Documentação arquitetônica do casarão de Zé Pereira na cidade de Princesa Isabel-PB

Idalina Bezerra Ferreira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Antonio Gonçalves de Farias Júnior

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Conhecida como o Casarão de Zé Pereira, a casa n° 243, localizada na cidade de Princesa Isabel, tornou-se um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba - IPHAEP no ano de 2005 – marco inicial para as ações de preservação material e imaterial de sua história.  Diante de um exemplar da arquitetura residencial do período republicano do começo do século XX, este artigo tem como objetivo descrever os métodos utilizados na documentação arquitetônica desse imóvel. O primeiro passo para salvaguardar os registros que o tempo ali deixou foi verificar quais métodos poderiam ser associados para o levantamento arquitetônico in loco, sendo eles a medição por caminhamento, o da triangulação e o da trilateração – que possuem aplicação de baixo custo, além da sua facilidade de execução. Para digitalização das informações levantadas, foram utilizadas as tecnologias Computer Aided Design – CAD e Building Information Modeling – BIM, para guardar informações bi e tridimensionais do edifício em etapas distintas. Este artigo surgiu como extensão acadêmica e foi finalizado como trabalho de conclusão do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, no ano 2016. Seus resultados revelaram possibilidades de documentação precisa das características arquitetônicas como também algumas limitações a depender da etapa de levantamento a ser realizada.

Palavras-chave


Documentação-Arquitetônica; Patrimônio-Histórico; Tecnologia-BIM; Preservação


Texto completo:

Referências


AMORIM, A. L. de.; MOREIRA, D. C. Técnicas de reconstituição e de restituição digital de fachadas em edificações históricas: estudos de casos. Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação, v. 1, n. 4, p. 143 - 148, 2007.

ALVAREZ, Adriana A. M., et al. Topografia para Arquitetos. Rio de Janeiro: Booklink Publicações, 2003. 129 p.

BRASIL, Decreto nº 90.922, 6 de fevereiro de 1985, regulamenta a Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 2964, 6 fev. 1985. Seção 1, pt. 7.

FUNARI, P. P. A. Os desafios da destruição e conservação do Patrimônio Cultural no Brasil. 9 f., Artigo (Trabalhos de Antropologia e Etnologia) – Universidade Federal de Campinas, Campinas, 2001.

FREITAS, P. M. G. de. Comparação crítica entre demandas e técnicas de levantamento: o papel da memória em projetos de conservação e restauração arquitetônica. Resgate, São Paulo, v. 19, n. 23, 128 - 138, jan. – jun., 2012.

PARAÍBA. Decreto n° 26.101, 4 de agosto de 2005, Homologa a Deliberação nº 0087/2004 do Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais – CONPEC, Órgão de Orientação Superior do IPHAEP, declaratória do Tombamento do Imóvel nº 243, da Praça Epitácio Pessoa, com Rua José Pereira, localizado no centro da cidade de Princesa Isabel, neste Estado da Paraíba. Diário Oficial [do] Estado da Paraíba, João Pessoa, PB, n. 12.995, p. 3, 5 ago. 2005.

PASTANA, Carlos Eduardo Troccoli. Topografia I e II: Anoteações de Aula. Disponível em http://civilnet.com.br/Files/topo2/TOPOGRAFIA-APOSTILA-2010-1.pdf. Acesso em: 02 Set. 2016.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n40p94-104

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1174

Total de downloads do artigo: 1862