Atividade-fim do IFPB: profissionalização e Enem
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n40p132-141Palavras-chave:
Profissionalização, Enem, DiscursoResumo
Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever discurso(s) e voz(es) de alunos e de professores do Instituto Federal da Paraíba, Campus Picuí, sobre a atividade-fim da Instituição. Este estudo focalizou a atividade-fim do IFPB, para auxiliar na melhor compreensão dos entraves do processo de ensino bem como suas possibilidades de sucesso e no perfil do estudante que é aprovado no processo seletivo (PSCT) do IFPB. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritivo-interpretativista, cujo corpus é composto por dois conjuntos de dados. O primeiro conjunto é documental e diz respeito ao estatuto do IFPB e ao edital do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos Presenciais, a fim de ingressar na modalidade Integrado ao Ensino Médio. O segundo são as respostas dadas ao questionário por alunos e por professores do IFPB – Campus Picuí. Os alunos são dos cursos de Geologia, Edificações e Informática, dos primeiros e quartos anos. A pesquisa está fundamentada nos estudos de discurso, tal como o entende Fairclough (2001), no âmbito da análise de discurso textualmente orientada ou análise crítica de discurso; e no conceito de “voz e personagem”, conforme apresentado por Mey (2001), no âmbito dos estudos sobre pragmática social. Os dados afirmam que, para os documentos oficiais da instituição, a atividade-fim do IFPB já está consolidada, mas na prática ainda parece haver divergências com os discursos oficiais, pois parte dos alunos querem o bom ensino para poderem passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é a característica que define, segundo os discentes, o IFPB e não o técnico, a profissionalização, portanto, a voz da sociedade é que a educação que o IFPB proporciona é de qualidade. Para os docentes também não há uma consonância, pois, para alguns professores de Formação Geral, também se precisa preparar o discente para o Enem.
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