A preservação através de um turismo sensível à natureza
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p15-21Palavras-chave:
natureza, turismo, preservação, e consumoResumo
O presente artigo trata de um estudo inicial sobre a preservação do meio ambiente pelo turismo. Para tanto, abordou-se a natureza como atrativo turístico de apego definido por seus valores estéticos e de beleza natural capazes de promover, no turista, uma interação transformadora, criando, assim, um elo dialético que ultrapassa os limites do consumo e do espaço-mercadológico. Esta abordagem é apresentada aqui como mais uma forma de preservação do Planeta Terra, através de um olhar mais profundo e sucinto do meio natural, através de uma atividade turística de cunhos filosófico e sociológico, relacionada a uma natureza capaz de mudar comportamentos e ações que outrora a depredavam.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Julia. Enraização de propostas turísticas. In: RODRIGUES, Adyr. Turismo e desenvolvimento local. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BEDIM, Bruno. P. O espaço capitalista da natureza e seu (contra)uso turístico: a dialética da visitação pública em áreas protegidas – um ensaio teórico. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, pp. 76-89, 2007.
BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora Senac, 2004. 515p.
BOTTON, Alain de. A arte de viajar. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
ECHTNER, Charlotte M. The semiotic paradigm: implications for tourism research - Tourism Management. Pergamon, v. 20, pp. 47-57, 1999.
GASTAL, Susana. Alegorias urbanas: O passado como subterfúgio. Campinas, SP: Papirus, 2006.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo. 3 ed. São Paulo: Aleph, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Hucitec, 1984.
PANOSSO NETTO, Alexandre. Filosofia do turismo: teoria e epistemologia. São Paulo: Aleph, 2005.
RUSCHMANN, Doris van de M. Turismo e planejamento sustentável: A proteção do meio ambiente. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
URRY, John. O olhar do turista: Lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.