Sociedade e meio ambiente no Sertão do Rio Piranhas, Capitania da Paraíba do Norte, século XVIII
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p30-36Palavras-chave:
Sertão, história colonial, Capitania da Paraíba, Rio PiranhasResumo
A ocupação da América Portuguesa passou por diferentes etapas. Em um primeiro momento, as povoações se concentraram nas zonas litorâneas e, posteriormente, se deu um maior investimento na ocupação dos sertões. O presente estudo tem por objetivo problematizar o processo de ocupação do Sertão do Rio Piranhas, localizado no interior da Capitania da Paraíba do Norte. Para a execução da pesquisa foram utilizados os princípios da História Social e Ambiental, na medida em que a presente análise intentou envolver os aspectos sociais e ambientais dentro do processo histórico no Sertão do Rio Piranhas. Também buscou-se dados e documentos históricos empíricos dentro de expoentes clássicos da historiografia paraibana como Wilson Seixas e João de Lira Tavares, e no acervo do Arquivo Histórico Ultramarino. Ao final, observou-se a interferência das questões ambientais, especialmente a presença (ou ausência) de água como fator de distribuição das terras e, consequentemente, reterritorialização do espaço e tessitura de disputas e conflitos em torno dos espaços sertanejos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 6. ed. Recife, PE: UFPE, 1998.
JOFFLY, Irenêo. Notas sobre a Parahyba. Brasília, DF: Thesaurus, 1927 [1892].
PARAÍBA. AESA. Levantamento Ambiental do Rio Piranhas-Açu. 2007.
PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros: povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo: Hucitec; Usp; Fapesp, 2002. (Estudos Históricos, 44).
SEIXAS, Wilson. Pesquisas para a história do sertão da Paraíba. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, João Pessoa, n. 21, p. 51-84, 1975.
TAVARES, João de Lyra. Apontamentos para a História Territorial da Parahyba. Brasília: Senado Federal, 1982 [1909].
VARELA, Brisa; CARBALLO, Cristina. Recursos, sociedade y ambiente: el ciclo del oro en la organización ambiental del territorio serrano de la Provincia de San Luis del siglo XVIII (Argentina). Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 31-47, dez. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.