Smartphones e o ensino de química orgânica: o uso de jogos pode influenciar no aprendizado?

Antônia Vanúzia Nunes da Silva Araújo

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Demétrios Araújo Magalhães Coutinho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem da Química ainda é considerado difícil, mesmo com toda a tecnologia disponível para seu aprimoramento, embora essa mesma tecnologia seja responsável por distrações dos discentes nas aulas. O exemplo mais comum desses artefatos são os smartphones, dispositivos cada vez mais versáteis e inseridos no cotidiano de quase todas as pessoas. Aliar esse objeto ao ensino pode ser uma alternativa útil para a superação das dificuldades inerentes a esse processo. Este trabalho tem como objetivo apresentar a contribuição de jogos educativos, na plataforma Android, no processo de aprendizagem de funções orgânicas, em uma escola pública na cidade de Pau dos Ferros (RN). Inicialmente, usou-se o Google Play Store® para verificar a disponibilidade de jogos que lidam com temas de Química Orgânica. Escolheram-se, então, quatro aplicativos para serem utilizados como metodologia complementar para a resolução de exercícios relacionados à disciplina. Além disso, coletaram-se as opiniões dos alunos em relação ao método utilizado e observou-se que esses dispositivos, quando utilizados de forma controlada, planejada e adequada, podem contribuir de maneira positiva para a motivação e interesse dos alunos durante as aulas.

Palavras-chave


Smartphones; Jogos; Aprendizagem; Química Orgânica


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n44p192-204

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