- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Construção do conhecimento sobre as aves da Caatinga através de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem
Resumo
As ações desta pesquisa foram traçadas a fim de despertar nos alunos uma compreensão sobre as aves, seus biomas e algumas questões do cuidado com o meio ambiente, facilitando a construção do conhecimento de alunos do ensino fundamental sobre aves da Caatinga e Educação Ambiental, por meio de atividades lúdicas. Participaram da pesquisa 18 alunos, com faixa etária entre 8 e 9 anos, com os quais se realizaram etapas que incluíam atividades teóricas e lúdicas dentro da sala de aula. Para este estudo, aplicou-se um formulário semiestruturado com questões discursivas e objetivas no início e fim das atividades. Como resultado, foi visto que as palestras associadas ao lúdico contribuíram para melhor aprendizagem dos alunos na construção de conhecimento sobre as temáticas trabalhadas. Sendo assim, associar atividades lúdicas como ferramenta auxilia na construção de conhecimento dos alunos de ensino fundamental sobre as temáticas trabalhadas dentro da sala de aula.
Palavras-chave
Conhecimento; Atividades teóricas; Sala de aula; Formulário
Texto completo:
Referências
ALENCAR, G. S. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visão, Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, p. 55-62, 2015.
ALVES, R. O amor que acende a lua. Campinas: Papirus Speculum, 1999. 214 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
CAMBELLI, C. P. Levantamento de aves e sua contribuição para a recuperação da Floresta Estadual de Botucatu – Botucatu/SP. 2008. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, 2008.
COSTA, R. G. A. Observação de aves como ferramenta didática para a Educação Ambiental: algumas considerações pedagógicas. Atualidades ornitológicas, n. 137, p. 4-7, 2007.
CPRM – SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea: Diagnóstico do município de Picuí, estado da Paraíba. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005.
EISENHART, M. O poder da música através dos tempos. Porto Alegre: n° 42, 2000.
FERNANDES, R. S. et al. O uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. In: ENCONTRO DA ANPPAS, 2., 2004, Indaiatuba. Anais [...]. Belém: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, J. C. O processo de ensino na escola. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, R. J. P.; SOUZA, R. N. S.; SILVA, C. R. S. Aves da Caatinga e educação ambiental: uma experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gov. Flávio Ribeiro, Picuí-PB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos, 2016. v. 1.
MEDEIROS, A. B.; MENDOÇA, M. J. L. S.; SOUSA, G. L.; OLIVEIRA, I. P. A importância da educação ambiental na escola em séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.
MONTENEGRO, G. A. A Invenção do Projeto: a criatividade aplicada ao desenho industrial, arquitetura, comunicação visual. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
MOURA, J. A Importância da educação ambiental na educação infantil. 2008. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-educacao-infantil/3707/. Acesso em: 23 mar. 2019.
MOUSINHO, P. Alguns conceitos de educação ambiental. In: TRIGUEIRO, A. (coord.). Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante. 2003.
OLIVEIRA, E. A. Educação ambiental no ambiente escolar. In: SANTOS, R. A. T. (org.). A multiplicidade de saberes na e da sala de aula. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. p. 23-24.
PADUA, S. M.; TABANEZ, M. F.; SOUZA, M. G. A abordagem participativa na educação para a conservação da natureza. In: CULLEN JR, L.; RUDRAN, R.; PÁDUA, C. V. (org.). Métodos de Estudos em Biologia da Conservação e da Vida Silvestre. Curitiba: Editora UFPR, 2003. p. 557-591.
REIGOT, M. O que é Educação Ambiental? São Paulo: Brasiliense, 2010.
SILVA, M. B.; MAMEDE, S. B. Grupos de observadores de aves e mamíferos como estratégia para a conservação da biodiversidade do Cerrado. In: CONGRESSO REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DO CERRADO, 1., 2005, Quirinópolis, GO. Anais [...]. Campo Grande, MS: Gráfica Gibim, 2005.
SILVESTRI, G.; TAVARES, B. As aves como instrumento de iniciação científica de alunos do Ensino Fundamental. Atualidades Ornitológicas, Ivaiporã, 2008.
SOUZA, F. F. et al. O bioma caatinga sob a percepção dos alunos de uma escola estadual na Paraíba. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 2., 2015, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos, 2015.
TRINDADE, N. A. D. Consciência ambiental: coleta seletiva e reciclagem no ambiente escolar. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v. 7, n. 12, p. 1-15, 2011.
VIVIANI, D.; RODRIGUES, E. A.; EBERT, L. A. O estudo das aves: uma proposta diferenciada. Maiêutica, Indaial, v. 4, n. 1, p. 115-134, 2015.
Visitas a este artigo: 2549
Total de downloads do artigo: 1486