Perfil, desafios e oportunidades dos comerciantes do bairro de comércio popular Vila Portes da cidade de Foz do Iguaçu – PR

Bruna Fonseca

Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) Brasil

Karen Sawa

Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) Brasil

Renato Appel

Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) Brasil

Giuliano Derrosso

ORCID iD Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) Brasil

Resumo

No estudo apresentado, buscaram-se a reflexão e realização de pesquisa prática para compreensão dos desafios e oportunidades que o comerciante que está inserido em uma região de fronteira enfrenta, buscando instigar as práticas e vivências de tal realidade. O trabalho acadêmico teve como objetivo geral: desvelar o perfil, os desafios e oportunidades dos comerciantes do bairro Vila Portes, na cidade de Foz do Iguaçu, compreendendo a formação do bairro, por meio da realização de pesquisas com os comerciantes e, por fim, a análise do perfil, seus desafios e oportunidades. Os métodos de pesquisa e coleta partem do princípio da busca de informações acerca dos comerciantes da Vila Portes, com base em pesquisa qualitativa – com maior aprofundamento na compreensão dos desafios e oportunidades – e também quantitativa, mais específica e abrangente para a busca do perfil geral do comerciante da área fronteiriça. O resultado encontrado pelos acadêmicos é de grande valia ao futuro administrador e comerciante da região, pois, além de melhorar a compreensão da área de comércio local, permite que se obtenha o perfil dos comerciantes ali inseridos e as oportunidades para os novos entrantes. Tem, ainda, como principal característica buscar compreender os desafios que cercam o comerciante local e quais seriam possíveis soluções para melhoria contínua dessa região de comércio popular.

Palavras-chave


Comercio Popular; Fronteira; Vila Portes


Texto completo:

Referências


ARRAIGA RODRIGUES, J.C. El concepto de frontera en la perspectiva humana. Perspectiva Geográfica. Vol. 17, 2012.

BOURDIEU, P. Espírito de Estado. Gênese e estrutura do campo burocrático. In: BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 127-166.

CAVALCANTI, F. G. M. Comércio Exterior e Contrato de Câmbio de Exportação. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1981.

COSTA, R.H. da. Latifúndio e Identidade Regional. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CURY, M. J. F. Territorialidades Transfronteiriças do Iguassu (TTI): interconexões, interdependências e interpenetrações nas cidades da Tríplice Fronteira - Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

DORFMAN, A. Panorama, percurso e possível agenda para os estudos fronteiriços brasileiros. In: DORFMAN, Adriana (org.). Anuário Unbral das Fronteiras Brasileiras 2014. Porto Alegre: Editora Letra1; Instituto de Geociências/UFRGS, 2015. p. 12-27.

GOTTMANN, J. Confronting centre and periphery. In: GOTTMANN, J. (ed.) Centre and periphery: spatial variation in politics. Beverly Hills: Sage Publications, 1980. p. 66-89.

HELLER, H. R. Comércio Internacional: teoria e evidência empírica. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1978.

INDOVINA, F; CALABI, D. Sull’uso capitalístico del territoria. In: LUSSO, G. (org.). Economia e Território. Milano: Angeli, 1974. p. 123-149.

NEWMAN, D. Boundaries. In: Agnew, J. et. al. A Companion to Political Geography. 1ª ed. Oxford: Basil Blackwell, 1998.

PARANÁ. Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária. Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (CAPES).2016. Disponível em: http://www.seguranca.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=97. Acesso em: 28 abr. 2016.

PREVIDELLI, J. J. Estratégias condicionantes da internacionalização de empresas no mercosul. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EMADMINISTRAÇÃO, 21.,1997, Rio das Pedras. Anais [...]. Rio das Pedras: ANPAD, 1997. 1 CD-ROM.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1984.

RATTI, B. Comércio Internacional e Câmbio. 5. ed. São Paulo: Aduaneiras, 1985.

REAL DE AZÚA, D. E. O Neoprotecionismo e o Comércio Exterior. 1. ed. São Paulo: Aduaneiras, 1986.

RIBEIRO, G. L. A globalização popular e o sistema mundial não hegemônico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 74, p. 21-38, out. 2010.

SAQUET, M. A. Por uma Geografia das Territorialidades e das Temporalidades. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n44p31-44

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1507

Total de downloads do artigo: 1311