Construção do conhecimento sobre as aves da Caatinga através de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n44p163-175Palavras-chave:
Conhecimento, Atividades teóricas, Sala de aula, FormulárioResumo
As ações desta pesquisa foram traçadas a fim de despertar nos alunos uma compreensão sobre as aves, seus biomas e algumas questões do cuidado com o meio ambiente, facilitando a construção do conhecimento de alunos do ensino fundamental sobre aves da Caatinga e Educação Ambiental, por meio de atividades lúdicas. Participaram da pesquisa 18 alunos, com faixa etária entre 8 e 9 anos, com os quais se realizaram etapas que incluíam atividades teóricas e lúdicas dentro da sala de aula. Para este estudo, aplicou-se um formulário semiestruturado com questões discursivas e objetivas no início e fim das atividades. Como resultado, foi visto que as palestras associadas ao lúdico contribuíram para melhor aprendizagem dos alunos na construção de conhecimento sobre as temáticas trabalhadas. Sendo assim, associar atividades lúdicas como ferramenta auxilia na construção de conhecimento dos alunos de ensino fundamental sobre as temáticas trabalhadas dentro da sala de aula.
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