Desenvolvimento de um programa computacional para análise de vigas Euler-Bernoulli utilizando a linguagem Python

Alysson Aldrin Barreto Bezerra

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Luanda Maria Sousa Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Antônio Wagner Lima

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Resumo

Entre as muitas áreas da Engenharia Civil, há uma que se denomina Estruturas.  Tendo em vista o crescimento da sofisticação das construções, e consequentemente um aumento na complexidade dos cálculos envolvidos, esta área tem sido revolucionada por softwares computacionais auxiliadores. Já muito presentes na atuação profissional do engenheiro, esse apoio tecnológico tem reflexo direto no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que muitos programas computacionais, alguns de difícil compreensão pelos estudantes, também fazem parte dos estudos das disciplinas da área de Estruturas. Entre os conteúdos em que os alunos apresentam mais dificuldade, está o Método dos Elementos Finitos, disciplina ofertada na Graduação e que teve seu desenvolvimento prático ligado ao advento da computação. Por ser o Método mais utilizado como ferramenta computacional na área da engenharia nos dias de hoje, seu conhecimento é imprescindível aos estudantes desse curso. Diante disto, este trabalho tem por objetivo a construção de um código computacional, a fim de facilitar, aos estudantes, o estudo do comportamento linear-elástico de vigas Euler-Bernoulli, com cargas pontuais, por meio do Método dos Elementos Finitos. Para isso, foi analisado um exemplo numérico, com ajuda de um programa implementado com a linguagem Python®, para reforçar a eficácia do programa e, consequentemente, promover a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Estruturas; Método dos Elementos Finitos; Viga Euler-Bernoulli; Python


Texto completo:

Referências


Arktec. Galeria de exemplos para Tricalc e demo Tricalc. Disponível em: http://www.arktec.com/PT/Produtos/Tricalc/Galer%C3%ADa/GaleriaTricalc.aspx. Acesso em: 10 fev. 2016.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2003. 170 p.

BURIOL, T. M.; ARGENTA, M. A. Acelerando o Desenvolvimento e o Processamento de Análises Numéricas Computacionais Utilizando Python e Cuda. Métodos Numéricos e Computacionais em Engenharia - CMNE CILAMCE, 2009.

CASTRO, L. Método dos Elementos Finitos: Análise de Pórticos Planos. Lisboa: Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, 2009. Disponível em: http://www.civil.ist.utl.pt/~luis/ae2/AE2_Porticos.pdf. Acesso em: 26 jan. 2017.

GILBERT, A. N.; UANG, C. M.; LEET, K. M. Fundamentos da Análise Estrutural. SP: Mc. Graw-Hill, 2009. 3ªed. 793 p.

KIMURA, A. Informática aplicada em estruturas de concreto armado. Editora Pini, v. 2, 2007, p. 8-9.

SANTOS, M. A revolução tecnológica e o território: realidades e perspectivas. Terra Livre, São Paulo, n. 9, 2015.

SCHNAID, F.; BARBOSA, F. F.; TIMM, M. I. O perfil do engenheiro ao longo da história. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, COBENGE, XXI, 2001. Anais... Porto Alegre: PUC, 2001, DTC 87-96.

SMITH, R. J.; BUTLER, B. R.; LEBOLD, W. K. Engineering as a Career. McGraw Hill, New York, 1983, p. 5. In: SCHNAID, F.; BARBOSA, F. F.;

TIMM, M. I.. O perfil do engenheiro ao longo da história. In XXIX Congresso Brasileiro de Educação e Engenharia – Cobenge. 2001.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p54-60

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2423

Total de downloads do artigo: 4968