Aplicação de geotecnologias para caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Rio Gramame-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n20p31-37Palavras-chave:
bacia hidrográfica, caracterização morfométrica, geoprocessamentoResumo
O presente trabalho tem como objetivo a extração das características físicas da bacia do rio Gramame-PB a partir do uso de algoritmos e tecnologias de geoprocessamento. No trabalho foram utilizados dados altimétricos - SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) e dados shapefiles oficiais referentes à delimitação e drenagem da bacia do rio Gramame-PB. O processamento dos dados foi executado a partir do software ArcGIS 9.3. Os produtos obtidos foram os parâmetros morfométricos (área, perímetro, fator de forma, índice de compacidade, índice de circularidade, sinuosidade de drenagem, tipo de drenagem e densidade de drenagem) e os mapas de elevação e de declividade da bacia. A partir da análise destes dados a bacia foi classificada em bacia de grande porte; relevo predominantemente suave, sendo menos susceptível ao processo erosivo (em relação à declividade do terreno); bacia de forma alongada, ou seja, menos susceptível a inundações e enchentes; drenagem moderada e de ordem 5 (cinco).
Downloads
Referências
BRASIL. Lei Nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 8 de janeiro de 1997.
COLLISCHONN, W. Geoprocessamento em Recursos Hídricos-HIP 23. Disponível em: www.galileu.iph.ufrgs.br/collischonn/HIDP.../Geo%2001%20-%20Introdução.ppt. Acesso em: Abril, 2010.
EMBRAPA. Brasil em Relevo. Centro Nacional de Pesquisa de Solos Disponível em:http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/download/pb/pb.htm. Acesso em: 24.04.2010.
ESRI. Site oficial do ESRI - Environmental Systems Research Institute. Disponível em: http://www. esri.com. Acesso em: Jul. 2010.
GADELHA, C. T. Utilização de Geotecnologias para Caracterização Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Açude de Sumé-PB. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. João Pessoa: 2011.
PARAÍBA. Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba-AESA. Geo Portal AESA. Disponível em: http://www.aesa.pb.gov.br/geoprocessamento/geoportal/shapes.html. Acesso em: Agosto, 2012.
REZENDE, J. F. dos R. Gestão de Informações utilizando a Tecnologia de Geoprocessamento para o Projeto Jaíba – Etapa II. Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Monografia (Especialização em Geoprocessamento). Belo Horizonte: 2002.
SILVA, J. S. da. Extração de Atributos Hidrológicos de Bacias Hidrográficas, Utilizando Software Livre. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Monografia. João Pessoa: 2009.
VILLELA, S. M.; MATTOS, A. Hidrologia Aplicada. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.