A preservação através de um turismo sensível à natureza

Bruna Raquel Alves Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Resumo

O presente artigo trata de um estudo inicial sobre a preservação do meio ambiente pelo turismo. Para tanto, abordou-se a natureza como atrativo turístico de apego definido por seus valores estéticos e de beleza natural capazes de promover, no turista, uma interação transformadora, criando, assim, um elo dialético que ultrapassa os limites do consumo e do espaço-mercadológico. Esta abordagem é apresentada aqui como mais uma forma de preservação do Planeta Terra, através de um olhar mais profundo e sucinto do meio natural, através de uma atividade turística de cunhos filosófico e sociológico, relacionada a uma natureza capaz de mudar comportamentos e ações que outrora a depredavam.

Palavras-chave


natureza; turismo; preservação;e consumo


Texto completo:

Referências


AZEVEDO, Julia. Enraização de propostas turísticas. In: RODRIGUES, Adyr. Turismo e desenvolvimento local. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

BEDIM, Bruno. P. O espaço capitalista da natureza e seu (contra)uso turístico: a dialética da visitação pública em áreas protegidas – um ensaio teórico. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, pp. 76-89, 2007.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora Senac, 2004. 515p.

BOTTON, Alain de. A arte de viajar. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

ECHTNER, Charlotte M. The semiotic paradigm: implications for tourism research - Tourism Management. Pergamon, v. 20, pp. 47-57, 1999.

GASTAL, Susana. Alegorias urbanas: O passado como subterfúgio. Campinas, SP: Papirus, 2006.

KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo. 3 ed. São Paulo: Aleph, 2003.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Hucitec, 1984.

PANOSSO NETTO, Alexandre. Filosofia do turismo: teoria e epistemologia. São Paulo: Aleph, 2005.

RUSCHMANN, Doris van de M. Turismo e planejamento sustentável: A proteção do meio ambiente. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

URRY, John. O olhar do turista: Lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 1996.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p15-21

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1710

Total de downloads do artigo: 688