Os por quês matemáticos na prática docente: importância, concepção e conhecimento do professor
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n44p100-112Palavras-chave:
Educação matemática, Por quês matemáticos, Aprendizagem matemáticaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como os por quês matemáticos são levados em consideração pelos docentes nas práticas de ensino, tanto no que se refere às respostas dadas aos questionamentos dos alunos quanto na instigação de explorações matemáticas relevantes. Os questionamentos dos estudantes durante as aulas se constituem em excelentes oportunidades para a exploração e compreensão de conceitos, se configurando em fortes potenciais para uma aprendizagem significativa. A construção do conhecimento pelo aprendiz se dá, especialmente, a partir da curiosidade, o que desencadeia um processo de busca de respostas para questões interessantes que surgem ou que lhe são apresentadas. A investigação se configurou como um estudo de caso, de natureza qualitativa. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de um questionário aplicado a um grupo de oito professores de Matemática da rede pública de ensino da Paraíba. Os resultados mostraram que os docentes concebem grande importância para os por quês matemáticos. Os por quês, no entanto, raramente ocorrem nas aulas de matemática e, por isso, faz-se necessária a instigação, por parte do docente, de por quês matemáticos significativos durante o processo de ensino. Com relação às respostas dos professores aos por quês matemáticos a estes apresentados, foram observadas limitações conceituais e didáticas na exploração de quatro desses por quês relativos a temas explorados na educação básica, indicando fragilidades no processo de formação.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.