Modelagem empírica de rentabilidade no mercado de locação de imóveis na cidade de São Paulo/SP utilizando modelos hedônicos e de regressão
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n44p45-57Palavras-chave:
Mercado imobiliário, Modelos hedônicos, Regressão linear múltipla, RentabilidadeResumo
É um grande desafio determinar o valor intrínseco associado a todo o pacote de atributos existentes em um imóvel e predizer o seu valor da maneira eficaz, pois, no mercado imobiliário, existem diversos imóveis com características distintas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo matemático capaz de estimar o retorno financeiro de investimentos em apartamentos residenciais urbanos na cidade de São Paulo/SP, destinados à locação, identificando as características que agregam maior rentabilidade para estes apartamentos residenciais. Para isso, modelos de precificação hedônica, capazes de predizer valores de venda e de aluguel, foram desenvolvidos. Através destes modelos e da razão entre os valores preditos de locação e de venda dos imóveis da amostra, foi possível construir num novo modelo de regressão para a rentabilidade na locação e determinar quais são as características presentes em apartamentos residenciais que apresentam maior rentabilidade do investimento.
Downloads
Referências
ABRAMO, P.; FARIA, T. C. Mobilidade residencial na cidade do Rio de Janeiro: considerações sobre os setores formal e informal do mercado imobiliário. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS DA ABEP, 11., 1998, Caxembu, MG. Anais [...] Belo Horizonte: ABEP, 1998. p. 421-456.
ALVES, V. Avaliação de imóveis urbanos baseada em métodos estatísticos multivariados. 2005. Dissertação (Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia) – Universidade Federal do Paraná, Campo Mourão, 2005.
ANGELO, C. F.; FÁVERO, L. P. L. Modelo de preços hedônicos para a avaliação de veículos novos. In: VI SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 2003, São Paulo. Relação de trabalhos, São Paulo: VI SEMEAD, 2003. 1 CD-ROM.
BAPTISTELLA, M. O uso de redes neurais e regressão linear múltipla na engenharia de avaliações: determinação dos valores venais de imóveis urbanos. 2005. Dissertação (Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
BRAULIO, S. N. Proposta de uma metodologia para a avaliação de imóveis urbanos baseado em métodos estatísticos multivariados. 2005. Dissertação (Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
BRONDINO, N. C. M.; SILVA, A. N. R. Da teoria à prática: introduzindo técnicas emergentes na avaliação de imóveis em massa. Revista Minerva – Pesquisa & Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 107-117, 2005.
CARMO, C. R. S. Precificação imobiliária baseada em modelagem hedônica e externalidades: um estudo aplicado a terrenos urbanos. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 2, p. 2-23, 2014.
DANTAS, R. A. Engenharia de Avaliações: uma introdução à metodologia científica. São Paulo: Pini, 1998.
FÁVERO, L. P. L. Modelos de preços hedônicos aplicados a imóveis residenciais em lançamento no município de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
GAZOLA, S. (2002). Construção de um modelo de regressão para avaliação de imóveis. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
GUERRA, M. J.; DONAIRE, D. Estatística indutiva: teoria e aplicações. 5. ed. São Paulo: Livraria Ciência e Tecnologia Editora, 1991. v. 2.
MARQUES, J. L.; CASTRO, E. A.; BHATTACHARJEE, A. A localização urbana na valorização residencial: Modelos de autocorrelação espacial. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 15., 2009, Cidade da Praia, Cabo Verde. Actas [...] Cidade da Praia: APDR, 2009. p. 2224-2244.
MOREIRA, D. S.; SILVA, R. S.; FERNANDES, A. M. R. Engenharia de avaliações de imóveis apoiada em técnicas de análise multicritério e redes neurais artificiais. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, n. 6, p. 49-58, 2010.
NEGRI NETO, A. Preços hedônicos. Informações Econômicas, v. 33, n. 12, p. 81-83, dez. 2003.
ROSEN, S. Hedonic prices and implicit markets: product differentiation in pure competition. Journal of Political Economy, v. 82, n. 1, p. 34-55, 1974.
SANTELLO, R. Avaliação de imóveis urbanos com utilização da lógica difusa. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
SÃO PAULO (Município). Atlas Ambiental do Município de São Paulo. 2016. Disponível em: http://atlasambiental.prefeitura.sp.gov.br/. Acesso em: 23 fev. 2016.
IBM. IBM SPSS Statistics. Versão 19. Armonk, NY: IBM, 2010.
ZAP. ZAP Imóveis. Disponível em: http://www.zapimoveis.com.br/. Acesso em: 21 out. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.