Aplicação de geotecnologias para caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Rio Gramame-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n20p31-37Palavras-chave:
bacia hidrográfica, caracterização morfométrica, geoprocessamentoResumo
O presente trabalho tem como objetivo a extração das características físicas da bacia do rio Gramame-PB a partir do uso de algoritmos e tecnologias de geoprocessamento. No trabalho foram utilizados dados altimétricos - SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) e dados shapefiles oficiais referentes à delimitação e drenagem da bacia do rio Gramame-PB. O processamento dos dados foi executado a partir do software ArcGIS 9.3. Os produtos obtidos foram os parâmetros morfométricos (área, perímetro, fator de forma, índice de compacidade, índice de circularidade, sinuosidade de drenagem, tipo de drenagem e densidade de drenagem) e os mapas de elevação e de declividade da bacia. A partir da análise destes dados a bacia foi classificada em bacia de grande porte; relevo predominantemente suave, sendo menos susceptível ao processo erosivo (em relação à declividade do terreno); bacia de forma alongada, ou seja, menos susceptível a inundações e enchentes; drenagem moderada e de ordem 5 (cinco).
Downloads
Referências
BRASIL. Lei Nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 8 de janeiro de 1997.
COLLISCHONN, W. Geoprocessamento em Recursos Hídricos-HIP 23. Disponível em: www.galileu.iph.ufrgs.br/collischonn/HIDP.../Geo%2001%20-%20Introdução.ppt. Acesso em: Abril, 2010.
EMBRAPA. Brasil em Relevo. Centro Nacional de Pesquisa de Solos Disponível em:http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/download/pb/pb.htm. Acesso em: 24.04.2010.
ESRI. Site oficial do ESRI - Environmental Systems Research Institute. Disponível em: http://www. esri.com. Acesso em: Jul. 2010.
GADELHA, C. T. Utilização de Geotecnologias para Caracterização Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Açude de Sumé-PB. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. João Pessoa: 2011.
PARAÍBA. Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba-AESA. Geo Portal AESA. Disponível em: http://www.aesa.pb.gov.br/geoprocessamento/geoportal/shapes.html. Acesso em: Agosto, 2012.
REZENDE, J. F. dos R. Gestão de Informações utilizando a Tecnologia de Geoprocessamento para o Projeto Jaíba – Etapa II. Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Monografia (Especialização em Geoprocessamento). Belo Horizonte: 2002.
SILVA, J. S. da. Extração de Atributos Hidrológicos de Bacias Hidrográficas, Utilizando Software Livre. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Monografia. João Pessoa: 2009.
VILLELA, S. M.; MATTOS, A. Hidrologia Aplicada. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.