Uma avaliação sobre o desempenho de alunos do IFPB em olimpíadas de informática
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p128-138Palavras-chave:
Olimpíadas de Informática, Mineração Repositório, Engenharia de Software EmpíricaResumo
Como forma de angariar fundos e treinar alunos para participar de Olimpíadas de Informática (OI), o grupo do Projeto Olímpico de Programação, do IFPB, Campus Campina Grande (POP-CG), passou a realizar simulados de OI. Para tanto, utilizou-se o serviço de um julgador online para criação de competições de programação, o ForCode (https://github.com/LADOSSIFPB/POP-Judge). Minerar dados de desempenho de alunos (número de submissões e de acertos, linguagem de programação utilizada), a partir do repositório de código gerado pelo ForCode, pode revelar habilidades de programação que devem ser lapidadas. Associar a essas informações dados holísticos sobre os alunos (e.g: ano de escolaridade, situação socioeconômica, entre outros) pode indicar quais fatores impactam, de forma benéfica ou não, no desempenho desses alunos. Neste artigo, conglomeramos dados de desempenho de 47 alunos participantes do simulado de OI, realizado em novembro de 2015, com um dado holístico coletado – o ano de escolaridade – a partir do sistema da gestão acadêmica do IFPB. Em seguida, avaliamos estatisticamente qual a relação do desempenho no simulado de OI com ano de escolaridade. Os resultados apontam que, independentemente da linguagem de programação utilizada, a estratégia de aprendizado “tentativa e erro” é a que prevalece entre os alunos com melhor desempenho. Quando considerada a escolaridade, a média dos acertos dos alunos do 2o ano é 15% maior que a média obtida pelos alunos do 1o ano; já a média de acertos dos alunos do 4o ano é 78% maior que a dos alunos do 2o ano e 105% maior que as obtidas pelos do 1o ano.
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