A preservação através de um turismo sensível à natureza
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p15-21Palavras-chave:
natureza, turismo, preservação, e consumoResumo
O presente artigo trata de um estudo inicial sobre a preservação do meio ambiente pelo turismo. Para tanto, abordou-se a natureza como atrativo turístico de apego definido por seus valores estéticos e de beleza natural capazes de promover, no turista, uma interação transformadora, criando, assim, um elo dialético que ultrapassa os limites do consumo e do espaço-mercadológico. Esta abordagem é apresentada aqui como mais uma forma de preservação do Planeta Terra, através de um olhar mais profundo e sucinto do meio natural, através de uma atividade turística de cunhos filosófico e sociológico, relacionada a uma natureza capaz de mudar comportamentos e ações que outrora a depredavam.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Julia. Enraização de propostas turísticas. In: RODRIGUES, Adyr. Turismo e desenvolvimento local. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BEDIM, Bruno. P. O espaço capitalista da natureza e seu (contra)uso turístico: a dialética da visitação pública em áreas protegidas – um ensaio teórico. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, pp. 76-89, 2007.
BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora Senac, 2004. 515p.
BOTTON, Alain de. A arte de viajar. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
ECHTNER, Charlotte M. The semiotic paradigm: implications for tourism research - Tourism Management. Pergamon, v. 20, pp. 47-57, 1999.
GASTAL, Susana. Alegorias urbanas: O passado como subterfúgio. Campinas, SP: Papirus, 2006.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo. 3 ed. São Paulo: Aleph, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Hucitec, 1984.
PANOSSO NETTO, Alexandre. Filosofia do turismo: teoria e epistemologia. São Paulo: Aleph, 2005.
RUSCHMANN, Doris van de M. Turismo e planejamento sustentável: A proteção do meio ambiente. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
URRY, John. O olhar do turista: Lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.