Responsabilidade Social (RSI) e Reputação Organizacional (ROI) Internas: relação competitiva para a empresa?
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n44p205-218Palavras-chave:
Responsabilidade Social Interna, Reputação Organizacional Interna, Vantagem CompetitivaResumo
O objetivo deste artigo foi identificar como se dá a relação entre Responsabilidade Social Interna (RSI) e Reputação Organizacional Interna (ROI) e se estas são consideradas fontes de vantagens competitivas para as empresas. Utilizou-se a base teórica desenvolvida por Pena et al. (2005) para a análise de RSI por meio de nove indicadores, os mesmos utilizados pelo Instituto Ethos, e a proposta de Lerner (2006) para identificar a percepção dos funcionários sobre o grau de concordância com a ROI, baseada em oito atributos relacionados com a empresa. A pesquisa foi realizada na empresa Antares Comunicação através de questionários aplicados aos funcionários e de entrevista semiestruturada realizada com o gestor do programa de Responsabilidade Social. Os resultados da pesquisa mostraram um alto grau de concordância, média de 5,5 em relação às ações de RSI desenvolvidas pela empresa e média de 4,9 para os atributos relacionados à ROI. Constatou-se, através da análise de correlação de Pearson, que existe uma relação significativa e do tipo linear positiva entre RSI e ROI. Portanto, de acordo com a Visão Baseada em Recursos (VBR), as duas variáveis, Responsabilidade Social Interna e Reputação Organizacional Interna, podem ser consideradas fontes de vantagem competitiva para a empresa.Downloads
Referências
AKTOUF, O. A Administração entre a Tradição e a Renovação. São Paulo: Atlas, 1996.
AKTOUF, O. Administração e Teorias das Organizações Contemporâneas: rumo a um humanismo radical crítico? Revista Organizações e Sociedade, Salvador, v. 8, n. 21, p. 13-33, maio/ ago. 2001.
ARRUDA, L.; QUELHAS, O. L. G. Desenvolvimento de pessoas para a sustentabilidade: uma análise comparativa das ações promovidas por empresas brasileiras. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 27-38, maio/ago. 2011.
BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991.
BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BARRETO, L. M. T. S.; SILVA, M. P.; FISCHER, A. L.; ALBUQUERQUE, L. G.; AMORIM, W. A. C. Temas Emergentes em Gestão de Pessoas: uma análise da produção acadêmica. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 4, n. 2, p. 215-232, 2011.
BUSSAB, O. W.; MORETTIN, A. P. Estatística básica: métodos quantitativos. 4. ed. São Paulo: Editora Atual, 2002.
CAPALDI, N. New (Other?) Directions in Corporate Social Responsibility. International Journal of Corporate Social Responsibility, v. 1, n. 4, p. 2-7, 2016.
CARROL, Archie B. Corporate Social Responsibility (Business and society), Chicago, v. 38, p. 268-295, set. 1999.
CRUBELLATE, J. M.; PASCUCCI, J.; GRAVE, P. S. Visão baseada em recursos legítimos: recursos e padrões institucionais na formulação de estratégias em organizações. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA – 3ES, 2., 2005, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPAD, 2005. 1 CD.
D’AMORIM, A. R. F. F. Gestão de Recursos Humanos em organizações sustentáveis: análise à luz do Global Reporting Initiative e da Administração Renovada. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
DRUCKER, P. F. Liderança para o século XXI. São Paulo: Futura, 2000.
FARIAS, A. C. A. Sustentabilidade empresarial: estudos de casos na construção civil de Campina Grande - PB. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
FEDATO, M. C. L. Responsabilidade social corporativa: benefício social ou vantagem competitiva: um estudo das estratégias de atuação social empresarial e sua avaliação de resultados. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.
GOLDMAN, A. E.; MCDONALD, S. S. The groups depth interview: principles and practice. New Jersey: Prentice-Hall, 1987.
INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Práticas empresariais de responsabilidade social: relações entre os princípios do Global Compact e os Indicadores Ethos de responsabilidade social. Carmem Weingrill (coord.). São Paulo: Instituto Ethos, 2003.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
LERNER, E. B. A relação entre reputação corporativa e responsabilidade social corporativa. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Mackenzie, São Paulo, 2006.
MASOUD, N. How to win the battle of ideas in corporate social responsibility: the International Pyramid Model of CSR. International Journal of Corporate Social Responsibility, v. 2, n. 4, p. 2-22, 2017.
MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial: a administração do Terceiro Setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
ORCHIS, M. A.; YUNG, M. T.; MORALES, S. C. Impactos da Responsabilidade Social nos Objetivos e Estratégias Empresarias. In: GARCIA, B. G. et al. Responsabilidade Social das Empresas: a contribuição das universidades. São Paulo: Petrópolis, 2002.
PENA, R. P. M; CARVALHO NETO, A.; TEODOSIO, A.; COELHO, H. M. Q.; FERNANDES, T.; DIAS, A. S. Discurso e Prática da Responsabilidade Social: um Estudo sobre a Gestão do Público Interno em Empresas Signatárias do Global Compact. In: XXIX ENCONTRO ANUAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇAO EM ADMINISTRAÇAO – ENANPAD. 2005. Atibaia. Anais eletrônicos.
PETTIGREW, A.; WHIPP, R. Managing change for competitive success. Cambridge, Massachusetts: Blackwell Publishers, 1993.
PFEFFER, J. Vantagem competitiva através de pessoas. São Paulo: Makron Books, 1994.
RIBEIRO, M. S.; LISBOA, L. P. Balanço social. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, DF, v. 28, n. 115, p. 72-81, 1999.
SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. Prefácio de M. F. Strong. Trad. Magda Lopes. São Paulo: Studio Nobel, Fundap, 1993.
SANTOS, A. R. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SAVITZ, A. W.; WEBER, K. A empresa sustentável: o verdadeiro lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
SCHVARSTEIN, L. La inteligencia social de las organizaciones: desarrollando las competencias necesarias para el ejercicio efectivo de la responsabilidad social. Buenos Aires: Paidós, 2003.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
STEVENSON, W. J. Estatística Aplicada à Administração. Trad. Alfredo Alves de Farias. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.
STONER, J. A.; FREEMAN, R. E. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V. C. P.; FORTUNA, A. A. M. Gestão com Pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
TEECE, D.; PISANO, G. The Dynamic Capabilities of Firms: an Introduction. Industrial and Corporate Change, v. 3, n. 3, p. 537-556, 1994.
TINOCO, J. E. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2001.
VERGARA, S. C.; BRANCO, P. D. Empresa Humanizada: a organização necessária e possível. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 20-30, abr./jun. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.