Responsabilidade Social (RSI) e Reputação Organizacional (ROI) Internas: relação competitiva para a empresa?

Angelica Carina de Andrade Farias Lima

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Amanda Raquel da França Filgueiras D'Amorim

ORCID iD Universidade Fernando Pessoa (UFP) Portugal

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar como se dá a relação entre Responsabilidade Social Interna (RSI) e Reputação Organizacional Interna (ROI) e se estas são consideradas fontes de vantagens competitivas para as empresas. Utilizou-se a base teórica desenvolvida por Pena et al. (2005) para a análise de RSI por meio de nove indicadores, os mesmos utilizados pelo Instituto Ethos, e a proposta de Lerner (2006) para identificar a percepção dos funcionários sobre o grau de concordância com a ROI, baseada em oito atributos relacionados com a empresa. A pesquisa foi realizada na empresa Antares Comunicação através de questionários aplicados aos funcionários e de entrevista semiestruturada realizada com o gestor do programa de Responsabilidade Social. Os resultados da pesquisa mostraram um alto grau de concordância, média de 5,5 em relação às ações de RSI desenvolvidas pela empresa e média de 4,9 para os atributos relacionados à ROI. Constatou-se, através da análise de correlação de Pearson, que existe uma relação significativa e do tipo linear positiva entre RSI e ROI. Portanto, de acordo com a Visão Baseada em Recursos (VBR), as duas variáveis, Responsabilidade Social Interna e Reputação Organizacional Interna, podem ser consideradas fontes de vantagem competitiva para a empresa.

Palavras-chave


Responsabilidade Social Interna; Reputação Organizacional Interna; Vantagem Competitiva


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n44p205-218

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