Análise dos acidentes de trânsito com vítimas fatais no município de Natal/RN no período de 1999 a 2014

Emilly Lindolfo de Souza

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Sybelle Araujo Dantas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Nabel Khivya Correia Costa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Jássio Pereira de Medeiros

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Lenin Cavalcanti Brito Guerra

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Resumo

Nos últimos anos, os acidentes de trânsito apresentam-se como uma das principais causas dos altos índices de mortalidade no Brasil, principalmente entre os homens e os jovens. Nesse contexto, o município de Natal-RN apresenta números consideráveis em acidentes de trânsito, sendo esse um problema também mundial. Dessa forma, o objetivo deste texto é analisar, por meio de diversos indicadores (número de mortes, gênero, faixa etária, tipo de envolvido e tamanho da frota) a evolução dos acidentes de trânsito, com vítimas fatais, ocorridos no município de Natal-RN, no período de 1999 a 2014. Trata-se, pois, de um estudo predominantemente descritivo, fundamentado em dados secundários disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pelo Denatran. A partir deste estudo, constatou-se que os acidentes de trânsito com vítimas fatais estão se tornando mais frequentes e sendo causados, na maioria das vezes, por indivíduos do sexo masculino, jovens, motociclistas e pedestres. Destaca-se que o foco das observações do perfil esteve voltado para os “causadores” dos acidentes, e não das vítimas. Essas informações seriam justificadas pelo aumento constante da frota de veículos no período estudado. Assim sendo, estes dados revelam a necessidade de maior intervenção do Estado na implementação de programas preventivos, na execução de suas funções sociais, na aplicação de ações fiscalizadoras efetivas, avançando, assim, nos estudos a respeito da qualidade dos investimentos em relação à redução dos índices de acidentes de trânsito e, consequentemente, na minimização do número de mortalidade.

Palavras-chave


Acidentes; Trânsito; Mobilidade urbana; Mortalidade


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n42p59-71

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