Smartphones e o ensino de química orgânica: o uso de jogos pode influenciar no aprendizado?

Autores

  • Antônia Vanúzia Nunes da Silva Araújo Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) http://orcid.org/0000-0002-6693-9761
  • Demétrios Araújo Magalhães Coutinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n44p192-204

Palavras-chave:

Smartphones, Jogos, Aprendizagem, Química Orgânica

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem da Química ainda é considerado difícil, mesmo com toda a tecnologia disponível para seu aprimoramento, embora essa mesma tecnologia seja responsável por distrações dos discentes nas aulas. O exemplo mais comum desses artefatos são os smartphones, dispositivos cada vez mais versáteis e inseridos no cotidiano de quase todas as pessoas. Aliar esse objeto ao ensino pode ser uma alternativa útil para a superação das dificuldades inerentes a esse processo. Este trabalho tem como objetivo apresentar a contribuição de jogos educativos, na plataforma Android, no processo de aprendizagem de funções orgânicas, em uma escola pública na cidade de Pau dos Ferros (RN). Inicialmente, usou-se o Google Play Store® para verificar a disponibilidade de jogos que lidam com temas de Química Orgânica. Escolheram-se, então, quatro aplicativos para serem utilizados como metodologia complementar para a resolução de exercícios relacionados à disciplina. Além disso, coletaram-se as opiniões dos alunos em relação ao método utilizado e observou-se que esses dispositivos, quando utilizados de forma controlada, planejada e adequada, podem contribuir de maneira positiva para a motivação e interesse dos alunos durante as aulas.

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Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

Ensino