Sociedade e meio ambiente no Sertão do Rio Piranhas, Capitania da Paraíba do Norte, século XVIII
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p30-36Palavras-chave:
Sertão, história colonial, Capitania da Paraíba, Rio PiranhasResumo
A ocupação da América Portuguesa passou por diferentes etapas. Em um primeiro momento, as povoações se concentraram nas zonas litorâneas e, posteriormente, se deu um maior investimento na ocupação dos sertões. O presente estudo tem por objetivo problematizar o processo de ocupação do Sertão do Rio Piranhas, localizado no interior da Capitania da Paraíba do Norte. Para a execução da pesquisa foram utilizados os princípios da História Social e Ambiental, na medida em que a presente análise intentou envolver os aspectos sociais e ambientais dentro do processo histórico no Sertão do Rio Piranhas. Também buscou-se dados e documentos históricos empíricos dentro de expoentes clássicos da historiografia paraibana como Wilson Seixas e João de Lira Tavares, e no acervo do Arquivo Histórico Ultramarino. Ao final, observou-se a interferência das questões ambientais, especialmente a presença (ou ausência) de água como fator de distribuição das terras e, consequentemente, reterritorialização do espaço e tessitura de disputas e conflitos em torno dos espaços sertanejos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 6. ed. Recife, PE: UFPE, 1998.
JOFFLY, Irenêo. Notas sobre a Parahyba. Brasília, DF: Thesaurus, 1927 [1892].
PARAÍBA. AESA. Levantamento Ambiental do Rio Piranhas-Açu. 2007.
PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros: povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo: Hucitec; Usp; Fapesp, 2002. (Estudos Históricos, 44).
SEIXAS, Wilson. Pesquisas para a história do sertão da Paraíba. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, João Pessoa, n. 21, p. 51-84, 1975.
TAVARES, João de Lyra. Apontamentos para a História Territorial da Parahyba. Brasília: Senado Federal, 1982 [1909].
VARELA, Brisa; CARBALLO, Cristina. Recursos, sociedade y ambiente: el ciclo del oro en la organización ambiental del territorio serrano de la Provincia de San Luis del siglo XVIII (Argentina). Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 31-47, dez. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.