Desenvolvimento de um programa computacional para análise de vigas Euler-Bernoulli utilizando a linguagem Python
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p54-60Palavras-chave:
Estruturas, Método dos Elementos Finitos, Viga Euler-Bernoulli, PythonResumo
Entre as muitas áreas da Engenharia Civil, há uma que se denomina Estruturas. Tendo em vista o crescimento da sofisticação das construções, e consequentemente um aumento na complexidade dos cálculos envolvidos, esta área tem sido revolucionada por softwares computacionais auxiliadores. Já muito presentes na atuação profissional do engenheiro, esse apoio tecnológico tem reflexo direto no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que muitos programas computacionais, alguns de difícil compreensão pelos estudantes, também fazem parte dos estudos das disciplinas da área de Estruturas. Entre os conteúdos em que os alunos apresentam mais dificuldade, está o Método dos Elementos Finitos, disciplina ofertada na Graduação e que teve seu desenvolvimento prático ligado ao advento da computação. Por ser o Método mais utilizado como ferramenta computacional na área da engenharia nos dias de hoje, seu conhecimento é imprescindível aos estudantes desse curso. Diante disto, este trabalho tem por objetivo a construção de um código computacional, a fim de facilitar, aos estudantes, o estudo do comportamento linear-elástico de vigas Euler-Bernoulli, com cargas pontuais, por meio do Método dos Elementos Finitos. Para isso, foi analisado um exemplo numérico, com ajuda de um programa implementado com a linguagem Python®, para reforçar a eficácia do programa e, consequentemente, promover a melhoria da aprendizagem dos alunos.
Downloads
Referências
Arktec. Galeria de exemplos para Tricalc e demo Tricalc. Disponível em: http://www.arktec.com/PT/Produtos/Tricalc/Galer%C3%ADa/GaleriaTricalc.aspx. Acesso em: 10 fev. 2016.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2003. 170 p.
BURIOL, T. M.; ARGENTA, M. A. Acelerando o Desenvolvimento e o Processamento de Análises Numéricas Computacionais Utilizando Python e Cuda. Métodos Numéricos e Computacionais em Engenharia - CMNE CILAMCE, 2009.
CASTRO, L. Método dos Elementos Finitos: Análise de Pórticos Planos. Lisboa: Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, 2009. Disponível em: http://www.civil.ist.utl.pt/~luis/ae2/AE2_Porticos.pdf. Acesso em: 26 jan. 2017.
GILBERT, A. N.; UANG, C. M.; LEET, K. M. Fundamentos da Análise Estrutural. SP: Mc. Graw-Hill, 2009. 3ªed. 793 p.
KIMURA, A. Informática aplicada em estruturas de concreto armado. Editora Pini, v. 2, 2007, p. 8-9.
SANTOS, M. A revolução tecnológica e o território: realidades e perspectivas. Terra Livre, São Paulo, n. 9, 2015.
SCHNAID, F.; BARBOSA, F. F.; TIMM, M. I. O perfil do engenheiro ao longo da história. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, COBENGE, XXI, 2001. Anais... Porto Alegre: PUC, 2001, DTC 87-96.
SMITH, R. J.; BUTLER, B. R.; LEBOLD, W. K. Engineering as a Career. McGraw Hill, New York, 1983, p. 5. In: SCHNAID, F.; BARBOSA, F. F.;
TIMM, M. I.. O perfil do engenheiro ao longo da história. In XXIX Congresso Brasileiro de Educação e Engenharia – Cobenge. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.