- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
Ensino de História, memória e história local
Resumo
Este artigo dará continuidade ao projeto de produção científica sobre o ensino de história e sua valorização da memória para a compreensão da história local. A escolha desse tema está baseada em um trabalho sobre Memória e história local elaborado durante a disciplina “História Regional”. Para isso, será utilizada a contribuição de autores preocupados com uma maior compreensão sobre a importância do ensino da história local e o resgate de sua identidade histórica e social. A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos.
Palavras-chave
cotidiano; ensino; História;. localidade; memória
Texto completo:
Referências
ALMEIDA FILHO, Orlando José de; OMURO, Selma de Araujo Torres. História a Ser Ensinada: Algumas Reflexões em Torno da História local. Disponível em: www.unifia.edu.br. Acesso em: jul. 2012.
BARBOSA, Vilma de Lurdes. Ensino de História Local: Redescobrindo Sentidos. Saeculum – Revista de História. João Pessoa: jul/dez, 2006.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2009. (Repensando o Ensino).
BRASIL/MEC/SEF. Coleção explorando o ensino de história: Ensino Fundamental. Volume 21, 2010.
BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental 1º e 2º Ciclos – História. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental 3º e 4º Ciclos – História. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 20 dez. 1996, artigo 22.
BRASIL. Orientações Curriculares Para O Ensino Médio: Conhecimentos de História. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BURKE, Peter. “História Como Memória Social”. In: Variedades de História Cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
DUARTE, Newton. A Individualidade Para Si – Contribuição e uma Teoria Histórico-Social da Formação do Indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1993.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: Experiências, Reflexões e Aprendizados. São Paulo: Editora Papirus, 2003. Coleção Magistério: Formação e Trabalho.
GADDIS, John Lewis. Paisagens da História. Como os Historiadores Mapeiam o Passado. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; MONTEIRO, Ana Maria F. C. (Orgs). Ensino de História: Sujeitos, Saberes e Práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2009.
GIROUX, Henry; SIMOM, Roger. Cultura Popular e Pedagogia Crítica: A Vida Cotidiana Como Base Para O Conhecimento Curricular. In: MOREIRA, Antônio F. B.; SILVA, Tomaz Tadeu (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
GOUBERT, Pierre. História Local. Revista Arrabaldes – Por Uma História Democrática. Rio de Janeiro. n. 1, maio/ago., 1988.
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
HORN, Geraldo Balduíno; GERMINARI, Geyso Dongley. O Ensino de História e seu Currículo: Teoria e Método. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1994.
MONTENEGRO, Ana Maria da Costa. Ensino de História: Das Dificuldades e Possibilidades de um Fazer. In. DAIVES, N. (Org.) Para Além dos Conteúdos no Ensino de História. Niterói: Eduff, 2000.
MORALES, Elisa Vermelho: História do cotidiano e ensino de História. Disponível em: www.uel.br. Acesso em: jul. 2012.
MOREIRA, Raimundo Nonato Pereira. História e Memória: Algumas Observações. Disponível em: www.fja.edu.br/. Acesso em: ago. 2012.
NEVES, Joana. História Local e Construção da Identidade Social. Saeculum – Revista de História, João Pessoa, n. 3, jan./dez., 1997.
NORONHA, Isabelle de Luna Alencar. Livro Didático e Ensino de História Local no Ensino Fundamental: Associação Nacional de História - ANPUH XXIV. In: Simpósio Nacional de História, 2007.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.5, n.10, 1992.
PROENÇA, Maria Cândida. Ensinar/Aprender História. Lisboa: Horizonte, 1990.
RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Educação. Plano Básico de Estudos: Anos Iniciais da Escola Básica. Rio de Janeiro, 1994.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009. Coleção Pensamento e Ação em Sala de aula.
Visitas a este artigo: 2263
Total de downloads do artigo: 1455