Práticas educativas em saúde mental: a escola como espaço para a ruptura dos estigmas sobre a doença mental

Dária Catarina Silva Santos

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Pesqueira Brasil

Iandra Rodrigues da Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Pesqueira Brasil

Valquiria Farias Bezerra Barbosa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Pesqueira Brasil

Shimmeny Hilka Vasconcelos Ferreira

Centro de Atenção Psicossocial II, Cultivando Sorrisos, Pesqueira (PE) Brasil

Cênia Gabrielle Oliveira de Barros

ORCID iD Centro de Atenção Psicossocial II, Cultivando Sorrisos, Pesqueira (PE) Brasil

Resumo

Os estigmas sobre a doença mental interferem negativamente nas relações sociais. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência de intervenções educativas dirigidas ao público escolar e à construção de ações que ampliem a inclusão social da pessoa portadora de transtorno mental, pressuposto que o ambiente escolar é propício à superação de paradigmas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido com estudantes do ensino médio de uma escola integral do município de Pesqueira- PE, no período de 2016 a 2017. As intervenções educativas integraram o projeto de extensão “Interfaces Educação, Saúde e Cidadania: Caminhos para Inclusão Social dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial”. Foram realizados 22 encontros retratando a história da psiquiatria e as características do modelo asilar e da atenção psicossocial, com enfoque na inclusão social. Houve significativa diminuição dos estigmas no grupo de estudantes participantes, evidenciado pela ampliação de sua compreensão e adesão ao modelo de atenção psicossocial. Diante do exposto, torna-se fundamental a intensificação de projetos e ações nas escolas, uma vez que a combinação de contato direto e educação em saúde reforçam o compromisso da comunidade com a reinserção social da pessoa portadora de transtorno mental.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Estigma Social; Participação Social; Saúde Mental


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p11-18

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