Gonzaga. Currículo, corpo e processos cognitivos: impressões humanas nas coisas do mundo. In: Elisa Pereira Gonsalves et alii Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. Campinas: Alínea, 2004.

GONSALVES, Elisa Pereira. Educação Popular: entre a modernidade e a pós-modernidade. In: M. Vorraber Costa (org) Educação popular hoje: variações sobre o tema. São Paulo: Loyola, 1998.

GONSALVES, Elisa Pereira. Educação e grupos populares: temas (re) correntes. Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2002.

LUZ, Zé da. Brasil Caboclo – O sertão em carne e osso.

João Pessoa, Paraíba: Editora Acauã Ltda, 19--.

MAFFESOLI, Michel. A Sombra de Dionísio contribuição a uma sociologia da orgia. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Coleção: Arte e Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

Downloads

Publicado

2008-08-25

Edição

Seção

Educação