Sistematização dos processos de gestão: uma proposta de intervenção para a Unidade de Atendimento ao Educando-UAE/EAJ/UFRN
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p102-115Palavras-chave:
Nova Gestão Pública, Gestão de Processos, Unidade de Atendimento ao EducandoResumo
Este artigo trata sobre proposta de intervenção para sistematização dos processos de gestão da Unidade de Atendimento ao Educando-UAE/EAJ/UFRN, como contribuição para a melhoria na gestão. O estudo se fundamenta teoricamente nos pressupostos da Nova Gestão Pública-NGP e da Gestão de Processos. Metodologicamente, utiliza-se da pesquisa-ação e da abordagem qualitativa, cuja aplicação contribuiu para conhecimento da realidade bem como orientaram as ações de intervenção e de mudanças. Como resultado da pesquisa, foi elaborado o diagnóstico, no qual é apresentado o modelo de gestão atual da UAE, que, por sua vez, ofereceu respaldo para a elaboração das propostas de ações para ensejar mudanças quanto ao organograma do setor; à elaboração das atribuições da UAE e de seus setores subordinados; à sistematização dos processos administrativos (fluxo da rotina de trabalho, padronização de documentos e formulários etc.); e à melhoria das condições físicas e tecnológicas, que compõem o sistema de gestão do setor em estudo.
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