- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Perfil, desafios e oportunidades dos comerciantes do bairro de comércio popular Vila Portes da cidade de Foz do Iguaçu – PR
Resumo
No estudo apresentado, buscaram-se a reflexão e realização de pesquisa prática para compreensão dos desafios e oportunidades que o comerciante que está inserido em uma região de fronteira enfrenta, buscando instigar as práticas e vivências de tal realidade. O trabalho acadêmico teve como objetivo geral: desvelar o perfil, os desafios e oportunidades dos comerciantes do bairro Vila Portes, na cidade de Foz do Iguaçu, compreendendo a formação do bairro, por meio da realização de pesquisas com os comerciantes e, por fim, a análise do perfil, seus desafios e oportunidades. Os métodos de pesquisa e coleta partem do princípio da busca de informações acerca dos comerciantes da Vila Portes, com base em pesquisa qualitativa – com maior aprofundamento na compreensão dos desafios e oportunidades – e também quantitativa, mais específica e abrangente para a busca do perfil geral do comerciante da área fronteiriça. O resultado encontrado pelos acadêmicos é de grande valia ao futuro administrador e comerciante da região, pois, além de melhorar a compreensão da área de comércio local, permite que se obtenha o perfil dos comerciantes ali inseridos e as oportunidades para os novos entrantes. Tem, ainda, como principal característica buscar compreender os desafios que cercam o comerciante local e quais seriam possíveis soluções para melhoria contínua dessa região de comércio popular.
Palavras-chave
Comercio Popular; Fronteira; Vila Portes
Texto completo:
Referências
ARRAIGA RODRIGUES, J.C. El concepto de frontera en la perspectiva humana. Perspectiva Geográfica. Vol. 17, 2012.
BOURDIEU, P. Espírito de Estado. Gênese e estrutura do campo burocrático. In: BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 127-166.
CAVALCANTI, F. G. M. Comércio Exterior e Contrato de Câmbio de Exportação. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1981.
COSTA, R.H. da. Latifúndio e Identidade Regional. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
CURY, M. J. F. Territorialidades Transfronteiriças do Iguassu (TTI): interconexões, interdependências e interpenetrações nas cidades da Tríplice Fronteira - Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
DORFMAN, A. Panorama, percurso e possível agenda para os estudos fronteiriços brasileiros. In: DORFMAN, Adriana (org.). Anuário Unbral das Fronteiras Brasileiras 2014. Porto Alegre: Editora Letra1; Instituto de Geociências/UFRGS, 2015. p. 12-27.
GOTTMANN, J. Confronting centre and periphery. In: GOTTMANN, J. (ed.) Centre and periphery: spatial variation in politics. Beverly Hills: Sage Publications, 1980. p. 66-89.
HELLER, H. R. Comércio Internacional: teoria e evidência empírica. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1978.
INDOVINA, F; CALABI, D. Sull’uso capitalístico del territoria. In: LUSSO, G. (org.). Economia e Território. Milano: Angeli, 1974. p. 123-149.
NEWMAN, D. Boundaries. In: Agnew, J. et. al. A Companion to Political Geography. 1ª ed. Oxford: Basil Blackwell, 1998.
PARANÁ. Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária. Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (CAPES).2016. Disponível em: http://www.seguranca.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=97. Acesso em: 28 abr. 2016.
PREVIDELLI, J. J. Estratégias condicionantes da internacionalização de empresas no mercosul. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EMADMINISTRAÇÃO, 21.,1997, Rio das Pedras. Anais [...]. Rio das Pedras: ANPAD, 1997. 1 CD-ROM.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1984.
RATTI, B. Comércio Internacional e Câmbio. 5. ed. São Paulo: Aduaneiras, 1985.
REAL DE AZÚA, D. E. O Neoprotecionismo e o Comércio Exterior. 1. ed. São Paulo: Aduaneiras, 1986.
RIBEIRO, G. L. A globalização popular e o sistema mundial não hegemônico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 74, p. 21-38, out. 2010.
SAQUET, M. A. Por uma Geografia das Territorialidades e das Temporalidades. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.
Visitas a este artigo: 1650
Total de downloads do artigo: 1485